sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Porque celebramos o Natal? – Rm 14.7-9


Biblicamente falando, Jesus nunca pediu que se fosse comemorado a data de seu nascimento. A única menção que ele faz e estabelece que seja feito como memorial em relação à Nova Aliança é da sua morte: “E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim” (Lc 22.19). Porém, para os cristãos há liberdade para comemorar o Natal e para não comemorar o Natal, isto é uma questão de consciência e não de se está certo ou errado fazê-lo. No entanto, existe muita discussão sobre este tema, e nem todo mundo concorda sobre ele.
Então, qual é o significado do natal? O que a Bíblia diz sobre o Natal?
Muitos cristãos não celebram o Natal e usam os seguintes argumentos:
1.    A Bíblia não ordena que cristãos celebrem o Natal e nem proíbe fazê-lo;
2.    Não existe indicação de que os primeiros cristãos celebravam o Natal;
3.    Jesus não nasceu em dezembro;
4.    Atualmente o Natal é uma celebração do materialismo e consumismo;
5.    A celebração popular do Natal tem origem em festas pagãs, assim como elementos associados, como a árvore de Natal;
6.    Papai Noel é um mito que tira o foco de Jesus.
Algumas das respostas mais comuns dos cristãos que celebram o Natal são:
1.    A Bíblia não ordena nem proíbe especificamente a celebração do nascimento de Jesus, mas encoraja-a (anúncio dos anjos cheio de alegria, por exemplo);
2.    Os primeiros cristãos não faziam muitas outras coisas que hoje os cristãos fazem e aceitam com naturalidade;
3.    Existe muita discussão sobre quando Jesus nasceu e não há consenso, mesmo entre estudiosos.
4.    Cristãos devem celebrar o Natal de forma diferente, não caindo no materialismo e consumismo.
5.    Cristãos devem aproveitar todas as oportunidades para exaltar a Cristo e transformar completamente mesmo celebrações pagãs em algo que honre a Deus (Paulo em Atenas e o altar ao Deus desconhecido – Atos 17).
6.    As passagens que referem-se à criação de ídolos, são usadas fora do contexto da passagem e não se referem de forma alguma a árvores de Natal ou outras práticas associadas.
7.    Jesus tem que ter o centro de toda nossa atenção. Cristãos não precisam de forma alguma aceitar Papai Noel para celebrar o Natal.
Perigos relacionados a época do Natal
Existem dois perigos em que o cristão pode cair na época do Natal. O primeiro é aceitar tudo o que a sociedade e a cultura atuais dizem que o Natal deve ser e como deve ser celebrado. O segundo é rejeitar a festividade por completo e acabar por cair numa espécie de legalismo, que nos distrai da Boa Notícia que é a vinda do Messias ao mundo.
Então, crente deve ou não deve celebrar o Natal? (Rm 14.5,23)
Se a sua consciência não te condena diante de Deus e isso não fere a sua fé, então, sim, você pode celebrar o nascimento de Jesus, o Salvador. Juntamente com a morte e ressurreição de Jesus, a sua encarnação (o momento em que o Verbo se fez carne, se tornou um de nós) deve ser celebrado. Estes são acontecimentos que marcaram a história e que valem a pena ser lembrados, pois muitas pessoas chegam ao conhecimento de Cristo quando o mesmo é proclamado: seja no seu nascimento, sobre as obras que ele fez em vida ou na sua morte e ressurreição. Mas cada um tem a liberdade de fazer isso de acordo com a sua consciência e como o Espírito Santo guiar.
Você celebra o Natal? Faça isso para a glória de Deus. Você prefere não celebrar o natall Glorifique a Deus nisso (Rm 14.17-19; 1Co 10.31).
Você tem árvore de Natal? Use a oportunidade para se lembrar das várias bênçãos que temos em Jesus. Está convencido de que não deve ter? Aproveite para dizer para todo mundo que você prefere celebrar de outra forma esse acontecimento que foi o nascimento de Jesus! Lembre-se que melhor do que ganhar presentes é dar a quem precisa e necessita de ajuda. Qualquer que seja a sua convicção, o importante é abençoar as pessoas não só nesta época, mas durante o ano todo. É levar as boas notícias de que Jesus veio, morreu e ressuscitou para nos salvar, e isso, tem que ser feito sempre e não só em dezembro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.