terça-feira, 21 de novembro de 2023

A realidade do céu e do inferno – Lucas 16.19-31

Ninguém que leve a Bíblia a sério e crê que ela é a Palavra de Deus, dúvida de que existe o céu e o inferno. Muitos dizem crer em Deus e acreditar na Bíblia, mas negam que o inferno existe, que na verdade o inferno é aqui, nesta terra. Durante seu ministério Jesus falou mais sobre o inferno do que o céu, uma advertência de que ele é real. O inferno não foi feito para o ser humano, mas para o diabo e seus anjos, contudo, todos que rejeitam a Deus e a mensagem do Evangelho, têm o mesmo destino que eles (Mt 25.41). Alguns dizem que Deus é amor e jamais mandaria alguém para o inferno (isso é verdade), Deus não manda ninguém para lá, mas dá a oportunidade para arrependimento (2Pe 3.10). No entanto, as pessoas por não tomarem sua decisão por Cristo, estão condenadas a irem para lá (Jo 3.18,36). A revelação do horror do inferno serve como um aviso aos pecadores sobre as consequências terríveis que os aguardam, com o objetivo de incentivá-los a se arrepender de seus pecados e aceitar a salvação oferecida por meio da fé em Cristo (Rm 10.9-10). A maioria das pessoas que preferem viver suas vidas longe de Deus esperando que na hora da morte irão fazer a escolha de ir para o céu, irão se surpreender quando virem que estarão no inferno. A verdade básica desta passagem é que a vida é mais do que simplesmente viver, e a morte é mais do que simplesmente morrer. A parábola está dividida em dois atos. O primeiro deles é o que acontece do lado de cá da sepultura (v.19-21). O segundo deles é o que acontece do lado de lá da sepultura (v.22-31). A questão colocada aqui por Jesus envolve uma pessoa tomada pela ganância, orgulho, avareza e egoísmo e outra sem nenhum recurso, na miséria e uma vida sofrida. Muitos podem viver intencionalmente se regalando esplendidamente (como o rico – mesmo que não possua riquezas terrenas) todos os dias e, então perto da morte, (como se soubessem o dia e a hora) se voltarão para Deus em arrependimento a fim de receberem a salvação. Isso é pensar que Deus é ingênuo e manipulável. De Deus não se zomba (Gl 6:7). As privações do mendigo e a suntuosa abastança do rico por fim terminaram de modo igual. Chegou o momento em que ambos morreram (Ec 2.20). Para o mendigo, a morte trouxe o fim de seu sofrimento terreno, e, para o rico, o começo do seu tormento eterno. A morte não respeita idade nem condição social. Mas, Jesus mostra que a sepultura não é o fim da existência. Uma vez que a pessoa tenha morrido, sua condição, seja de bem-aventurança ou de condenação, está fixada para sempre. Não existe uma segunda chance (Hb 9.27). Muitos podem pensar que por viverem no pecado e não serem castigado de imediato, estão livres da condenação (Rm 2.4). No entanto, a Bíblia aponta para um dia de julgamento, no qual todos prestarão contas por suas ações, palavras e pensamentos (2Co 5.10; Ap 20.11-15).

Por isso, o tempo, estipulado por Deus para a salvação é HOJE, o tempo para se arrepender é AGORA. Veja o que a Bíblia diz: “Pois Deus diz: "No tempo certo, eu o ouvi; no dia da salvação, eu lhe dei socorro". De fato, agora é o "tempo certo". Hoje é o dia da salvação!” (2Co 6:2).

Saiba que o inferno é um lugar de tormentos onde o fogo não se apaga e o verme não morre; é um lugar onde não há consolo, uma prisão eterna de dor e sofrimento, onde o pedido de socorro não é atendido; é um lugar de lembranças e oportunidades perdidas, longe da Presença gloriosa de Deus. De que lado você vai querer estar? Até quando você vai continuar adiando sua decisão por Cristo? Até quando vai viver como escravo do pecado e debaixo da condenação?

A confiança em Deus e sua Palavra é a condição para a salvação (Lc 16.31; Rm 10.17). A pessoa que escuta a Palavra de Deus, mas ainda espera por mais evidências para se converter ou esperando o momento da morte para se decidir, está enganando a si mesma e poderá morrer e acordar no inferno. Talvez você não goste de falar sobre o inferno. Contudo, pior do que ouvir sobre o inferno é ser lançado nele. Então, tome sua decisão, lembre-se: De fato, agora é o "tempo certo". Hoje é o dia da salvação!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.