quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Como lidar com a ansiedade quando ela surge? _Mateus 6.25-34

A preocupação pode surgir de repente. Ela pode ser nossa companheira diária — tira-nos o sono, mina a alegria, esgota as energias, arruína os relacionamentos e agrava os problemas físicos.

 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida,...” (Mateus 6:25)

1. Deus nos dá esperança para vencer a preocupação: Até mesmo os filhos de Deus ficam ansiosos. Deus sabe disso, e Ele quer nos libertar progressivamente da preocupação. As palavras do nosso Senhor transbordam de esperança.

  “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6:27)

2. A preocupação é pecado: A falta de confiança em Deus e na sua Palavra. Estar preocupado é acreditar que a situação que você vive é maior do que o Deus que você serve, quando você se preocupa, você está dizendo, que Deus não tem capacidade de ajudá-lo e que sua Palavra não é suficiente.

 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6:30)

3. A preocupação é idolatria e a solução é arrependimento: A preocupação revela idolatria no coração. A sua preocupação é sinal de que de alguma forma você está confiando em si mesmo e alicerçando a sua vida em outras coisas ou pessoas que não o Senhor. Aquilo que você valoriza em extremo governa a sua vida.

 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;...” (Mateus 6:32)

 4. Preocupação é incredulidade e a solução é fé: Preocupar-se é negar — de modo prático — o poder, a sabedoria e o amor de Deus por você na situação que você está enfrentando. preocupar-se é esquecer o pleno alcance das implicações da sua identidade como filho de Deus, escolhido, adotado e profundamente amado.

 “...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

 A preocupação não tem poder para melhorar o seu futuro. Pelo contrário, ela o distrai das responsabilidades do presente, ela mina as suas energias e esgota a sua vitalidade. Também faz com que você não desfrute a alegria do presente e as bênçãos da provisão de Deus.

 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)

 Arrependa-se por deixar que os cuidados deste mundo o controlem e por buscar seus próprios interesses em lugar de buscar a Cristo. Levante-se com uma fé renovada, agarrando-se somente a Cristo, obedecendo a Ele e lançando sobre Ele toda a sua ansiedade, sabendo que “Ele tem cuidado de nós.”

segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

A fidelidade de Deus - Josué 21.45

Na minha leitura de hoje no livro de Josué, li o cap. 21 que fala das terras que foram concedidas aos levitas no meio do povo de Israel, visto que eles não entraram na divisão das terras, pois a sua porção era o Senhor. Mas, Deus nãos os deixou desamparados e concedeu-lhes cidades que pudessem morar. Contudo, o verso 45 deste texto me chamou a atenção e quero compartilhar aqui essa meditação:

O verso diz o seguinte: De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.Josué 21:45

 

Um dos atributos de Deus é a sua fidelidade, a Bíblia diz que tudo o que Deus diz Ele cumpre. Ele é o Deus que sempre cumpre com a sua Palavra. Veja o que diz o texto de Número 23.19: Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? E Deuteronômio 7.9: “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel”.

A fidelidade pertence a Deus; a inconstância caracteriza o homem pecador. Em todas as exigências da vida, podemos contar asseguradamente com Ele. Ele nunca decepcionará a alma que confia. Sua fidelidade nunca falhará. A fidelidade é uma perfeição em Deus pela qual Ele é fiel à sua Palavra e a todos os Seus concertos. Ele nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com Suas criaturas. O que Ele propôs, isto fará, e o que prometeu, isto executará.

O ser humano é inclinado a infidelidade, o seu coração o engana, e por isso ele passa a acreditar em mentiras e a não cumprir com sua palavra. No entanto, isso não acontece com Deus, pois seu caráter santo o torna único em todos os seus atributos. Em 2 Timóteo 2.13 está escrito: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”. Isto significa que Ele efetuará tudo o que propôs. Veja o que nos diz Isaías: “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”

Deus é fiel ao Seu próprio propósito, e tem amplo poder para a execução de Seus planos. Isso é o que nos dá segurança e esperança em nossas vidas cheias de adversidades que nos levam a ficar ansiosos e preocupados, com um coração atribulado. Para o povo de Israel, a fidelidade de Deus estava baseada na sua Palavra e nos seus propósitos. Para nós hoje, sua fidelidade está em seu Filho Jesus, pelo qual Ele cumpriu sua Palavra de trazer salvação e redenção a todo aquele que crê no sacrifício e obra de Cristo. Que firme fundamento para nossa fé! Nossa segurança não jaz em nossa fidelidade a Deus, mas na fidelidade de Deus ao Seu Filho. Deus fez promessas a todos creram em Jesus Cristo e Ele, fielmente, cumprirá cada promessa que fez. Em Cristo temos certeza,” pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o "sim". Por isso, por meio dele, o "Amém" é pronunciado por nós para a glória de Deus.” (2 Co 1:20)

A principal promessa de Deus a nós é a vida eterna. E isto não significa apenas a existência eterna, mas favor ou justificação eterna para que nunca mais fiquemos debaixo da condenação. Devemos louvar a Deus por Sua fidelidade, os que foram comprados com sangue de Cristo, devem ser fiéis Àquele que jamais faltará em fidelidade. Que você possa se alimentar com isso e encher o seu coração com essa convicção de um Deus imutável e fiel que tem prazer quando vê a Sua Palavra se cumprir.