segunda-feira, 6 de junho de 2011

Conhecendo Deus



"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14.21)

A chamada para o relacionamento com Deus é também uma chamada para trabalhar com Ele. Você passa a conhecer a Deus mais intimamente à medida que Ele se revelar, através de suas experiências com Ele. Conhecer Deus de verdade, só através da experiência, quando Ele se revela a você. 

"Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42.5)

Os nomes de Deus: na Bíblia Deus tomou a iniciativa de revelar-se às pessoas pela experiência, e quando Deus se revelava a alguém, essa pessoa dava outro nome a Deus ou o descrevia de outras maneiras.

"Conhecer a Deus pelo nome requer uma experiência pessoal de Sua presença."

Na Bíblia, os nomes, títulos e as descrições de Deus revelam a maneira como as pessoas vieram a conhecer Deus. A Bíblia é a prova da revelação de Deus ao homem. Cada nome dado a Deus é parte dessa revelação. Deus revela a si mesmo através da nossa experiência com Ele atuando em nossas vidas. A partir dessa experiência a pessoa descrevia esse encontro com Deus designando-lhe um nome que o fizesse lembrar da atuação de Deus em sua vida.

A revelação do grande "Eu-Sou"

Durante o período do Antigo Testamento, a manifestação da presença de Deus revela o seu caráter e modo de agir. A medida que as pessoas tinham um encontro com Deus, elas designavam essa experiência dando-lhe um nome como resultado desse encontro. 

Jesus é a revelação do grande "Eu-Sou"

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.[...] Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou." (João 1.14,18)

"E Jesus lhes disse: Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim não terá fome, e quem crê em mim nunca terá sede.[...] Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo." (João 6.35,51): Jesus é o alimento que sustenta a nossa vida.

"Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.[...] E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. Responderam-lhe: Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres?; Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.[...] E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas." (João 8.12,31,32,36; 3.19,20): Jesus é a luz que ilumina nosso caminho. 

"Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.[...] Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. [...] E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. "( João 10.7.9; Atos 4.12): Jesus é a porta de entrada para os céus.

"Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.[...] O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome." (João 10.11; Salmos 23.1-3): Jesus é aquele que cuida de nossas vidas.

"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?[...] quele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. [...] Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida." (João 11.25; 3.36; 5.24)

"Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto." (João 14.6,7): Jesus é o único caminho para chegarmos a Deus.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. [...] Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. [...] Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito." (João 15.1,5,7): Jesus é a fonte de nossa vida e poder.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.