segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Salvação pela graça – Efésios 2.8-9

Diante do fato de que o ser humano em seu estado natural está perdido, morto em seus delitos e pecados, fica a pergunta: existe esperança, existe saída, existe outro caminho que possa nos conduzir para longe da morte? Sim, sim, sim.... A Bíblia nos revela que existe um caminho que pode nos conduzir a vida, a liberdade, a esperança. Sabendo que o salário (resultado inevitável) do pecado é a morte, ou seja, a separação de Deus e da eternidade com Ele. Existe o dom gratuito (favor imerecido) que nos foi concedido por meio de Cristo: a vida eterna. Essa vida eterna envolve a restauração da comunhão com Deus, perdão dos pecados e a promessa de uma vida plena e abundante na Presença de Deus. Em Cristo, Deus nos oferece salvação, contudo, somente pode desfrutar e ter a salvação àqueles que confiam em Jesus (Jo 1.12). Essa vida eterna não pode ser merecida ou alcançada por nossos próprios esforços, mas é um presente dado pela graça de Deus, reconhecer e aceitar este presente implica em viver uma vida de gratidão e obediência a Deus. Para receber este presente, é necessário que haja arrependimento de nossos pecados, confiando em Cristo como Senhor e Salvador. Se você quer andar com Cristo e seguir os seus passos, é preciso entrega e rendição de sua vida a Ele, e buscar viver em santidade, buscando agradar a Deus e refletir o seu amor e caráter em nossas vidas.

Deus na sua misericórdia, em vez de nos deixar em nosso estado de morte espiritual, providenciou o meio de termos vida com Ele. E é por meio da fé em Jesus que podemos ter essa vida, Ele é o único caminho. Quem tem sua vida em Cristo não é mais escravo do pecado, mas é chamado a viver em obediência a Deus. Não podemos nos orgulhar de nossas realizações diante de Deus, pois a salvação é um presente dado sem merecermos. Devemos abandonar nossa confiança em prática de boas obras ou justiça própria, que porventura pensemos ter. Não podemos nos salvar por esforços ou observâncias de práticas religiosas. Somos chamados e desafiados a confiar plenamente na graça de Deus em Cristo Jesus.

Quando fazemos isso, não vivemos para ganhar a salvação, mas vivemos a partir da gratidão pela salvação que recebemos. O relacionamento com Deus é baseado em confiança, entrega e obediência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.