quinta-feira, 21 de abril de 2011

Aprendendo a ser servo de Deus

                                                    
Muitas passagens da Bíblia descrevem Jesus como servo, mas nenhuma mostra isso tão claramente quanto Filipenses 2.5-8. Nas instruções que deu aos discípulos, Jesus descreve sua própria função.

"...o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir , e para dar sua vida em resgate de muitos." (Marcos 10.45)

Mas o que é um servo?

O conceito que o mundo tem de servo é que o mestre manda, e o servo vai sozinho e realiza a vontade do mestre. No entanto, a definição que a Bíblia faz de servo é como a descrita em Jeremias 18.1-6 que diz: "Palavra do Senhor, que veio a Jeremias: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. Desci a casa do oleiro, e vi que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas. Mas o vaso, que ele fazia de barro, se quebrou na sua mão; pelo que o oleiro tornou a fazer dele outro vaso, conforme bem lhe pareceu. Então veio a mim a Palavra do Senhor: Não posso fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel."
Quando você se coloca diante de Deus como servo, ele quer, primeiramente , que você permita que ele molde a sua vida para fazer dela o instrumento que ele desejar. Se Deus estiver operando através  da vida de um servo , este servo poderá fazer qualquer coisa que Deus pode fazer.

"Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço. E as farás maiores do que estas, porque eu vou para o Pai." (João 14.12)

O exemplo de Elias (1Reis 18.16-39)
O verdadeiro servo de Deus:
                                                          
  • Vive uma vida de constantes desafios (v.16-19): Se Deus não tivesse demostrado seu poder como Elias havia proposto, sua vida estaria em risco.O servo de Deus demonstra através de sua fé o poder de Deus de maneira que o nome do Senhor seja exaltado e glorificado.

  • Tem plena confiança da atuação de Deus em sua vida    (v. 20-24): Para ser servo de Deus, é preciso ser moldável e permanecer nas mãos do Mestre conforme João 15.5 nos mostra.
"Eu sou a videira, vós sois os ramos. Se alguém permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; sem mim nada podeis fazer."

  • Sabe que o resultado de seus esforços vem das mãos do Senhor (v.36-39): Quando Deus atua  através da vida de seus servos fica atestado tanto a qualidade quanto a quantidade do serviço realizado.

"Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. O ramo de si mesmo não pode produzir fruto, se não estiver na videira. Tampouco vós podeis produzir fruto, se não permanecerdes em mim." (João 15.4)

"...E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que iam sendo salvos." (Atos 2.47b)

Somo um povo ativo e estamos sempre querendo fazer alguma coisa, no entanto, Deus busca pessoas que queiram ter um relacionamento de amor com Ele. o relacionamento com Deus deve vir em primeiro lugar: "Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas." (Mateus 6.33)
Passamos a conhecer a Deus e fazer sua vontade quando obedecemos a sua Palavra: "Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo de servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor. Antes, tenho vos chamado amigos, pois tudo o que ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer." (João 15.14,15)
Desta forma você passará a ter uma experiência com Deus ao realizar sua obra.

Que Deus vos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.