terça-feira, 9 de março de 2021

A importância de um método para estudar a Bíblia (1Timóteo 4.15-16)

 


Se você tem acompanhando os nossos Podcasts, já viu a ênfase que estou dando na importância da leitura, estudo e meditação da Palavra de Deus. Até agora, já falei sobre:



Os desafios que dificultam a leitura da Bíblia. - https://www.youtube.com/watch?v=IntDx-YYGM0

Por que você deve estudar a Bíblia? - https://www.youtube.com/watch?v=3BPQ0kWoGiY

Quais os benefícios de estudar a Bíblia. - https://www.youtube.com/watch?v=rXo2DLgNg5A

Será que podemos confiar na Bíblia? - https://www.youtube.com/watch?v=H1omAbT5h-4

Espero que você esteja convencido da necessidade, bem como do valor de se envolver com a Bíblia de uma maneira direta. Sou cristão a 25 anos e posso lhe assegurar que ler a Palavra de Deus fez e tem feito toda a diferença em minha experiência e caminhada cristã. Tenho certeza que o mesmo acontecerá com você. A Palavra de Deus transforma e revoluciona nossa vida. Como já disse em Posts anteriores, ela é a chave para o seu crescimento espiritual, sua maturidade e sua eficácia em viver uma vida que glorifique ao Senhor.

Contudo, para se ter um estudo bíblico efetivo, você precisa de um método – você não ensina alguém a nadar simplesmente jogando a pessoa na água. É preciso, dar a ela a direção e um processo para que gradualmente possa ir se desenvolvendo e adquirindo as habilidades necessárias. Quando se fala em método, não é uma fórmula, mas sim, uma estratégia que produzirá resultados concretos para o investimento que se está fazendo, e isso exige tempo e esforço. Caso contrário, você pode até começar, mas logo vai desanimar diante dos primeiros obstáculos que surgirem. Quero apresentar a você os custos e benefícios de se usar um método. Deixe-me primeiro falar dos benefícios:

Você precisa de algo que seja simples e provado: uma das razões pelas quais as pessoas não se envolvem com a Bíblia é que pensam que ela é muito difícil (neste caso, o problema está na habilidade – não sei fazer). Verdade é que, muitos fazem dos Estudo Bíblico algo mais difícil do que realmente parece. Se você tem um método (estratégia) simplificada não importa se você é novo convertido ou já tem anos de vida cristã, se você sabe ler, então poderá estudar a Bíblia. E com o tempo, conforme você vai se aprofundando a sua habilidade vai aumentando, é como aprender a nadar, no começo você fica no raso, mas conforme vai adquirindo segurança, poderá ir para lugares mais profundos. Eis o segundo benefício.

Você ganhará um senso de confiança em sua habilidade de manusear a Bíblia: não há nada como a segurança que vem de um conhecimento direto da Bíblia, saber que você não está sendo enganado ou algo está sendo ensinado de forma equivocada e até mesmo errada. Muitas pessoas não pensam, apenas rearranjam seus preconceitos. Porém, é muito diferente quando você conhece o que a Bíblia diz, onde diz e o que significa. Isso irá liberta-lo da opinião popular -alguém me disse que era assim. Quando você se aprofunda, o estudo bíblico o capacita a avaliar os pensamentos e opiniões de outras pessoas. É impressionante ver como a Bíblia elucida os pontos controversos da teologia criada pelos homens. Quando você tem um método que te ajuda a trabalhar o texto bíblico e a entender o que ele diz, você terá argumentos para avaliar o que outros estão dizendo.

Você irá experimentar a alegria da descoberta pessoal: não há alegria maior do que quando você descobre algo por si mesmo, a emoção envolvida o leva a ficar motivado com a descoberta e ir cada vez mais fundo. No entanto, ainda assim, muitos não ficam empolgados ao descobrir a verdade. Posso dizer por experiência própria, descobrir a Bíblia e seus ensinos, é o que tem me levado a continuar firme e cada dia mais motivado para querer saber mais.

Você irá aprofundar o seu relacionamento com Deus: você já leu um livro em que na primeira oportunidade de conhecer o autor, você não perderia isso por nada. O benefício do estudo bíblico direto é que você irá querer conhecer ainda mais o Autor. Sermões, livros, comentários entre outros podem ser ótimos recursos para o seu crescimento espiritual, mas nada se compara a conhecer Deus diretamente. Um dos grandes problemas que temos é que sabemos mais das Escrituras em termos de informação, mas não conhecemos o Deus das Escrituras em termos de aplicação.

Deus tem preparado coisas incríveis para você e a Bíblia é o meio usado por Ele para trazer isso até você. Termino aqui com o seguinte texto para sua reflexão:

“...mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais. Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém. Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1 Coríntios 2:9-16)

Extraído e Adaptado do Livro Vivendo na Palavra (Howard e Willian Hendricks)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.