quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Deus fala parte 2 - O que acontece quando você ora


"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém." (Efésios 3.20,21)

Você não pode nem pensar numa oração que possa chegar perto daquilo que Deus quer lhe dar. Só o Espírito Santo sabe o que Deus está fazendo ou que propósitos tem para sua vida. "Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam. Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus." (1 Co 2.10-12).
Se você está trabalhando e orando em uma direção e vê Deus agindo em outra, você precisa ajustar sua vida ao que Deus está fazendo. Você tem que decidir se continua fazendo o que você quer, e pede a Deus para abençoar, ou você vai trabalhar onde Deus já está agindo e vê os resultados acontecerem naturalmente.

Concentração Espiritual: nosso problema é que oramos e depois não procuramos relacionar o que está acontecendo com aquilo que pedimos. Depois que você ora a coisa mais importante que tem de fazer é concentrar-se espiritualmente. Quando você ora, comece a observar o que acontece em seguida, e se prepare para ajustar-se àquilo que está começando a acontecer a sua volta. Quando você orar conte com a resposta de Deus as suas orações, a sua resposta é sempre certa e é a melhor.

"E Jesus, respondendo, disse-lhes: Tende fé em Deus; Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las eis." (Marcos 11.22-24 - veja também Romanos 12.2)

O silêncio de Deus: provavelmente você já deve ter tido a experiência de orar por muitos dias e parecer haver um silêncio da parte de Deus. Parece que os céus estão fechados, que Deus não ouve suas orações. Algumas pessoas vão lhe dizer que existe pecados em sua vida e você precisa confessá-los; veja o exemplo de Jó. Os amigos de Jó disseram a ele que todos os seus problemas eram resultado de pecado. Jó não sabia de tudo que Deus estava operando durante todo o tempo em que não lhe respondia suas orações, mas seus amigos estavam errados. Havia uma outra razão para o que Deus estava fazendo.

"Então respondeu Jó ao SENHOR, dizendo: Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia. Escuta-me, pois, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos." (Jó 42.1-6)

Lembre-se: Deus vai dizer a você o que Ele está fazendo em sua vida, quando, e, se você precisar saber.
O Exemplo de Lázaro: quando Lázaro adoeceu, Marta e Maria pediram a Jesus que fosse ajudar o irmão delas, e Jesus silenciou. Até a morte de Lázaro, Jesus nada respondeu. Quando Jesus chegou Lázaro já estava morto.

O silêncio de Deus significa que Ele está pronto para acrescentar à sua vida uma revelação de si mesmo maior que todas que você já experimentou.

"Disse, pois, Marta a Jesus: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. Mas também agora sei que tudo quanto pedires a Deus, Deus to concederá. Disse-lhe Jesus: Teu irmão há de ressuscitar. Disse-lhe Marta: Eu sei que há de ressuscitar na ressurreição do último dia. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?" (João 11. 21-26)

Há ocasiões em que Deus fica em silêncio porque existe pecado na sua vida. "Mas as vossas 
iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.2 - veja também Salmos 15). Mas se mesmo após você confessar, o silêncio permanecer, prepare-se para uma nova experiência com Deus, para algo que você não conhecia até então. Ás vezes Deus fica em silêncio para lhe preparar para uma compreensão mais profunda a respeito de Si mesmo.

Reagindo ao silêncio de Deus

  • Depressão: deixar-se tomar por um sentimento de culpa e autocondenação que leva a pessoa ao desespero e a tristeza;
  • Esperança: manter uma expectativa de que Deus está para lhe oferecer um novo conhecimento a respeito dEle mesmo, uma nova experiência na sua caminhada com Deus.

Somente a verdade irá libertá-lo para que você possa compreender o que Deus está fazendo na sua vida. Coloque os sentimentos de culpa e depressão de lado, faça ajustes necessários na sua vida e mude sua atitude para uma atitude de expectativa, fé e confiança. Desta forma, Deus irá lhe mostrar como reagir a Ele de forma a conhecê-lo melhor.
"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará." (Salmos 37.3-5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.