terça-feira, 2 de março de 2021

Podemos confiar na Bíblia?

 



Certa vez um repórter perguntou para uma romancista famosa: “O que há de errado com o mundo?” Sem hesitar, ela respondeu: “O mundo nunca esteve antes tão desesperadamente à procura de respostas cruciais, e também nunca esteve antes tão freneticamente comprometido à ideia de que encontrar respostas é impossível. Parafraseando a Bíblia, a atitude moderna é: ‘Pai, perdoe-nos, pois não sabemos o que fazemos – e, por favor, não nos diga!’”

Um comentário muito perceptivo para uma agnóstica. Muitos de nós queremos e buscamos um agir, uma resposta de Deus, porém, não queremos a sua Palavra, pelo menos não da forma como Ele nos apresenta. Sabemos o bastante para possuirmos uma Bíblia, mas não o bastante para deixarmos que ela nos possua. Vivemos num mundo em que o único absoluto é que não há absolutos, há pouco espaço para a autoridade da Palavra de Deus, como está revelada na Bíblia. A pergunta que fica é: Será que podemos confiar na Bíblia? Ela é digna de crédito? É determinante para os dias de hoje? Vejamos o que a Bíblia fala a respeito de si mesma:

·        A Bíblia é uma unidade: Quando olhamos as filosofias e psicologias modernas é difícil encontrar duas ou três autoridades que concordem em qualquer assunto que a vida nos traz. Geralmente, isso quase não acontece. A Bíblia, no entanto, situa-se em um destacado contraste. Ela não é somente um Livro, mas um conjunto de 66 livros escritos num período de 1600 anos por 40 escritores de uma ampla variedade de épocas e culturas. Contudo, a Bíblia é uma unidade. Cada livro, seção parágrafo e versículo operam juntamente para revelar a verdade de Deus. Por isso, ela é melhor entendida quando a lemos como um todo e não apenas parte dela.

·        A Bíblia é a revelação de Deus: ela se apresenta como a verdade revelada por Deus (Toda a Escritura é inspirada por Deus - 2Tm 3.16). Nela Deus revelou coisas que de outra maneira jamais ficariam conhecidas. Ela é a verdade totalmente consistente, nunca controvertida, comprometida ou contraditória em suas partes.

·        A Bíblia é inspirada por Deus: o grande teólogo B.B. Warlfied disse: “A Bíblia é a Palavra de Deus de tal maneira que quando a Bíblia fala, Deus fala.” Chamamos a Bíblia de Palavra de Deus porque ela é realmente as próprias palavras que Deus queria comunicar (Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz - Hb 4.12). Alguns tentam argumentar que da mesma forma que a Bíblia foi inspirada grandes artistas e escritores também o são. Porém, a ideia de inspiração que a Bíblia nos traz, é muito mais do que um lampejo, um insight. Inspiração bíblica transmite a ideia de Deus exalando as Escrituras (sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo. - 2Pe 1.20-21). Aqui entra o papel do Espírito Santo superintendendo a escrita. Deus usou sobrenaturalmente pessoas sem comprometer a perfeição, a integridade ou a pureza de sua Palavra. Os autores humanos foram guiados em sua escrita para ir aonde Deus queria que fossem e para produzir o que Deus queria que produzissem. Enfim, o texto da Bíblia não é a contemplação dos homens, mas um produto sobrenatural, a própria Palavra de Deus.

·        A Bíblia é inerrante: para ter autoridade a Bíblia tem que ser verdadeira, ou seja, sem erros. Inerrância significa sem falhas ou erros na escrita original. Isto é algo difícil para os nossos dias, nossa tendência relativista nos diz que não existem absolutos (a não ser quando esse absoluto se refira a minha verdade). A verdade é que as Escrituras tem resistido ao longo do tempo e as descobertas científicas e arqueológicas tem comprovado isso. A Bíblia dá testemunho de sua inerrância (Pois toda carne é como a erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e cai a sua flor;
a palavra do Senhor, porém, permanece eternamente. Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada. - 1Pe 1.24-25). Inerrância significa que temos uma Bíblia completamente fidedigna, confiável e sem erro em sua forma original.

Nelas nós encontramos as respostas que precisamos para os dilemas e problemas que o mundo passa e também a direção que nossas vidas precisam.

 

Extraído e adaptado do Livro Vivendo na Palavra (Howard e Willian Hendricks)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.