sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Superando as expectativas (Lc 5.1-11)


INTRODUÇÃO
Quando lemos os evangelhos logo percebemos que Jesus fazia coisas que estavam além da compreensão humana (perguntar a um cego o que ele quer, passar lodo com saliva nos olhos de um cego, perguntar sobre quem o tocou estando envolto de uma multidão, tocar na língua de uma pessoa com a saliva). É certo que ele era visto como um maluco, até mesmo seus familiares achavam que ele estava ficando louco. Porém, em cada uma destas situações veremos um propósito de Jesus. Contudo, a pergunta que fica é: A loucura em seguir um homem chamado Jesus faz sentido? O texto de hoje mostra algumas verdades que precisam ser lembradas para que possamos suportar com alguma esperança os dias em que estamos vivendo e o novo ano que estamos iniciando.
1. JESUS ESTÁ ATENTO AO QUE SE PASSA CONOSCO (v.3):
A. Jesus estava junto ao lago de Genezaré, perto de Cafarnaum, região que ele conhecia muito bem.
B. Viu dois barcos junto à praia:
1. Os pescadores haviam falhado na pescaria
2. Estavam lavando as redes
C. Entrou em um dos barcos (o de Pedro) e passou a ensinar as multidões. Parece até que Jesus nem estava ligando para o fato deles não terem tido uma boa pesca.
2. JESUS TEM A SOLUÇÃO PARA AS NOSSAS EXPECTATIVAS FRUSTRADAS (v.4):
A. A solução para uma pesca fracassada na tradição dos pescadores experientes é lavar as redes e ir para casa descansar das frustrações.
B. Quando termina de ensinar, diz a Pedro: “Lançai as vossas redes para a pesca”.
Deus está muito ocupado e não se importa com os pequenos detalhes da nossa vida.
C. A resposta de Jesus é inusitada, mostra que ele não entende nada de pescaria.
“Mestre trabalhamos a noite toda”. Estamos exaustos, as nossas forças foram exauridas.  “Mestre nós não apanhamos nada”.
Pedro estava disposto a obedecer a Jesus considerando que ele era Mestre, mas sem nenhuma confiança na sabedoria deste comando em particular. Pescar naquele lago era o negócio de Pedro e nesta ocasião ela reivindicava um conhecimento superior ao de Jesus sobre este assunto. Esta tinha sido a sua vida.
Jesus era um carpinteiro
O lago era raso naquele lugar
Era de dia
3. JESUS OFERECE UMA SOLUÇÃO SURPREENDENTE PARA AS NOSSAS EXPECTATIVAS (V.6-7)
A. A solução de Jesus passa pelo processo de humildade. Eu entendo de pescaria, mas ele é o Mestre.
B. “Sobre a tua palavra, lançarei as redes”. A prontidão de Pedro em seguir a sugestão de Jesus é uma preparação para o milagre. 
C. A grande quantidade de peixes mostra que o Senhor Jesus é o Senhor de todas as coisas, inclusive dos peixes do mar. As redes partiam em duas, tamanha era a quantidade apanhada.
De uma atitude orgulhosa, Pedro demonstra humildade ao prostrar-se aos pés de Jesus.
4. O ENCONTRO COM NOS LEVA A TER UMA ATITUDE DE HUMILDADE (V.8):
A. Jesus é um homem santo e nós somos pecadores. Há que se ter esta consciência se quisermos um relacionamento de intimidade com ele.
B. De hoje em diante, serás…(sonhos)
1. A nossa primeira preocupação é apanhar peixes para nós.
2. Jesus nos ensina que se cuidarmos do seu reino, ele pode nos dar os peixes.
3. As nossas desculpas em não realizar nada para Jesus não convence nem a Deus e nem a nossa consciência.
C. Eles deixaram tudo e o seguiram:
1. Deixar é abandonar, desistir.
2. Seguir é tornar-se discípulo.
3. Diante de Jesus e suas obras o ser humano somente pode Ter duas atitudes: abandonar E seguir.
CONCLUSÃO:
O que você espera para este ano que se inicia? Quais são suas expectativas? Talvez você não tenha muita esperança de algo irá mudar e resolveu esperar pra ver. Talvez você esteja cansado de lançar as redes, suas forças já se foram todas. Mas, Jesus lhe diz para que você vá ao mar e lance a sua rede. Por isso, uma esperança lhe resta: sobre a tua palavra eu continuarei a lançar as redes. Reconheça que até agora, você tentou pelo seu esforço e nada conseguiu. Está na hora de você confiar na Palavra de Deus e lançar a sua rede e logo você irá ter uma pesca abundante.

Extraído e adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.