quarta-feira, 24 de março de 2021

Uma chamada ao arrependimento – Jeremias 29.13-14

 Cerca de 600 anos a.C., o profeta Jeremias fica sabendo que alguns falsos profetas na Babilônia enganavam os exilados que lá viviam com a mensagem de que muito em breve eles retornariam a Jerusalém. Jeremias sabia que este rápido retorno não ocorreria, pois o Senhor já lhe havia mostrado que 70 anos passariam até que Deus iniciasse o processo da volta do seu povo à terra de onde haviam sido levados à escravidão por Nabucodonosor(Jr 25:11). Em resposta a este perturbador evento Jeremias escreve cartas aos anciãos, sacerdotes e demais exilados os exortando que se preparem para uma longa estadia na Babilônia (Jr 29.4-6).

Notemos que a revelação dada ao profeta não foi a de que o que ocorreu com Israel foi algo inesperado e nem que Nabucodonosor agiu por conta própria, mas sim que foi o próprio Senhor quem estava por trás do ocorrido. De fato, três vezes em Jeremias o Senhor se refere ao rei babilônico não como um inimigo, mas sim como um dos seus servos (Jeremias 25:927:643:10).

Em tudo isso, podemos destacar a preservação da nação de Israel durante o cativeiro como o principal motivo que o Senhor instruiu o seu profeta a se comunicar com o povo, encorajando-os a manterem uma vida normal, ainda que em uma terra estranha.  De milhões de pessoas no seu auge, a nação de Israel havia sido reduzida a poucos milhares nos dias do profeta Jeremias (Jeremias 52:28).

Aqui vemos um princípio teológico de suma importância. Ao dizer aos cativos que: “na sua paz vós tereis paz”, o Senhor nos ensina que durante os períodos de provações na vida dos seus servos, devemos entender que o que está ocorrendo não é por acaso e que existe um plano em andamento. Dentro deste plano a nossa atitude deverá ser uma de adaptação, de procurar viver da maneira mais positiva possível, principalmente quando o plano de Deus já nos foi revelado, como foi o caso dos judeus durante os 70 anos de cativeiro. O apóstolo Paulo reflete este princípio quando escreveu: “Não digo isto por causa de necessidade, porque já aprendi a contentar-me com as circunstâncias em que me encontre. Sei passar falta, e sei também ter abundância; em toda maneira e em todas as coisas estou experimentado, tanto em ter fartura, como em passar fome; tanto em ter abundância, como em padecer necessidade” (Fp 4:11-12).

Apesar de tudo o que fizeram; das várias vezes que se rebelaram contra o seu Deus; e apesar de todo o sofrimento que ainda teriam que passar em uma terra estranha, o Senhor informa que tempos melhores viriam. O que podemos aprender com isto? Podemos aplicar essa mensagem de amor divino para todo o cristão. O Senhor não se deixa encontrar quando o procuramos de uma forma superficial, ou apenas de boca para fora, mas apenas quando o procuramos de todo o coração (Jo 4.23-24).

Frequentemente as pessoas apenas procuram a Deus quando estão passando por momentos difíceis, mas assim que a situação melhora, Deus é deixado de lado e elas voltam a se interessar pelas coisas que há no mundo (1Jo 2:15). Este tipo de relacionamento, não impressiona a Deus, pois estas pessoas possuem uma mente e coração divididos (Tiago 4:8). Deus não se manifestará a elas, ainda que o procurem. Apenas quando o servo de Deus se humilha e apresenta ao Senhor um coração contrito (Salmos 51:17), disposto a obedecer tudo aquilo que sair dos Seus lábios, então certamente Deus se deixará encontrar.

v. 14: Neste verso, Deus revela algo fantástico sobre o seu relacionamento com aqueles que o temem e que o buscam. A frase “e serei achado de vós”, literalmente pode ser traduzida como “Eu me deixarei ser encontrado por vós”.

Provérbios cap. 8 fala da sabedoria, como alguém que está clamando para que a procurem e atentem para suas palavras e veja o resultado daqueles que a procuram de todo o seu coração: “Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida e alcança favor do Senhor.” (Provérbios 8:34,35). Este verso 14 nos ensina que é o Senhor quem decide a quem ele ouvirá. Muitos entendem erroneamente que Deus ouve a todas as orações, independentemente da pessoa que a faz. Esta ideia errada soa como se Deus estivesse desesperado para conseguir seguidores, algo completamente distante da verdade que é a grandeza do Criador. Deus não precisa de nós, mas nós sim precisamos desesperadamente de Deus. Por esta razão minha palavra para você nesta tarde, é que você se arrependa de seus pecados, volte-se para Deus e ele se voltará para você. Clame, busque, façao possível e o impossível para se achegar a Deus, o Caminho ele já nos mostrou, e só existe um meio de nos aproximarmos de Deus, é através do seu Filho Jesus Cristo, o qual a si mesmo se ofereceu para nos dar vida e vida eterna, para nos dar esperança num mundo cheio de sofrimento e trevas.

“Buscai o Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.” (Isaías 55:6).

Extraído e adaptado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.