terça-feira, 7 de maio de 2019

Escolhas Difíceis (Pv 16.1-3)

Todos os dias fazemos escolhas, a maioria delas corriqueiras, já fazem parte do nosso cotidiano. Escolhas como essas não interferem em nosso futuro. No entanto, existem escolhas que fazemos que trazem certo peso na decisão a ser tomada.  Para estas, dedicamos uma atenção especial, pois eles irão determinar quais os rumos que daremos em nossa vida. Existem decisões que tomamos hoje que podem nos levar para situações inesperadas no futuro. E é justamente nestes momentos que indagamos: Qual é a vontade de Deus pata minha vida? Embora a pergunta faça sentido, há um porém que precisamos levar em consideração: o que realmente estamos buscando? Entender a vontade de Deus é saber que independente do resultado, é a vontade do Senhor que deve prevalecer e não a nossa. Este texto nos revela alguns princípios para que façamos escolhas dentro e conforme o propósito de Deus:

  1. Nosso coração revela nossa verdadeira motivação (v. 1): as decisões que tomamos provém de um coração corrompido pelo pecado (Jr 17.9). Não há nada de bom ou que possa ser considerado útil para a edificação se não vier do próprio Deus. Se nos falta sabedoria, devemos pedir ao Senhor para que nos conceda (Tg 1.5). Deus é o Senhor sobre todas as coisas e nada acontece que não seja da sua vontade. 
  2. Deus conhece as verdadeiras intenções do nosso coração (v.2): muitas vezes podemos racionalizar tudo quando não temos um padrão para julgar entre o certo e o errado. Quando não atentamos para o padrão estabelecido por Deus, julgamos as escolhas baseadas nas expectativas que criamos. É preciso confrontar-se com a Palavra de Deus , é necessário perguntar-se: Isto glorifica Deus? A minha conduta revela um caráter transformado ou expressam desejos da minha vontade? Estou demonstrando meu amor pelo Senhor e o próximo ou pensando apenas nos meus benefícios?
  3. Entrega ao Senhor a sua vida e Ele firmará os seus passos (v.3): existem muitas formas de nos submetermos a Deus. Alguns confiam superficialmente, outros confiam temporariamente e muitos reivindicam o controle quando as coisas não saem do seu jeito. É preciso descansar em Deus e esperar a resposta do Senhor, e quando ela vier seguir as suas diretrizes.
Somos limitados, mas Deus é Soberano. Podemos planejar, sonhar e ter esperança, mas o resultado final vem de Deus. Ele tem o controle de nossas vidas, das situações caóticas que não entendemos. Precisamos confiar nossas decisões a Deus, pois isto nos libera da preocupação e nos ajuda a enfrentar as adversidades (Pv 3.5-6). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.