sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

Uma mudança de vida - 1Ts 4.1; 2Co 5.17


Final de ano chegando, tempos de festas, comemorações, amigos secretos, ganhar e dar presentes, viajar, ter um descanso. É bem provável que vc já esteja fazendo uma retrospectiva do ano que passou e vendo o que mudou; as promessas que foram feitas no final do ano passado. Talvez vc já esteja revendo algumas coisas que precisam mudar e fazendo novas promessas. Quando paramos para analisar a nossa vida percebemos que há muito que mudar, mas a mais importante mudança que precisa acontecer não é fruto de promessas de fim de ano (que na maioria das vezes dura apenas o tempo da expectativa da chegada do ano novo, depois volta a ser o mesmo velho ano de antes). O que todos nós realmente precisamos mudar é a forma como vivemos. Porém, para que isso aconteça precisamos mudar a nossa vida de fé e caminhada com Deus (Hb 11.6). Devemos mudar nossas atitudes diante de Deus, abandonando a falta de fé e perspectiva em relação a vida que temos aqui nesta terra (Cl 3.1-3). Precisamos cultivar o respeito, a adoração, o temor e a humildade diante do Senhor.
Quando fazemos algo ruim, vc tem de ter em mente que em primeiro lugar está desagradando a Deus. O problema não são as pessoas que ofendemos, as mentiras que nós contamos, as fofocas que fazemos, a vida desregrada que temos. Até porque isto é resultado de um coração idólatra que só pensa em si mesmo e como satisfazer aos seus desejos. É preciso ir à raiz, é preciso mudar o coração de onde procedem as fontes da vida, e isso, só Deus pode fazer. A Bíblia diz que em Cristo somos Novas Criaturas, isto significa que temos um novo coração que irá refletir uma nova maneira de viver. Em Jesus, Deus nos dá esperança, uma nova vida, uma chance de fazer diferente, de mudar. Por isso, devemos lutar para que a nova vida não volte a ser como a antiga. Quando vc deposita sua fé em Jesus, passa a entender que podemos deixar de lado tudo o que ofende a Deus, aos outros, e a nós mesmos. Deus nos chamou para viver uma vida de santificação, longe das impurezas (1TTs 4.7; 2Co 7.1). Isto significa buscar, a cada dia, mudar aquilo que não agrada a Deus. Em outras palavras, vc precisa combater o pecado (Rm 6.11-13). É verdade que ainda pecamos, mas não devemos aceitar o pecado como um estilo de vida. Portanto, se existe algo que vc pode e e deve mudar em sua vida, é  a sua maneira de viver -  e essa mudança só ocorre quando deixamos Deus agir em nós por meio de Jesus. Ser nova criatura é mudar nossa forma de viver. Ter um novo ano não depende apenas de promessas, mas do compromisso que vc assume diante das promessas que faz (Dn 1.8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.