segunda-feira, 9 de julho de 2012

O verdadeiro amor de Deus - Parte 2


Romanos 12.9-21

Umas das marcas pela qual o cristianismo deveria ficar conhecido é o amor. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35) Jesus sempre baseou seu ministério sobre o amor, até porque, ele como Deus, tinha isto como parte de seu caráter. "... porque Deus é amor." (1 João 4.8b). "Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos." (João 15:13) Durante todo o novo testamento, a Bíblia procura mostrar que assim como Jesus, sua igreja também teria como uma de suas marcas, o amor. (Atos 2.42-47) A unidade da igreja depende de algumas qualidades que os cristãos como parte dela deveriam demonstrar, onde a maior delas é o amor. (Colossenses 3.12-14) A igreja de Cristo é o único lugar onde há diversidade na unidade. (1Coríntios 12.4,11) Mas, para se manter esta unidade é preciso que seja desenvolvido o maior de todos os dons: o dom de amar.

"Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente." (1 Coríntios 12:31)

Podemos aprender algumas atitudes importantes para nossa vida em particular, mas principalmente como igreja, o Corpo de Cristo, para que possamos viver está unidade na diversidade:

  • O amor precisa ser verdadeiro (v. 9,10): o verdadeiro amor sempre pensa no próximo, antes de pensar em si mesmo, o verdadeiro "Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta." (1 Coríntios 13:7).
  • O verdadeiro amor persevera apesar de todas as dificuldades (v.11,12): o trabalho na maioria das vezes é árduo, mas a recompensa para aqueles que perseveram até o fim é certa.
"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58)

  • O verdadeiro amor sabe expressar seus sentimentos com atitudes (v. 13-15): se as palavras não vierem acompanhadas de verdadeiros de atos de amor, a minha atitude é de pura hipocrisia. (João 3.16; 1 João 3.16).
  • O verdadeiro amor sempre busca a paz e a unidade diante de Deus (v.16-20): o verdadeiro amor não se concentra em buscar o mal praticado por outras pessoas, mas focaliza sua atenção no encorajamento e na prática do bem, de tudo aquilo que produz a edificação do Corpo de Cristo (Efésios 4.15,16).
  • O verdadeiro amor sempre vence o mal (v.21): o cristão como discípulo de Jesus, é chamado para exercer misericórdia, até mesmo em favor de seus inimigos. (Mateus 6.39-44) Esse é o fenomenal poder poder do amor de Deus, a quem os cristãos como discípulos de Cristo devem estar conectados.

"Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.