quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Chamados a orar e a agir - Neemias 1

A oração move o coração de Deus, assim como Deus move nosso coração a Ele. Falar com Deus é um privilégio, pois estamos nos dirigindo ao Criador e Senhor de tudo e de todos. Quando enfrentamos grandes problemas que estão além das nossas capacidades de agir e encontrar uma resposta, só podemos acreditar que um poder acima é que pode nos ajudar, então oramos. Na Bíblia temos a história de um homem que ao receber a notícia de como estava seu povo, recorreu a única coisa que poderia fazer naquele momento - orar. Este homem enfrentou uma situação que lhe era grande demais. Na sua atual condição, longe de casa e sendo servo, sentia-se impossibilitado de ajudar. Por essa razão, voltou-se para aquele que era o único que poderia lhe ajudar. Através de seu exemplo podemos ver como a oração é a força mais eficaz que temos quando nada podemos. Ao lermos a oração de Neemias, vemos que a oração eficaz é precedida de conhecer Deus e sua Palavra, bem como a necessidade para a qual nós oramos. Quando Hanani e alguns de Judá vieram ter com ele, Neemias lhes perguntou qual era a situação do povo. Para esta pergunta geral, ele recebe uma resposta específica (v.3). Ao saber disso, Neemias é levado a orar, ele chora e lamenta pelo povo por alguns dias (v.4). Além disso, ele jejua em favor de seu povo. Neemias mantém segredo de sua atitude, até que o rei nota uma mudança em sua fisionomia (Ne 2.1-2).

Uma oração que produz resultados – colocando-se na brecha

Com Neemias aprendemos alguns princípios que devemos ter em nossa vida e oração.
  • O reconhecimento do Senhorio de Deus e de sua misericórdia (v.5): O reconhecimento do senhorio de Deus, tanto inspira fé, como cria temor. Um temor que não é sinônimo de medo e, sim, de respeito, reverência e profunda consciência do dever da obediência a Deus. Neemias focaliza seus pensamentos na grandeza de Deus e na sua fidelidade (Lm 3.22). Fazendo isso, quanto maior Deus se torna para ele, menor se torna o seu problema. A oração de Neemias se baseia em Deus e na sua Palavra. Sua oração revela o seu conhecimento da Palavra e como a Palavra fazia parte de sua vida. Em sua oração ele louva Deus pelo seu caráter e fidelidade para com os que o temem e o buscam. Neemias é perseverante na sua oração. Sua atitude é baseada no fato de que Deus responde a necessidade de seu povo, quando este clama a ele e se submetem a sua autoridade. Neemias foi persistente na sua oração até obter a resposta favorável de Deus (Mt 7.7-8). Ele sabia que quando Deus age nada pode impedi-lo (Jó 42.2; Mt 19.26). A oração não apenas coloca nossa vida em conformidade a vontade de Deus, mas também nos prepara para receber a resposta. Á medida que nos conscientizamos dos propósitos de Deus, nossa confiança fortalece nossa esperança para nos dar a certeza da resposta que Deus nos dá (1Jo 5.14-15).
  • O reconhecimento de quem somos e a necessidade da confissão (v.6-10): Neemias focaliza seus pensamentos na natureza de Deus e sabe que existem barreiras no seu relacionamento com Ele. Para que a oração tenha efeito é preciso que aja confissão de pecados (Sl 66.18; 1Jo 1.8-9). Neemias reconhece que a situação do povo é fruto da desobediência deles. Mas, ele não culpa seu povo, pelo contrário, se coloca na mesma posição que eles. Neemias admite que não há méritos neles (incluindo a si mesmo), mas sabe que Deus provê o que é necessário para a restauração da nação.
  • Um coração disposto para Deus usar (v.11): aqui aprendemos que a oração que fazemos em favor de outros, muitas vezes, somos nós mesmos a resposta que Deus quer usar. Ao tomar conhecimento da situação Neemias assumiu a responsabilidade de não apenas orar, mas colocar-se a disposição para agir. Através da oração Neemias teve uma nova perspectiva do problema e foi levado a restabelecer suas prioridades. Ele veio a entender o seu papel na solução do dilema do seu povo. Descobriu que era parte vital como meio pelo qual Deus iria atingir os propósitos pelos quais ele estava orando.

Referência Bibliográfica: SOUZA, Estevam Ângelo de. Guia Básico de Oração. Editora CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.