segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Efésios 4.15-16 – o que é ser uma igreja saudável?


Entendendo o propósito e a vontade de Deus, estamos buscando ser uma igreja que tenha um crescimento saudável. Por isso, o tema específico que iremos trabalhar é a construção de uma igreja saudável. Para iniciarmos nossa reflexão quero começar perguntando: o que você procura numa igreja? Você já parou para pensar sobre o que é uma igreja ideal? Quando falamos nisto, logo vem a mente a igreja de Atos cap. 2 em especial os versos 42-46. Contudo, o referencial desta igreja precisa ser analisado dentro do seu contexto histórico, para que não percamos de vista os princípios ali estabelecidos que nos orientem a ter uma igreja que causa impacto na vida das pessoas e da sociedade em que ela está inserida.
Talvez vc pense que a igreja ideal seja aquela que tem uma boa música (louvores expressivos que levem nossas almas para mais perto de Deus), ou que tenha uma boa pregação/ensino (que tenha uma boa teologia, mas que seja aplicável no meu dia a dia), uma igreja em que você consiga relacionar-se bem com as pessoas (que haja uma interação entre os diversos grupos etários e programas que sejam voltados para eles), uma igreja que alcance as pessoas com a mensagem da salvação (que tenha programas evangelísticos voltados para a comunidade); enfim são muitas as questões envolvidas quando se procura uma igreja; a maioria delas, porém, envolvem muito mais preferências pessoais, preciso de uma igreja que satisfaça meus desejos e supra minhas necessidades. Desta forma, muitos métodos têm surgido de como construir uma igreja que seja relevante para o mundo. Mas, a pergunta ainda permanece: o que é uma igreja saudável? Para pensarmos nisso, primeiro precisamos entender sobre o que é ser igreja, e é sobre isso que quero lhes falar nesta noite.
Talvez você pense que este assunto é apenas para pastores e líderes da igreja, no entanto, a responsabilidade de ser igreja é de todos que fazem parte do que a Bíblia denomina como Corpo de Cristo. Cada um irá prestar contas diante de Deus como discípulo de Jesus de como ele contribuiu para o crescimento do Reino de Deus que se dá por intermédio da igreja.
Muitas pessoas tendem a achar que ser cristão refere-se apenas a ter um relacionamento com Deus, mas não entendem que esse relacionamento tem implicações na maneira como vivem, não compreendem que o primeiro grande mandamento, amar a Deus acima de todas as coisas deve se refletir no segundo grande mandamento, amar o próximo como a si mesmo. O relacionamento que Jesus estabeleceu entre os seus discípulos é visto na forma como vivemos como Corpo de Cristo. Ser cristão é em primeiro lugar, sim, ter um relacionamento com Deus. Entender que você é um pecador condenado ao inferno e que somente a fé em Cristo conduzirá você a salvação, você foi reconciliado com Deus por meio da fé e agora você é participante das promessas que Deus deu ao seu povo, o povo com quem Ele estabeleceu uma aliança (Ef 2.11-16,19). Em Cristo vc é um filho de Deus, mas mais do que isso, você pertence a família de Deus, faz parte do povo da aliança, faz parte da igreja. Todas as figuras utilizadas pela Bíblia para descrever o cristão, o faz dentro do contexto da igreja, é impossível ser cristão e ser um desigrejado. A igreja não é um lugar, ela é um povo – o povo de Deus em Cristo. Ser igreja é seguir a verdade em amor, crescendo em tudo naquele que é o Cabeça, Cristo, contribuindo para o aumento e edificação do Corpo de Jesus. Se você não tem interesse de estar na igreja, de ter compromisso com a comunhão e edificação dos irmãos, vc deveria se perguntar se realmente é um cristão, alguém que pertence ao Corpo de Jesus.
A nossa reunião neste templo é para expressar o que somos, um povo unidos numa só aliança com o intuito de proclamar a glória de Deus e tornar seu nome conhecido em toda a terra levando as pessoas a entenderem a mensagem do evangelho e viver em plena comunhão.  Não podemos demonstrar os frutos de nossa transformação vivendo isolados, é exatamente na igreja, um grupo de pessoas pecadoras, mas que se comprometeram em amar a Deus e ao próximo que o evangelho é demonstrado. Juntos podemos demonstrar o que sozinhos não conseguimos: o quebrantamento de nosso orgulho, a prática do perdão e das boas obras com o intuito de alcançarmos a unidade da fé no pleno conhecimento do Filho de Deus, a estatura de homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo.
As pessoas estão procurando uma igreja que seja de acordo com as características, personalidade e preferências delas. Muitos buscam uma igreja em que possam ouvir uma boa mensagem que vai mantê-lo estimulado pelo restante da semana. Elas não entendem que a igreja é muito mais do que um prédio, um provedor de serviços religiosos, a igreja somos nós, não sou eu e nem é vc sozinho, mas o conjunto de pessoas que formam o Corpo de Cristo (1Pe 2.4-10). Embora existam questões importantes a serem analisadas quando se busca uma igreja, não podemos perder de vista o princípio de que a igreja é um povo. Então, voltando a nossa reflexão: o que é uma igreja ideal, uma igreja que cresce de forma saudável? É a igreja em que todos, e não apenas um pequeno grupo de pessoas que se preocupa com a vida e saúde do Corpo de Cristo. É uma igreja que mostra por meio da vida de seus membros as características de um corpo bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, que faz o seu próprio aumento para edificação de si mesmo em amor. A igreja somos nós que nos reunimos neste lugar para juntos aprendermos a amar, perdoar, servir, encorajar, instruir, orar uns pelos outros, ser responsável pela família que é a igreja. Que sejamos está igreja para que assim o nome de Deus seja engrandecido em nós e através de nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.