quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Como lidar com a ansiedade quando ela surge? _Mateus 6.25-34

A preocupação pode surgir de repente. Ela pode ser nossa companheira diária — tira-nos o sono, mina a alegria, esgota as energias, arruína os relacionamentos e agrava os problemas físicos.

 “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida,...” (Mateus 6:25)

1. Deus nos dá esperança para vencer a preocupação: Até mesmo os filhos de Deus ficam ansiosos. Deus sabe disso, e Ele quer nos libertar progressivamente da preocupação. As palavras do nosso Senhor transbordam de esperança.

  “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” (Mateus 6:27)

2. A preocupação é pecado: A falta de confiança em Deus e na sua Palavra. Estar preocupado é acreditar que a situação que você vive é maior do que o Deus que você serve, quando você se preocupa, você está dizendo, que Deus não tem capacidade de ajudá-lo e que sua Palavra não é suficiente.

 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?” (Mateus 6:30)

3. A preocupação é idolatria e a solução é arrependimento: A preocupação revela idolatria no coração. A sua preocupação é sinal de que de alguma forma você está confiando em si mesmo e alicerçando a sua vida em outras coisas ou pessoas que não o Senhor. Aquilo que você valoriza em extremo governa a sua vida.

 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas;...” (Mateus 6:32)

 4. Preocupação é incredulidade e a solução é fé: Preocupar-se é negar — de modo prático — o poder, a sabedoria e o amor de Deus por você na situação que você está enfrentando. preocupar-se é esquecer o pleno alcance das implicações da sua identidade como filho de Deus, escolhido, adotado e profundamente amado.

 “...buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6:33)

 A preocupação não tem poder para melhorar o seu futuro. Pelo contrário, ela o distrai das responsabilidades do presente, ela mina as suas energias e esgota a sua vitalidade. Também faz com que você não desfrute a alegria do presente e as bênçãos da provisão de Deus.

 Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.” (Mateus 6:34)

 Arrependa-se por deixar que os cuidados deste mundo o controlem e por buscar seus próprios interesses em lugar de buscar a Cristo. Levante-se com uma fé renovada, agarrando-se somente a Cristo, obedecendo a Ele e lançando sobre Ele toda a sua ansiedade, sabendo que “Ele tem cuidado de nós.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.