quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A porta de entrada para o Céu - Romanos 5.1,2


Todas as pessoas têm a a esperança de que um dia irão para o céu. Embora muitas delas não consigam afirmar com toda certeza de que se morresse agora estaria diante de Deus, elas esperam que Ele as aceite por sua bondade e misericórdia. Contudo, a grande questão é: "O que nos permite estar diante de Deus?" Será que existe uma chave ou alguma senha especial para entrar no paraíso de Deus? A verdade é que, o seres humanos, no seu estado natural, por causa do pecado, não têm condições de apresentar-se a Deus.

"pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus," (Romanos 3:23)

Estamos separados, nossa relação foi cortada com Deus, interrompida pelo pecado. No entanto, Deus em sua infinita sabedoria e misericórdia providenciou um meio para que esta relação fosse novamente reatada com ele.

"Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida juntamente com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus," (Efésios 2:4-6).

Quando somos alcançados pelo evangelho, passamos a confiar que o Senhor Jesus é nosso único e suficiente Salvador. Ao acontecer tal fato, somos beneficiados pela justiça de Jesus, sendo declarados justos diante de Deus e livres de toda culpa e condenação.

"Se pela transgressão de um só a morte reinou por meio dele, muito mais aqueles que recebem de Deus a imensa provisão da graça e a dádiva da justiça reinarão em vida por meio de um único homem, Jesus Cristo. Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens." (Romanos 5:17-18).

Compreender esse novo nascimento e a justificação é fundamental para perceber a mudança que ocorre na vida do pecador salvo pela graça de Jesus.

  • Como pode um pecador estar na presença de um Deus Santo?


Na condição de pecador, ninguém pode estar na presença de Deus, pois seria fulminado pela sua Santidade e Perfeição. Então, qual é a exigência de Deus para entrar no céu? Uma vida perfeita. Mas, nós temos essa vida perfeita? NÃO. Foi por essa razão que Jesus veio ao mundo. Porque ele viveu uma vida perfeita para morrer em nosso lugar na cruz (sofrendo o castigo de nossos pecados), para que sua justiça perfeita fosse imputada a nós (ganhamos a vida pela sua justiça). 

JESUS morreu a nossa morte para que nós pudéssemos viver a Sua vida.

"Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos." (Romanos 6:6-8).

Devemos nos lembrar que nós não somos declarados justos por qualquer mérito nosso, mas somente por causa da justiça de Cristo.

  • Como podemos ser declarados justos se ainda somos pecadores?


Quando Jesus se fez carne, alcançou toda a humanidade. Assim como o pecado de Adão representa o pecado de toda a humanidade, assim também a obra de Jesus representa a obra de todos. Precisamos compreender a abrangência da obra de Jesus, para que possamos compreender a redenção. Porque o pecado de um só homem, Adão, pode ser considerado o pecado de toda a humanidade do presente e do passado? Por ser o representante da humanidade e conter toda a semente da raça humana, quando Adão pecou, deixou-nos como herança a inimizade com Deus por causa do pecado.

"Portanto, da mesma forma como o pecado entrou no mundo por um homem, e pelo pecado a morte, assim também a morte veio a todos os homens, porque todos pecaram;" (Romanos 5:12).

Da mesma forma, quando Jesus sofreu e morreu na cruz, carregou sobre Si o pecado de toda a humanidade, pagando a pena por causa do pecado.

"Pois também Cristo sofreu pelos pecados uma vez por todas, o justo pelos injustos, para conduzir-nos a Deus." (1 Pedro 3:18a).

Quando uma pessoa crê em Jesus ela é declarada justa, ou seja, quando Deus olha para nós não vê mais um pecador condenado, mas enxerga através do sangue de seu Filho que nos cobre como um filtro e tem comunhão conosco. Sua perfeita justiça é creditada em nossa conta.

"e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz," (Colossenses 2:14).

  • A recompensa da Justificação: a reconciliação


Todos nós, por natureza estamos debaixo da condenação de Deus. "Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus." (João 3:18). Não temos paz em nós mesmos porque não temos paz com o nosso Criador. Por isso precisamos do perdão de Deus. Se Deus perdoasse apenas os nossos pecados passados, isso não faria de nós pessoas justas, e não resolveria o nosso problema por completo. Apenas receber o perdão não é suficiente para que tenhamos o direito de estar diante de Deus. Por isso, precisamos de um "atestado de justiça", que não temos em nós mesmos, mas o recebemos da perfeita justiça de Cristo.

"Portanto, agora já não há condenação para os que estão em Cristo Jesus, porque por meio de Cristo Jesus a lei do Espírito de vida me libertou da lei do pecado e da morte." (Romanos 8:1-2).

  • A consequência da reconciliação com Deus: PAZ.


Uma pessoa reconciliada é uma pessoa em paz com Deus. A paz de Deus é primeiro e acima de tudo a paz com Deus. É uma situação na qual Deus, em lugar de estar contra nós, é por nós. E a fonte desta mudança radical e definitiva de condição foi o sacrifício de Jesus na cruz, que nos reconciliou com Deus.

"Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores." (Romanos 5:8).

"Mas agora ele os reconciliou pelo corpo físico de Cristo, mediante a morte, para apresentá-los diante dele santos, inculpáveis e livres de qualquer acusação," (Colossenses 1:22).

As pessoas tendo a esperança de que um dia irão para o Céu simplesmente por terem sido uma pessoa boa, caridosa, e por acreditarem que Deus por ser amor não lança ninguém no inferno. Contudo, elas esquecem que Deus já decretou uma sentença de morte a todo aquele que se encontra debaixo do pecado e que a única saída já foi providenciada por Ele. O que as pessoas precisam compreender é que antes de aceitar a oferta de Deus para entrar no Céu, o homem está longe de Deus. Desse modo, ele é considerado morto, pois a morte é um estado em que nos achamos sem vida e desligados de Deus, que é a fonte da Vida. Receber a vida de Deus no novo nascimento é o ponto de partida da caminhada cristã. Aqueles que não creram na morte de Jesus e não receberam a vida sobrenatural, aos olhos de Deus estão mortos, ainda que sejam religiosos, instruídos e respeitáveis. Aqueles que aceitarem a nova vida que Deus oferece, reconcilia-se com Deus e recebe a "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, [...] e tem guardado os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus." (Filipenses 4:7).

Deus já apresentou a você a chave de entrada para o Céu, qual será a sua resposta?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.