terça-feira, 7 de maio de 2019

Uma expressão de gratidão - Salmo 103

Este Salmo é uma expressão de louvor a Deus evidenciando seus atributos e sua ação na vida daqueles que o adoram e o temem. Ele pode ser dividido em 3 partes:
  • A natureza e a evidência da graça infinita de Deus (v.1-10): nestes versos é descrito os benefícios dados por Deus tais como: perdão, cura, livramentos e a plena satisfação de um vigor renovado pela sua misericórdia. Essa bondade era evidente na vida do povo de Israel, particularmente na libertação e na provisão durante a jornada pelo deserto. 
"Manifestou os seus caminhos a Moisés e os seus feitos aos filhos de Israel. (v.7)"
  • O grau e a qualidade da misericórdia de Deus (v. 11-18): a distância existente entre o céu e a terra é a figura usada para mostrar o tamanho da misericórdia de Deus, sua compaixão pelos filhos e o fato de saber do que somos feito. Sua misericórdia é fora do tempo (de eternidade a eternidade - veja verso 17) e é estendida e renovada todos os dias.
"Pois quanto o céu se alteia acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Quanto dista o Oriente do Ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. (v.11.12)"


"As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lm 3.22-23)"

  • Um apelo a louvar a Deus (v. 19-22): Deus não é apenas bom, fiel e compassivo; Ele é o Rei, o Soberano que governa todo o universo, digno da adoração de toda criação.
"Nos céus, estabeleceu o SENHOR o seu trono, e o seu reino domina sobre tudo. (v.19)"

São muitos os motivos para louvar e glorificar a Deus, portanto, sejamos gratos pela sua imensurável graça que nos sustenta e sua compaixão que nos salva. Declaremos todos os dias como o salmista faz:

"Bendizei ao SENHOR, vós, todas as suas obras, em todos os lugares do seu domínio. Bendize, ó minha alma, ao SENHOR."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.