sábado, 24 de agosto de 2013

Transformado pela provação

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8:28-29).

Essa é uma das passagens bíblicas mais incompreendidas e erroneamente citadas. Ela não diz: " Deus faz que tudo saia da forma que eu quero" ou " Deus faz que tudo na terra acabe com um final feliz". Existem muitos finais infelizes sobre a terra. Vivemos num mundo caído e somente no céu tudo é perfeito da forma que Deus quer.

Mas então, como posso vivenciar uma vida cristã feliz e frutífera na presença de Deus?

Para respondermos a essa pergunta é necessário entender a passagem em questão. Ela diz que todas as coisas concorrem para o bem; a pergunta é; "Que bem é este?" Ela também diz; "aqueles que são chamados segundo o seu propósito"; que propósito?
Somos como jóias moldadas com o martelo e o cinzel da adversidade. Se o martelo do joalheiro não for suficiente para aparar as arestas, ele usará a marreta. Se formos realmente obstinados, ele utilizará uma britadeira. Usará o que for necessário, desde que a joia fique perfeita. Cada problema é uma oportunidade para edificação do caráter, e, quanto mais difícil for, maior o potencial para o desenvolvimento de músculos e de fibra moral. o que acontece exteriormente em sua vida não é tão importante quanto ao que acontece dentro de você. As circunstâncias da vida são temporárias, mas o caráter durará para sempre.


"Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;" (2 Coríntios 4:16-17).


Vejamos alguns exemplos:

  • Noè: conhecido como pregador da justiça, contudo, logo após o dilúvio embriagou-se ficando totalmente nu, não atentando para o pudor e a decência.


"Pela fé Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé." (Hebreus 11:7 - veja também Gênesis 9.20,21)


  • Abraão: conhecido como o pai da fé, mas para receber este título teve que passar por algumas provações. Em gênesis cap. 12 é relatado sua chamada para a terra prometida. Durante sua jornada mentiu por duas vezes demonstrando medo resultado da insegurança e falta de fé. Não esperou o momento da promessa de Deus de que lhe daria uma descendência. O ápice da sua provação foi o sacrifício de Isaque. (Gn 22.8; Hb 11.19)

  • Moisés: conhecido como um dos homens mais mansos de toda a terra, contudo, irou-se ao bater na rocha por duas vezes. (Nm 12.3; 20.9-12).

  • Pedro: impetuoso e impulsivo, agia sem pensar nas consequencias de sua atitude. (1Pe 5.7-9).

Estes são apenas alguns exemplos de como Deus trabalha na vida das pessoas. A Bíblia frequentemente compara as provações ao fogo que refina o metal, queimando as impurezas. Quando você é refinado pelas provações, as pessoas podem ver o reflexo de Jesus em suas vidas. 


"O crisol é para a prata e o forno é para o ouro, mas o Senhor prova o coração."(Provérbios 17:3)


Os problemas não produzem automaticamente a vontade de Deus. Muitas pessoas se tornam mais amargas em vez de melhorar, e nunca crescem. Você tem de reagir da forma que Jesus reagiria. Para isso é necessário:

  1. Lembrar-se de que o plano de Deus é bom (v. 28): é vital que você se mantenha concentrado no plano de Deus, não no seu problema ou sofrimento. Lembre-se de que estamos no processo de transformação de caráter, por isso o importante não é quem será o campeão, mas o quanto eu cresci durante a jornada.
  2. Exulte e agradeça (v. 29): Deus não espera que você seja agradecido pelo mal, pelo pecado, pelo sofrimento ou por suas consequências dolorosas neste mundo. Mas, Ele que que você seja grato por ele usar os problemas que o afligem para o cumprimento de seus propósitos. A Bíblia diz que devemos nos alegrar no Senhor, em saber que ele está passando pelo sofrimento junto conosco, porque servimos a um Deus vivo e que atua em nossas vidas.
  3. Recuse-se a desistir (v.31-39): a construção do caráter é um processo lento. Sempre que você tenta escapar ou evitar as dificuldades da vida, inválida o processo, atrasa o crescimento e acaba com um problema ainda maior. Mas, quando você compreende as eternas consequências do desenvolvimento de seu caráter, faz menos orações do tipo: 'consola-me" (faz com que eu me sinta melhor) e mais orações do tipo; "torna-me adequado" (usa isso para tornar-me semelhante a Ti).

Você sabe que está crescendo quando começa a ver a mão de Deus nos acontecimentos aleatórios e confusos e nas circunstâncias da vida sem sentido. Não desista, CRESÇA.

Deus te abençoe e te guarde! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.