domingo, 25 de agosto de 2013

Aprendendo a ser servo de Deus (Filipenses 2. 1-11)

Hoje a sociedade tem uma visão totalmente contrária a Palavra de Deus, o egoísmo tomou conta. Tem um ditado popular que as pessoas colocam em prática, e que com certeza não veio do Céu - " Cada um por si e Deus por todos". Mas a Palavra de Deus nos ensina que é dando que se recebe, e servindo que seremos servidos. Hoje, a palavra "SERVO" talvez não tenha a mesma conotação que existia nos tempos de Jesus. Hoje a visão que temos é muito mais de empregado, ou seja, tenho meus direitos, embora muitos destes empregados não cumpram com todos os seus deveres. Não podemos basear nossa relação com Deus como se estivéssemos tratando com um empregador. Deus não é uma empresa, ele é DEUS. 
muitas passagens da Bíblia descrevem Jesus como servo de Deus, mas nenhuma mostra como realmente ele cumpriu esse papel em sua vida como a do texto de Filipenses 2.1-11. Nas instruções que deu aos discípulos sobre como servir, Jesus descreve a sua própria função.(Mateus 20.26-28).
  1. Você já se sentiu frustrado por se esforçar ao máximo para realizar a obra de Deus e perceber que nada de duradouro resultou de seus esforços?
  2. Já se sentiu frustrado porque ninguém soube reconhecer o seu trabalho na obra do Senhor?
  3. Já pensou em jogar a toalha porque cansou do ministério para o qual Deus o chamou?
O conceito que o mundo faz de servo difere muito do que a Bíblia descreve como sendo servo. Quando você coloca sua vida diante de Deus, ele quer, primeiramente, que você permita que Ele molde sua vida, para fazer dela o instrumento que ele desejar.

"Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer." (João 15:5)   

Como posso aprender  a ser servo de Deus na realização de sua obra?
  • Aprenda a buscar a união do Corpo de Cristo (v. 1,2): a igreja é formada de pessoas de todos os tipos, raças, personalidades... E, por causa dessa grande diversidade muitas vezes fica difícil manter a união dentro do Corpo de Cristo. no entanto, a Bíblia sempre enfatizou, a unidade que deve existir dentro e na igreja de Jesus. 
"Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros."

"Permaneça o amor fraternal." (Hebreus 13:1)

"Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (1 Pedro 1:22)

"Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;" (1 Tessalonicenses 4:9)

Jesus deixou bem claro que sua igreja seria reconhecida pela união que existe entre aqueles que fazem parte da igreja. "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros." (João 13:34-35). Ele também orou pela unidade da igreja que deveria ser um reflexo de sua união com o Pai. (João 17.21-23). Precisamos aprender a deixar nossas diferenças de lado e buscar a verdadeira comunhão na igreja de maneira a refletir o mesmo amor que Jesus tem pela sua igreja.

Como podemos manter esta unidade:

1) Pensar a mesma coisa (visão): a união com Cristo lança o fundamento para a unidade e o pensar a mesma coisa - a mensagem do evangelho em torno da qual devemos construir nossos pensamentos e estilos de vida  - temos um só Senhor e Salvador de todos.
 
2) Tenhais o mesmo amor (união): a marca suprema da maturidade cristã é o amor. E o maior de todos inclui atitudes e ações demonstradas por Paulo em 1 Coríntios 13.4-7.

3) Ser unidos de alma, tendo o mesmo sentimento (direção): o pensar a mesma coisa e ter atitudes e ações de amor produz um único resultado - a unidade no Corpo de Cristo.
  • Aprender a ser altruísta e humilde em todos os relacionamentos (v. 3,4): devemos ter em mente que a unidade não se realiza sem a humildade. A humildade nasce por meio de um coração regenerado. Humildade é saber reconhecer seu lugar no reino de Deus e a contribuição que você pode dar. Ser humilde não é pensar menos em si mesmo, mas pensar menos de si mesmo. Quando passamos a considerar os outros superiores a nós mesmos, vencemos a barreira do orgulho que nos impede de aceitar as nossas fraquezas e respeitar a dos outros. A humildade nos ensina a ter compaixão daqueles que precisam de nossa ajuda e a pedirmos ajuda quando precisamos.
  • Aprender a seguir o exemplo de Jesus (v. 5-8): através do exemplo de Jesus podemos aprender a nos relacionar no Corpo de Cristo na realização de sua obra. Jesus nos dá o exemplo supremo da atitude que contribui para o desenvolvimento da unidade e da harmonia de sua igreja.
Que atitudes Jesus teve para nos ensinar a ser servos de Deus?

1) Altruísmo: Jesus se dispôs a deixar a sua posição celestial a fim de ocupar uma posição terrena, para identificar-se com aqueles que havia criado.
"Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores." (Romanos 5:8).

2) Humildade: Jesus deixou sua glória celestial e nasceu neste mundo como qualquer ser humano (com exceção de que seu Pai era Deus), nasceu pobre, numa manjedoura e viveu toda sua vida a favor de outras pessoas.
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." (Mateus 11:28-29).

3) Sacrifício: desistir da glória dos céus é altruísmo. Nascer como homem é humildade, mas morrer na cruz pelos pecados do mundo é o maior sacrifício que alguém poderia fazer em todo o universo.
"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3:16)

  • Aprender a esperar a recompensa do Senhor (v. 9-11): Deus honra o altruísmo, a humildade e as atitudes sacrificiais. Nem sempre as recompensas serão visíveis, mas nem por isso devemos deixar de buscar a cada dia a união do Corpo de Cristo ajudar a quem necessita, servir a obra do Senhor.
A igreja é o Corpo de Cristo e nós somos seus membros, cabe a cada um de nós fazer a nossa parte para manter a unidade deste corpo de maneira que ele cresça saudável e forte. Para isto é necessário que estabeleçamos em primeiro lugar um relacionamento com Deus através de Jesus Cristo. Só então, o Espírito Santo irá começar a trabalhar em nossos corações, para que possamos a cada dia aprender a fazer a obra de Deus. E, nosso maior exemplo é o próprio Filho de Deus que nos mostrou através de sua vida e morte o verdadeiro significado de servir a Deus.

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor." (1 Coríntios 15:58). 
 
Deus abençoe sua vida abundantemente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.