terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

A missão da igreja é Missões (Atos 1.1-11)


O livro de Atos registra não o início, mas a continuidade da obra de Jesus, só que agora através da vida daqueles que ele escolheu como seus apóstolos (enviados). Durante aproximadamente 3 anos Jesus preparou estes homens para a grande tarefa de anunciar a salvação a todos os povos. No inicio de seu ministério Jesus começou proclamando a mensagem: “O tempo é chegado. O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas”. (Mc 1.15) Após sua morte e ressurreição está tarefa agora é dada aos seus discípulos, eles deveriam ir e fazer discípulos de todas as nações, batizando-os e ensinando-os a guardar seus ensinamentos (Mt 28.19) Esta foi a missão deixada por Jesus a sua igreja. Em toda tarefa na qual nos dispomos a cooperar, precisamos estar motivados. A mensagem da Ascensão do Senhor quer trazer coragem, disposição e alegria para a igreja em sua missão, assim como foi com os primeiros discípulos. Na Ascensão, celebramos a Jesus, que volta para junto do Pai como glorioso Filho de Deus. Em seu nome se proclama a salvação. Isso deve ser anunciado a todas as pessoas, e sua comunidade tem essa tarefa. O coração da comunidade precisa pulsar com ânimo, coragem e alegria no desempenho de sua missão.
Contexto histórico: O livro de Atos é o registro das atividades dos discípulos de Jesus que logo após sua ascensão recebem de Deus o poder do Espírito para testemunhar a salvação em Jesus. O escritor do Livro (Lucas) dedica seu livro a Teófilo com o objetivo de ajudar a ele e outros cristãos com um relato fidedigno sobre o começo do cristianismo. Atos relata o que Jesus continuou a fazer por meio de suas testemunhas no poder e unção do Espírito. O período de que trata o v. 3, entre a ressurreição e a ascensão de Jesus, foi o tempo entre a conclusão do ministério terreno de Jesus e o início da obra da igreja. Esse período tem duas características importantes: forneceu provas de que Jesus estava vivo (v. 3) e foi o tempo em que Jesus deu instruções aos discípulos (v. 4-5,7-8). Quando o texto diz que Jesus “se apresentou vivo” (v. 3), não quer dizer que ele readquiriu a vida anterior, mas uma vida repleta da realidade divina. Portanto a ressurreição não é apenas o desfecho glorioso da vida de Jesus, mas, ao mesmo tempo, é o fundamento da fé e da igreja (1Co 15.12-20). O tema do ensino de Jesus durante esse período foi o Reino de Deus (v. 3). Ele trata da ação salvadora e soberana de Deus por meio de seu Filho. Esse foi o tema de seu ministério (Lc 4.43) e continuará sendo o tema de suas testemunhas (At 8.12; 19.8; 20.25; 28.23). O próprio Senhor Jesus é o conteúdo do testemunho da igreja (28.31).
A esperança dos discípulos era que Deus restabelecesse seu Reino e os livrasse do domínio do império Romano. Contudo, Jesus deixa claro que este tempo pertence a Deus, a responsabilidade deles era testemunhar, mas isso só depois que recebessem do alto a capacitação para a realização da tarefa (v.6). Manifesta-se aqui o objetivo de Atos: os discípulos se preocupavam a respeito da restauração do reino de Israel, mas Jesus lhes apresenta o mundo todo como campo de ação. Eles devem cumprir sua tarefa de serem testemunhas de Jesus. Era esse o mandamento final que Jesus deu antes de deixar os discípulos (v.8).
Este versículo tem sido usado em temas de conferências missionárias com o intuito de despertar a igreja para a realização de sua tarefa: ir e fazer discípulos. Neste verso encontramos condensado o plano de Deus para a Igreja.
A missão da igreja se dá quando ela obedece e aceita o seu chamado:
  •  O poder para a ação (recebereis poder): Missões começa no poder do Espírito Santo. É Ele o chefe de missões, porque é quem dirige, motiva, Impulsiona e leva a igreja a cumprir sua tarefa missionária (At 13.1-4). Jesus conhece nossa fraqueza e incapacidade para cumprirmos Sua ordem; por isso, todas as vezes que Ele nos ordenou que fôssemos por todo o mundo, pregando o evangelho a toda criatura, deu-nos também a promessa de nos capacitar com o poder do Espírito Santo. Quando olhamos para a história da Igreja, vemos que todas as vezes que houve um derramamento do Espírito, o resultado final foi um número grande de conversão e arrependimento. Se quisermos ver nossa igreja crescendo, o reino de Deus implantado e o evangelho sendo pregado a todas as nações, precisamos ser revestidos do poder do Espírito Santo.
  • O propósito da unção (sereis minhas testemunhas): Além do poder para testemunhar, o crente cheio do Espírito ira produzir o fruto do Espírito refletindo em suas atitudes e sua vida servindo de estímulo para que outros sigam Jesus. Jesus quer que sejamos testemunhas do que Ele fez e está fazendo por nós e em nós (At 4.20). Quando entregamos nossa vida a Cristo, Ele nos transforma, e a partir desse momento passa a viver em nós e através de nós, manifestando Sua graça. A cada dia de nossa vida podemos ter experiências com Cristo e testemunhá-las àqueles que não O estão seguindo. Deus nos ordena, através de sua Palavra, que sejamos testemunhas das bênçãos que Ele nos dá, e essas bênçãos tem uma razão de ser: para que o mundo creia (Sl 67.1-3).
  •  O campo de Ação (Jerusalém, Judéia, Samaria e até os confins da Terra): a ideia é que Missões começa onde você está e termina onde Deus quer te levar. A visão de Deus é implantar Seu reino em todas as tribos, povos, línguas e nações (Ap 5.9). Devemos, portanto, ter esta visão, pois somos os instrumentos de Deus para esta tarefa.
  • A expectativa e a esperança de fazer Missões (Este mesmo Jesus..,voltará da mesma forma como o viram subir): A promessa da volta de Jesus forma o fundo histórico da esperança, diante da qual os discípulos devem desempenhar seus papéis como testemunhas de Jesus. A fé no retorno de Cristo faz parte incontestável da mensagem do evangelho, pois, quando ele voltar, então sim o reino de Deus será consumado. Isso corresponde à declaração de Jesus em Marcos 13.10 de que o evangelho deve primeiramente ser pregado a todas as nações antes de vir o fim.

Conclusão
A tarefa da igreja ainda continua, todos nós temos um chamado diante de Deus para ser testemunhas da sua obra de redenção e salvação, e até que Jesus volte, devemos continuar trabalhando para que isso aconteça seja orando, compartilhando, indo ou contribuindo. “Missões se faz com os pés dos que vão, com os joelhos dos que oram e com as mãos dos que contribuem”. Este é o desafio de Deus para sua vida. Somos salvos para servir. Nossa visão deve ser de âmbito mundial. Devemos fazer tudo para que o mundo ouça a mensagem das boas novas. Qual é a sua parte? Deus é fiel. Se você entregar tudo nas mãos dEle, Ele vai usá-lo e o nome de Cristo será glorificado em todas as nações, como diz o Salmo 96.1 -3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.