terça-feira, 13 de novembro de 2018

Deus e o evangelho - Romanos 1.16-17


Uma das indagações que muitas pessoas fazem é: como podemos conciliar a pregação do evangelho que fala de amor com a apresentação de um Deus irado? Como é possível um Deus que é amor permitir que as pessoas vão para o inferno? Entender a graça divina que se manifestou em uma atitude de amor providenciando salvação a todo aquele que crê é essencial para a compreensão do evangelho. É importante que vocês tenham o conhecimento da doutrina do pecado e da salvação não apenas na sua cabeça (conhecimento intelectual/ informação), mas que elas estejam impregnadas em seus corações. Você pode ter as doutrinas bíblicas muito bem definidas em sua cabeça, mas, a não ser que elas toquem o coração e nos levem a dobrar nossos joelhos em oração, e nos motivem à prática das boas obras bíblicas, então estas doutrinas não atingiram o seu objetivo. 
Suposições sobre Deus: para muitas pessoas, mesmo para as que se dizem cristãs, Deus é uma pessoa bastante amorosa, cordial, afável que apesar de ter suas exigências, releva muita coisa por causa do seu amor. No passado até mesmo pessoas que não eram cristãs tinham um entendimento básico sobre Deus e seu caráter. Contudo, isso não é mais uma realidade, não existe uma verdade absoluta e muito menos um Deus que seja único e que exige exclusividade de adoração. Uma das razões pelas quais as pessoas têm objeções à doutrina de Deus é simplesmente uma questão de como elas tem se sentido. 
Algumas questões importantes sobre Deus:
  •  Em primeiro lugar o Deus da Bíblia é diferente das divindades pagãs, pois aquelas eram imprevisíveis e mudavam de opinião por qualquer coisa. As demonstrações de sentimentos por parte das divindades pagãs mostravam a inconstância do seu caráter. Deus, no entanto, é perfeito e puro, e nele não há mudança e nem sombra de variação (Hb 13.8);
  • Em segundo lugar o Deus da Bíblia se revela as pessoas para levá-las ao verdadeiro entendimento de Sua pessoa e de Seu caráter de maneira que elas entendam o propósito para o qual foram criadas.

Para proclamarmos o evangelho temos de começar pelo início, falando sobre o próprio Deus. É claro que você não irá dar um estudo sobre a pessoa de Deus quando estiver evangelizando, mas existem algumas verdades básicas que uma pessoa tem de compreender para que assimile as boas novas do Cristianismo. Pense nestas verdades como as boas notícias que estão por trás das más notícias que estão por trás das Boas Novas. Há duas verdades que temos de deixar bem claras quando anunciamos o evangelho.
Deus é o Criador (Gn 1.1): para se entender a história de um livro, é preciso começar pelo início. A Bíblia começa com a história de Deus criando o mundo. Tudo veio à existência por meio da Palavra e tudo veio a existir a partir do nada (Hb 11.3). A Bíblia nos mostra que Deus falou e as coisas passaram a existir. Desde então, toda criação dá testemunho da grandeza e da glória de Deus (Sl 19.1; Rm 1.20). Há algo na grandeza da criação que fala ao coração humano dizendo: “Você não é tudo que existe”. Não importa o que você pensa sobre a história da criação, as implicações de Gênesis 1 e 2 mostra – Deus criou o mundo e, em especial Deus criou você. Isto significa que tudo no mundo tem um propósito, incluindo os seres humanos. Não somos frutos do acaso, da evolução de micro-organismos ou do macaco (apesar de algumas semelhanças comportamentais). Fomos criados! Cada um de nós é o resultado de uma ideia, um plano, uma ação do próprio Deus. Isso traz significado e responsabilidade à nossa vida. Não somos seres autônomos. Entender isso é a chave para compreender o evangelho. Apesar do senso de liberdade que temos, a verdade é que fomos criados por Deus. E por nos ter criado, ele tem o direito de nos dizer como devemos viver. A ordem estabelecida no Éden mostra a nossa limitação diante de Deus (Gn 2.16-17). Isso não significa que Deus é autoritário e dá ordens movido pelo seu egoísmo e vontade de prevalecer. Não! Ele sabe o que é melhor para seu povo e lhes dá leis que preservam e aumentam a felicidade e o bem-estar. Reconhecer isso é essencial para entender o evangelho. O evangelho é a resposta de Deus ás más notícias do pecado. O pecado é a rejeição da pessoa para com os direitos que de Deus, como Criador, tem sobre ela. Deus nos criou, portanto, tem direito sobre nós.
Deus é justo e santo (Na 1.3): quando descrevemos o caráter de Deus, geralmente destacamos a sua misericórdia e o seu amor. Porém, esquecemos muitas vezes da sua justiça e santidade. Deus se revela como um Deus amoroso e compassivo, porém, ele não deixa impune o culpado. Muitos argumentam que Deus por ser amor, ignora muitas vezes o pecado. Muitos dizem que o fato de Jesus ter morrido na cruz foi justamente para que eu não receba mais a punição pelos meus erros. Isto é uma verdade, porém, precisamos entender que, a despeito dos protestos em contrário, o amor de Deus não anula sua justiça e santidade. A Bíblia declara inúmeras vezes que Deus é perfeito em sua justiça e absoluto em sua santidade (Sl 89.14; 97.2). Deus governa o universo, seu senhorio é soberano sobre a criação e está fundamentada em quem ele é, para sempre, perfeito e justo. As pessoas desejam um Deus que julgue e confronte o pecador, mas se o pecador a quem Deus vai confrontar é ele, então, este Deus se torna injusto. Quando olham para um assassino, as pessoas dizem que ela não merece o perdão, mas quando ela mata alguém com as suas palavras, pede que Deus as perdoe. No entanto, a Bíblia diz que Deus é justo e reto e que punirá todo mal que for cometido (Rm 2.6,11). Se Deus ignorasse o mal estaria negando e renunciando ao seu próprio Ser, e isso Ele não pode fazer.
Muitos não acham dificuldade em pensar em Deus como alguém amoroso e compassivo. Ao anunciar o evangelho dizem: Deus te ama e tem um plano maravilhoso para sua vida. Mas, se vamos entender quão maravilhoso é o evangelho de Jesus Cristo, devemos entender que este Deus compassivo é, também, santo e justo e está determinado a nunca esquecer, ignorar e tolerar o pecado. Incluindo o nosso próprio pecado. Bem, estas são ás más notícias. Durante os próximos domingos, vamos expor a mensagem das Boas Novas para que você compreenda o que é o evangelho e aprenda a se relacionar com Deus que é Criador, Justo e Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.