segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Mentes renovadas, Vidas transformadas (Ef 4.17-24)


De todos os seres criados por Deus o ser humano é o único que detém a prerrogativa de ter sido feito a imagem e semelhança de seu Criador. Não sabemos tudo que essa frase abrange, mas podemos conhecer alguns dos aspectos que ela inclui: assim como Deus, somos seres espirituais — nosso espírito é imortal e sobreviverá ao nosso corpo terreno (Ec 12.7); somos seres inteligentes — podemos pensar, ponderar e buscar resposta para os nossos problemas; assim como Deus, nós nos relacionamos (Gn 2.18) — podemos dar e receber amor verdadeiro e somos dotados de consciência moral — podemos discernir, mesmo que de maneira limitada entre o certo e o errado, e isso nos torna responsáveis diante de Deus (2 Co 5.10).
Porém, está imagem ficou distorcida e por assim dizer incompleta quando o homem se rebelou contra o seu Criador. O que antes deveria refletir a glória de Deus, ficou manchado por causa do pecado – a desobediência de Adão o levou a refletir o seu orgulho de querer ser “como Deus”, contudo, sem controle sobre sua própria vontade. O ser que antes foi criado para adorar e servir a Deus passou a criar seus próprios ídolos como resultado da imagem distorcida do pecado (Rm 1.21-23). Então Deus enviou Jesus para restaurar a plena imagem que se havia perdido com a entrada do pecado no mundo (Cl 3.4-11). O plano de Deus para que você mude está centrado na pessoa de seu Filho Jesus. Na sua condição natural o homem caído não pode salvar-se a si mesmo, mas Deus providenciou o primeiro passo necessário para que haja uma mudança real e permanente na sua vida. A decisão mais importante que você pode tomar diz respeito à sua disposição em seguir o plano de Deus revelado na sua Palavra para que você viva conforme a vontade estabelecida por Ele. A diferença principal está no fato de que o caminho do homem é orientado para agradar-se a si mesmo, mas o caminho de Deus é regenerá-lo e mudá-lo, despojando-o de sua velha natureza caída e corrompida e revestindo-o da nova natureza que nos foi dada em Cristo, por meio de sua morte e ressurreição. O processo de mudança tem início com o arrependimento e a confissão de seus pecados e irá continuar por toda sua vida até que seja completamente revestido da glória de Deus (Fp 1.6).
No centro do plano de Deus está a redenção mediante o sacrifício na cruz e a ressurreição de Jesus. Após o que a Bíblia denomina de novo nascimento, você deve ter um estilo de vida baseado nas verdades da Palavra de Deus. Isto é o que a Bíblia chama de santificação, um processo no qual Deus por meio do Espírito Santo nos capacita a viver uma vida que agrade a Ele. A Palavra de Deus mostra claramente que a maneira de viver do homem é fútil, que ele tem várias falhas e não pode transformar-se a si mesmo (Pv 14.12). As soluções do homem para as suas dificuldades vão fracassar porque elas não tratam da fonte dos problemas: o coração humano (Mt 15.18-19). A santificação é a operação do Espírito Santo que envolve nossa participação responsável, na qual somos livres da poluição do pecado, e temos renovada a nossa natureza de acordo com a verdadeira imagem de Deus. Ela começa com a nossa justificação em Cristo mediante a nossa fé em seu sacrifício e traz a esperança da promessa de que um dia seremos glorificados. A semente de Cristo depositada em nosso coração precisa agora frutificar; se não houver frutos que mostrem a mudança, devemos questionar se a semente foi realmente plantada. O mundo tenta nos oferecer uma infinidade de estratégias que parecem ser atalhos, mas que no fundo não passam de falsos caminhos que nos conduzem para longe de Deus e consequentemente para o inferno. O crescimento saudável não se dá por meio de recursos humanos, ele só é possível através do Evangelho – só existe um caminho (Jo 14.6, Rm 1.16,17). A fé nos ajuda a perseverar no caminho e o Espírito nos capacita a viver neste caminho.
A santificação tem duas partes: a mortificação e a vivificação.
A mortificação diz respeito a tudo que rouba nosso amor por Cristo e nos leva a viver uma vida centrada em nós mesmos. A vivificação diz respeito a tudo que nos leva a amar Cristo e viver uma vida que glorifique a Deus. Você não pode separar a mortificação de seus pecados da busca que você deve ter pela vivificação do seu espírito. Isto é, você não pode encontrar mudança, apenas deixando de fazer o que é errado, você precisa esforçar-se para substituí-las por aquilo que você deveria estar fazendo certo. Neste processo, você irá experimentar um conflito interno diante da necessidade de escolher entre o bem e o mal ou entre fazer o que você quer e o que Deus manda na sua Palavra. É preciso mudar não apenas o comportamento, mas também seus pensamentos. Viver para Cristo requer que você dê uma nova direção aos seus pensamentos, orientando-os para uma vida que agrade a Deus. Quando você focaliza os pensamentos em si mesmos o que vêm é o ódio, o ciúmes, o medo, a rebelião, o orgulho, a lascívia, o ressentimento, a ansiedade, o engano. Tudo isto leva você a mentira, hostilidade, preocupação, murmuração, adultério, assassinato, traição causando-lhe males físicos como dores de cabeça, pressão alta, problemas estomacais, insônia, problemas cardíacos, depressão.
Podemos ver que em Cristo fomos justificados diante de Deus, nos tornamos santos; no entanto na prática devemos ser ativos na busca pela santidade. Para alguns que lutam contra seus pecados Deus os fortalece a viver na verdade que já conhecem, outros terão que ser motivados a continuar obedecendo aos mandamentos de Deus. A santificação requer uma participação ativa e responsável de nossa parte, o esforço aqui não é para ser salvo, mas se manter limpo da sujeira do pecado. A salvação é pela graça, não há mérito nosso nessa conquista. A santificação é resposta de graça para com a salvação que nos foi concedida. Na santificação, Deus está operando em nosso coração para uma mudança real e permanente. Porém, existem inimigos que tentarão nos impedir de viver uma vida que glorifique a Deus. Vivemos entre dois Reinos: o de Deus e o das Trevas. O inimigo é um mal que tenta se opor a Deus e roubar sua glória: o diabo e seus demônios trabalham usando a influência do mundo para seduzir a nossa carne com as suas fraquezas. Apenas uma vida compromissada com a Palavra de Deus irá garantir que sua mente seja renovada continuamente. A renovação consistente de sua mente é essencial para o seu desenvolvimento espiritual. Capacitado pela graça de Deus você deve praticar a Palavra, pois sua obediência a Ela irá favorecer o desenvolvimento de sua mente a semelhança da mente de Cristo:
Passos para renovação do seu entendimento e seu papel na busca pela santificação:
·        Ouvir a Palavra: quem é de Deus ouve a Palavra de Deus. A nossa mente é influenciada por aquilo que ouvimos, por isso, tome cuidado com o que você anda escutando. É necessário ter um filtro para não se deixar levar por falsos ensinos, filosofias e sabedorias humanas que colocam a Palavra de Deus em segundo lugar;
·        Leitura da Palavra: é preciso dedicar tempo para ler a Bíblia, sendo ela a vontade de Deus revelada a nós, não podemos negligenciar o hábito de fazer nossas devocionais;
·        Estudar a Palavra: envolve bem mais do que uma simples leitura, é preciso investigar a fundo os princípios e mandamentos e entender o que eles significam e como se aplicam em nossas vidas;
·        Memorizar a Palavra: aqui é bem mais do que recitar versículos de cor, é ter a Palavra no coração para não pecar contra Deus;
·        Prática da Palavra: o verdadeiro conhecimento só vem com a prática – ao obedecer a Palavra colocando em prática seus princípios e mandamentos você será capaz de superar as provações/tentações, bem como superar os fracassos alcançando a maturidade para lidar com as adversidades.
Conclusão
Sendo o homem falível, qualquer solução que ele invente por conta própria, sempre deixará a desejar. Mas existe sim um porto seguro para recorrer em busca de ajuda: Deus, aquele que nos criou e nos conhece melhor que ninguém. Ele nos revelou a solução em sua Palavra: se quisermos conhecer uma mudança verdadeira e duradoura em nossas vidas, precisamos usar a mente da forma como Ele a planejou. Em Romanos 12.2, o Senhor nos diz que vidas transformadas provêm de mentes renovadas. Aprender é mais do que adquirir conhecimento. Deve resultar em uma real mudança de comportamento. Sabemos que de fato aprendemos o que significa renovar nossas mentes, quando aplicamos esse conhecimento e vemos mudanças positivas acontecendo em nossas vidas. Deus está restaurando em nós a imagem perdida no Éden por conta da entrada do pecado no mundo. Se quisermos ter vidas transformadas, é preciso buscar ainda mais o conhecimento da Palavra e aplicar seus princípios e mandamentos em nossas vidas, entendendo que a obra é de Deus, mas a responsabilidade pela busca é nossa. A determinação de renovar a mente revolucionará sua vida e provocará a mudança pela qual você tanto anseia — uma completa transformação para assemelhar-se a Cristo.

Referências para estudo:
BROGER, John C. Apostila Auto Confrontação: um manual de discipulado em profundidade. BCF. SBB
MACDONALD, James. Aconselhamento Bíblico Cristocêntrico. São Paulo. Editora Batista Regular do Brasil, 2016.
FERNANDES, Ivis. Apostila de estudo: ídolos do coração. http://www.todahelohim.blogspot.com/, 2012. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.