quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Cristãos em uma Sociedade de Consumo


O consumismo que leva você às compras é uma forma de autoafirmação. As coisas que escolho comprar expressam quem eu sou, ou a imagem que quero mostrar aos outros. Precisamos estar conscientes de que este é o mundo em que vivemos. Enquanto buscamos a liberdade, enquanto estamos engajados neste conflito entre a natureza pecaminosa e o Espírito, precisamos nos conscientizar de que estamos envolvidos neste marasmo geral do consumismo que nos levará a um caminho sem volta. Não é triste ver que até o cristianismo chega a nós em uma embalagem de consumo? Até a religião nos é vendida. Tudo está disposto como as mercadorias em um grande shopping center. Tudo parece tão centrado no lado comercial que podemos imaginar o que Deus realmente pensa de tudo isso. As pessoas têm transformado o templo de Deus em um mercado em vez de uma casa de oração?
“Então Jesus entrou no templo e começou a expulsar os que ali vendiam, dizendo: “As Escrituras declaram: ‘Meu templo será casa de oração’, mas vocês o transformaram num esconderijo de ladrões!”. (Lucas 19:45,46)
A mentalidade consumista não somente deturpou a nossa fé pessoal, como também enfraqueceu a importância das igrejas como local de adoração e comunhão com Deus e com as pessoas. Fazer parte de uma igreja requer compromisso. Ser um verdadeiro discípulo de Jesus tem um custo. É necessário que se faça um cálculo correto. É preciso refletir à luz da eternidade. É necessário o abandono dos prazeres do pecado. Haverá oposição de todos os tipos quando a proposta é ser um discípulo de Jesus. Há um custo. Contudo, lembre-se de que há um céu a ser conquistado e um inferno a ser evitado. É necessário que se pense bem na questão de se tornar um cristão. Não há recriminações por parte de Cristo quando há uma hesitação justa. Ele quer que façamos uma reflexão acertada e, à luz da eternidade, um compromisso sério. Feito este compromisso, ele quer que sejamos verdadeiros pelo resto da vida.
Disse ele à multidão: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome diariamente sua cruz e siga-me. Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa, a salvará.” (Lucas 9:23,24)
Que cada um de nós esteja comprometido com Cristo na prática, nos trabalhos de sua igreja, na
perseverança para alcançar o Reino de Deus, na divulgação do evangelho e na busca em servir uns aos outros em Cristo. Vivemos na era do consumismo. Há uma preocupação constante em conseguir padrões de vida cada vez mais altos. Estamos expostos a uma vasta e sofisticada indústria de propaganda que contínua e deliberadamente busca estimular o descontentamento.
Fomos chamados por Deus. Ele pede que "abandonemos" a sociedade de consumo que tende a dominar as nações e até a igreja. É por meio de Cristo que podemos fazer com que a sociedade desperte e perceba isso. Deus nos desafia para que sejamos visivelmente diferentes. Ele desafia esta geração de cristãos a ser transformada. Ele nos desafia a abandonar a falsa segurança do estilo de vida marcado pela ganância. A igreja de Cristo precisa se libertar dos grilhões do consumismo e, assim, ser capaz de glorificar a Deus aos olhos de um mundo atônito nos anos que estão por vir.
Extraído e adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.