terça-feira, 7 de maio de 2019

Missões: a responsabilidade da igreja (Mt 28-18-20)


Uma das últimas recomendações que Jesus deixou para a igreja foi pregar o evangelho a toda criatura, ser uma testemunha de sua obra de salvação. Esta ordem de Jesus deixa muito claro o seu propósito para a igreja: pregar, evangelizar, anunciar a todos os povos a salvação em seu nome levando pecadores ao arrependimento (Lc 4.14-20). Á igreja foi dada a responsabilidade de dar continuidade a obra de pregar as boas novas aos dos pobres, libertação aos cativos e recuperação da vista aos cegos e liberdade aos oprimidos, proclamando a salvação pela graça de Deus mediante a fé em Jesus. Deus quer que a igreja cumpra seu papel missionário, que levemos o maior número possível de pessoas a conhecer a Cristo.
Como temos exercido o nosso dever de evangelizadores? O que você tem feito pelo crescimento do Reino de Deus? Como você tem se envolvido com a obra missionária? É fato, que nem todos tem um chamado específico de Deus para sair de sua terra ou comunidade, mas todos têm a responsabilidade de proclamar a Palavra, de fazer discípulos. A igreja é o local dos chamados para fora, a própria palavra Ekklesia traduzida por igreja no Novo Testamento mostra isso. Como discípulo de Jesus você é um missionário do Reino que faz parte de uma comunidade que se reúne para cumprir com a tarefa de tornar o nome de Deus conhecido em toda a Terra levando as pessoas a adorá-lo. Para entendermos a missão da igreja, precisamos ter em mente qual foi a missão de Cristo ao vir a Terra. Seja o que for que temos que fazer, isso tem a ver com o que Cristo fez, pois Ele transfere para a Sua igreja a obra que recebeu do Seu Pai. Ele diz:  “Assim como o Pai me enviou, eu vos envio” (Jo 20.21). É preciso compreender que:
1.    A missão da igreja é fundamentada sob a autoridade de Jesus (v.18): a nossa responsabilidade como discípulos é revestir-nos do poder do alto e ser uma testemunha fiel da obra de transformação que Deus opera no coração das pessoas por meio do Espírito Santo (Jo 16.7-11; At 1.8). A autoridade que temos para proclamar as boas novas está dentro do âmbito daqueles que foram chamados para fazer parte do povo de Deus e em união com este povo proclamar a salvação.
2.    A missão da igreja está em ir e fazer discípulos levando-os a fazer outros discípulos (v.19): Em Lucas 19:10, o próprio Cristo define a sua missão: “Pois o filho do homem veio buscar e salvar o perdido”. A igreja existe para realizar a obra que Cristo realizou: “buscar e salvar o perdido”. Mas como Cristo fez isso? Qual era Seu método? O método de Jesus era chamar e preparar discípulos. Essa é a principal ênfase de Mateus 28:19. “Fazer discípulos, os outros verbos – ir, batizar, ensinar – são subordinados a ordem estabelecida por Jesus”. O único verbo que está no imperativo é “fazei discípulos”. Na verdade todos os outros verbos desta ordem nas versões da Bíblia em português deveriam estar no gerúndio: “indo, ensinando, batizando”!  A maneira como os verbos “ide” e “fazei discípulos” foram colocados na sentença original indicam uma ação sumária que deve ser logo realizada. Por esta razão, eles são traduzidos em português como dois imperativos. A ideia aqui é que indo pela vida das pessoas, ensinando, batizando, exercendo uma influencia transformadora, construindo vínculos relacionais, o cristão vai cumprindo a ordem de “fazer discípulos”.
O que significa fazer discípulos?
“Fazer discípulos” é o único método apontado por Cristo para cumprir a missão que é “buscar e salvar o perdido”. Não existe plano B, não existe método alternativo. Jesus deixou bem claro o único plano de multiplicação. O discípulo passa pelo processo de descoberta de Deus, crescimento em Cristo, comprometimento com Deus e Sua causa, treinamento para melhor servir segundo seus dons, aprofundamento no conhecimento de Deus e exercício de seu ministério pessoal. Esse processo conduzirá o novo crente a conseguir formar uma nova geração espiritual.
       3. A presença de Cristo garante e sustenta a sua obra (v.20): com a morte de Cristo os discípulos ficaram amedrontados e perderam a esperança da salvação que Cristo havia prometido (Lc 24.17-24). Contudo, para lhes dar ânimo e restaurar a fé de seus corações Jesus volta afirmar em que está fundamentada a sua obra e lhes dá provas concretas de que estaria com eles no cumprimento da missão que lhes fora dada (Lc 24.36-49).

Conclusão
A Missão do Povo de Deus tem sua origem comprovadamente em Deus. Ele tomou a iniciativa de implantar seu Reino na terra desde Adão, Abraão, Isaque, Jacó, Moisés, Davi e Jesus. Eklesia (igreja – os chamados para fora) devem continuar em atividade de expansão do evangelho. A palavra chave é “atitude” a igreja deve continuar “indo” aos povos, “pregando” a Palavra, ensinando sobre as coisas do Reino de Deus, “discipulando” os novos habitantes do Reino, e “batizando” a toda criatura em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (v.19-20). Isso, é claro, deve ser feito com muito amor e compaixão, que representam a essência deste Reino. Contudo este avanço deve acontecer “sem medo”, porque Jesus prometeu que estaria conosco em todos os dias, até a consumação dos séculos! A verdade é que não há outra missão que não seja alcançar vidas, semear e multiplicar a Palavra, levar as pessoas ao arrependimento e a fé em Jesus (Cl 1.24-29).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.