quinta-feira, 11 de março de 2021

Um preço que vale a pena pagar – 1Timóteo 4.15-16

 

Anteriormente falei sobre a importância de se ter um método no seu estudo bíblico. Lembrando que por método refiro-me a uma estratégia em que você tem os meios necessários para tornar o seu estudo mais produtivo e objetivo. Fiz referências aos benefícios de se ter um método de estudo bíblico.

Neste Post, vou lhe falar sobre os custos, ou seja, os que é necessário investir para tornar o seu estudo mais produtivo. As riquezas de Deus são gratuitas, pois não fizemos nada para que Ele nos abençoasse. Contudo, elas não são baratas, há um preço que já foi pago, neste sentido não há nenhum mérito nosso. Porém, desfrutar dessas bençãos em nossa vida, vai exigir de nós algumas coisas. Ao estudar a Bíblia, há muita expectativa envolvida, e para você não ficar frustrado com o resultado, você precisa desenvolver algumas atitudes:

Esforço: a Palavra de Deus não produz seu fruto para quem é preguiçoso. Como qualquer conquista nesta vida, é preciso ter disciplina. O estudo bíblico produz resultado proporcionalmente ao investimento que você faz. Quanto maior o investimento, maior a recompensa. Um dos investimentos que você precisa fazer está relacionado ao tempo – lembre-se: muitos arrumam a desculpa de dizer que não tem tempo. Aqui, volto a frisar que o problema é que priorizamos a agenda, quando deveríamos agendar as prioridades. Quando você começar a perceber e obter os resultados do seu investimento, com certeza você arrumará tempo para isso. Meu desejo é que o seu esforço seja produtivo para que p tempo se torne um preço que você esteja disposto a pagar à luz dos benefícios que você irá colher.

Conhecer e ter intimidade com Deus: o propósito máximo do estudo bíblico é o conhecimento de Deus. A questão é: você realmente quer conhecer Deus? Você busca isso com todo o seu coração? Se você fizer isso, pode ter certeza de que será recompensado, pois Deus mesmo promete na sua Palavra que se você o buscar de todo o seu coração, Ele se deixará ser achado, e também que, quem o acha, acha a vida, e alcança o favor do Senhor. Todos querem ser abençoados, mas será que estamos dispostos a buscar diariamente Aquele que nos abençoa?

Transformação de vida: a Bíblia não foi escrita para ser estudada apenas, mas para mudar nossas vidas. Mudança de vida é o que procuramos, mas o crescimento espiritual exige comprometimento com a mudança. Deus pretende nos conformar a imagem de seu Filho Jesus. Se este é o objetivo, então, imagine o quanto precisamos mudar. Você está disposto a isso, deseja realmente que Deus transforme o seu caráter e o conduza com a sua Verdade?

Você está quase pronto para começar e aceitar o desafio de ler, estudar e meditar na Palavra de Deus. Mas, antes, nos próximos Posts, vou trazer algumas informações importantes para sua jornada. À princípio, permita-me lhe dar duas sugestões:

Primeiro, estabeleça seus alvos: o que você busca alcançar? Que necessidades precisam ser trabalhadas na sua vida? Que atitudes precisam ser mudadas? Que hábitos precisam ser estabelecidos?

Segundo, ajuste suas expectativas: algo que sempre digo é – tenha altas expectativas, mas seja realista, pois assim, caso a jornada não seja o que você esperava, não ficará frustrado. Além do mais, isto é um processo, você não vai dominá-lo da noite para o dia, é algo que leva tempo. O importante no estudo bíblico não é a velocidade, mas a direção. O que importa é sua perseverança durante todo o processo, se persistir conseguirá ver o progresso. Espero que você esteja animado, pois vamos iniciar nossa jornada de viver na Palavra.

Extraído e adaptado do livro Vivendo na Palavra (Howard e Willian Hendricks)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.