sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Deus fala através das circunstâncias


O Espírito Santo usa a Bíblia, a oração e as circunstâncias para nos falar ou nos mostrar a vontade do Pai. Para você entender aquela circunstância difícil ou ruim em sua vida, é vital conhecer a perspectiva de Deus.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos. " (Isaías 55.8,9)

"E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também.[...] Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente. Porque o Pai ama o Filho, e mostra-lhe tudo o que faz; e ele lhe mostrará maiores obras do que estas, para que vos maravilheis." (João 5.17,19-20)

Deus costumava usar as circunstâncias para revelar a Jesus o que Ele, o Pai, estava para fazer. As circunstâncias eram as coisas que Jesus via o Pai fazendo. Jesus estava sempre procurando observar onde o Pai estava trabalhando, e se juntava a Ele. Jesus não tinha que adivinhar o que deveria fazer. Ele observava o que o Pai estava realizando ao redor dele, então, Jesus depositava sua vida nas mão de Deus e Ele realizava seus propósitos por intermédio de Jesus.

"Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra." ( João 4.34 - veja também Jo 5.30,36; Jo 6.57; Jo 7.16,17; Jo 14.10,24)

Isso é exatamente o que Jesus deseja que façamos com seu senhorio em nossas vidas. Temos de colocar nossa vida à sua disposição de maneira que Jesus possa realizar seus propósitos por nosso intermédio. O exemplo de Jesus é uma maneira de como Deus fala através das circunstâncias.

A perspectiva de Deus é vital

Para compreender as circunstâncias ruins que podem nos envolver ocasionalmente, conhecer a perspectiva de Deus é fundamental. Quado você enfrenta uma dificuldade ou circunstâncias confusas, se você, em meio a essas circunstâncias, não procura olhar para Deus, irá ter uma compreensão distorcida do fatos.

O que fazer quando as circunstâncias forem confusas

  1. Estabeleça em sua mente o fato de que Deus demonstrou seu amor absoluto por você na cruz. Esse amor jamais muda.
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8.28,29 - veja também Rm 5.3-5,8)

     2.  Não procure entender como Deus é, estando você em meio as circunstâncias. Nossa mente é muito limitada perto daquilo que Deus está fazendo.
"Quem é este, que sem conhecimento encobre o conselho? Por isso relatei o que não entendia; coisas que para mim eram inescrutáveis, e que eu não entendia." (Jó 42.3)

     3.  Vá a Deus e peça que Ele o ajude a ver a sua situação da perspectiva dEle.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos." (Salmos 139.23)

    4. Espere no Espírito de Deus, ele pode levar a Palavra até você, a fim de esclarecer-lhe as circunstâncias.
"Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14.26 - veja também Rm 8.26)

      5.  Ajuste sua vida a Deus e ao que você o vê fazendo em meio as suas circunstâncias.

      6.  Faça tudo o que Deus disse para você fazer.

      7.  Experimente Deus trabalhando em você e através de você, a fim de alcançar seus propósitos.
"Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo." (Filipenses 1.6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.