segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Escolhas difíceis – Deuteronômio 30.15


O sucesso na vida depende das escolhas certas que fazemos. As decisões que você tomar no dia de hoje é que irão determinar como será o seu futuro.  Nem todas as escolhas são feitas de maneira clara e objetiva, mas existem princípios que podem auxiliá-lo para que o caminho se torne menos árduo. Procure continuamente centralizar seus pensamentos em Deus e nas verdades reveladas na sua Palavra. Isso afastará pensamentos errados, dará poder a você durante a tentação e lhe assegurará sabedoria para tomar decisões certas sobre coisas importantes. 

Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos.” (Salmos 32:8).
“Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti.” (Isaías 26:3).
Para que você possa desfrutar de uma mente tranquila e de paz diante situações adversas que muitas vezes o impede de ver com clareza o caminho que deve seguir, é preciso eliminar as ervas daninhas que teimam em crescer em seu jardim. Assim como as ervas sufocam a vida de uma bela flor, há coisas que você precisa remover a fim de crescer. Para garantir a maturidade e vencer na vida, você deve eliminar as ervas daninhas. 

Seis coisas que você deve eliminar de sua vida:

  • Relacionamentos errados: livre-se de qualquer relacionamento que te faça desviar dos caminhos de Deus. Existem pessoas que em nada contribuem para o seu crescimento espiritual, pelo contrário arrastam-no cada vez mais para baixo.
Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.” (1 Coríntios 15:33).
 
“O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.” (Provérbios 13:20).

  • Impureza Moral: nada pode destruir o seu testemunho e sua alegria interior mais rápido do que a imoralidade. Quando Satanás plantar a semente de um mau pensamento em sua mente, resista imediatamente. Exerça sua autoridade em Cristo no poder do Espírito Santo rejeitando todo pensamento impuro vindo sobre sua mente.
“Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.” (Efésios 6:13).
“Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da fornicação;” (1 Tessalonicenses 4:3).

  • Manipuladores da mente: somos fortemente influenciados por aquilo que vemos e ouvimos. Deprimentes programas de TV, músicas sensuais, livros com mentirosas e vãs filosofias, acessos a sites impróprios garantem o suicídio espiritual. Procure assimilar sua mente com músicas, livros e mensagens cristãs.
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem às fontes da vida.” (Provérbios 4:23).
Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.”( Mateus 15:19).
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Filipenses 4:8).

  • Conversas negativas: as palavras ministram vida ou morte. Afaste-se de conversas inúteis que em nada edificam sua vida. Procure ter conversas com pessoas que encorajam e incentivam a buscar a santificação e o crescimento diante de Deus. Insista em conversas positivas e inspiradoras.
“A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto.” (Provérbios 18:21).
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4:29).

  • Amargura e todo tipo de pecado: a amargura é como um câncer que destrói a sua alma. O pecado é a enganadora cilada que envenena as possibilidades de você vencer. Ele promete rosas, mas no fim o que você colhe são os espinhos. Arrependa-se de seus pecados e peça a Deus que derrame seu amor por outros por seu intermédio.
“Toda a amargura, e ira, e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda a malícia sejam tiradas dentre vós, Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:31-32).
“Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:21).
“Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,” (Hebreus 12:1).

  • Desperdício de tempo: Deus é mestre em considerar os detalhes, definir metas e prioridades e estabelecer ordem no caos. Aprenda a evitar o que não é essencial e o desperdício de energia. Faça o seu tempo valer a pena, planeje o seu tempo com Deus, com outras pessoas e consigo mesmo. Reveja quais são suas prioridades e mantenha seu foco.
Remindo o tempo; porquanto os dias são maus.”(Efésios 5:16).
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3:1).
“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” (Mateus 6:34).

Para crescer é preciso saber fazer as escolhas certas. As circunstâncias podem muitas vezes forçá-lo a tomar decisões que mais tarde irão trazer o arrependimento e a dor. Por isso, coloque sua vida nas mãos daquele que é o dono do tempo e que é riquíssimo em sabedoria e está sempre pronto a socorrer os que se encontram perdidos. Deus quer te fazer um vencedor e te ajudar a fazer escolhas que produzam vida e vida plena para que você possa desfrutar de paz e felicidade. Comece fazendo a melhor escolha de sua vida que é receber a Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida e todas as outras coisas serão consequências diante dos planos que o Senhor tem preparado para você.
“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29:11).
Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu,e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”(1 Coríntios 2:9)
Extraído e adaptado do livro Sabedoria para Vencer – Mike Murdock

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.