segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

A fidelidade de Deus - Josué 21.45

Na minha leitura de hoje no livro de Josué, li o cap. 21 que fala das terras que foram concedidas aos levitas no meio do povo de Israel, visto que eles não entraram na divisão das terras, pois a sua porção era o Senhor. Mas, Deus nãos os deixou desamparados e concedeu-lhes cidades que pudessem morar. Contudo, o verso 45 deste texto me chamou a atenção e quero compartilhar aqui essa meditação:

O verso diz o seguinte: De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.Josué 21:45

 

Um dos atributos de Deus é a sua fidelidade, a Bíblia diz que tudo o que Deus diz Ele cumpre. Ele é o Deus que sempre cumpre com a sua Palavra. Veja o que diz o texto de Número 23.19: Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala e deixa de agir? Acaso promete e deixa de cumprir? E Deuteronômio 7.9: “Saberás, pois, que o Senhor teu Deus, ele é Deus, o Deus fiel”.

A fidelidade pertence a Deus; a inconstância caracteriza o homem pecador. Em todas as exigências da vida, podemos contar asseguradamente com Ele. Ele nunca decepcionará a alma que confia. Sua fidelidade nunca falhará. A fidelidade é uma perfeição em Deus pela qual Ele é fiel à sua Palavra e a todos os Seus concertos. Ele nunca quebra um contrato consigo mesmo nem com Suas criaturas. O que Ele propôs, isto fará, e o que prometeu, isto executará.

O ser humano é inclinado a infidelidade, o seu coração o engana, e por isso ele passa a acreditar em mentiras e a não cumprir com sua palavra. No entanto, isso não acontece com Deus, pois seu caráter santo o torna único em todos os seus atributos. Em 2 Timóteo 2.13 está escrito: “Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo”. Isto significa que Ele efetuará tudo o que propôs. Veja o que nos diz Isaías: “Assim como a chuva e a neve descem dos céus e não voltam para ele sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, para ela produzir semente para o semeador e pão para o que come, assim também ocorre com a palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas fará o que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei.”

Deus é fiel ao Seu próprio propósito, e tem amplo poder para a execução de Seus planos. Isso é o que nos dá segurança e esperança em nossas vidas cheias de adversidades que nos levam a ficar ansiosos e preocupados, com um coração atribulado. Para o povo de Israel, a fidelidade de Deus estava baseada na sua Palavra e nos seus propósitos. Para nós hoje, sua fidelidade está em seu Filho Jesus, pelo qual Ele cumpriu sua Palavra de trazer salvação e redenção a todo aquele que crê no sacrifício e obra de Cristo. Que firme fundamento para nossa fé! Nossa segurança não jaz em nossa fidelidade a Deus, mas na fidelidade de Deus ao Seu Filho. Deus fez promessas a todos creram em Jesus Cristo e Ele, fielmente, cumprirá cada promessa que fez. Em Cristo temos certeza,” pois quantas forem as promessas feitas por Deus, tantas têm em Cristo o "sim". Por isso, por meio dele, o "Amém" é pronunciado por nós para a glória de Deus.” (2 Co 1:20)

A principal promessa de Deus a nós é a vida eterna. E isto não significa apenas a existência eterna, mas favor ou justificação eterna para que nunca mais fiquemos debaixo da condenação. Devemos louvar a Deus por Sua fidelidade, os que foram comprados com sangue de Cristo, devem ser fiéis Àquele que jamais faltará em fidelidade. Que você possa se alimentar com isso e encher o seu coração com essa convicção de um Deus imutável e fiel que tem prazer quando vê a Sua Palavra se cumprir.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.