sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Simplesmente Boas Novas


Qual é a sua maior necessidade?
O que você gostaria de receber de Deus neste momento?

Se você fizer esta pergunta a um habitante de um país em guerra, ele responderia: "O fim da guerra, de todo derramamento de sangue e de toda esta matança." Se esta mesma pergunta fosse feita a um morador de um país em fome, ele diria; "Comida, nossas crianças estão sentindo muita fome, e nosso povo está morrendo." se você fizer esta mesma pergunta a milhões de pessoas em um país onde há falta de emprego, a resposta seria: "Precisamos da dignidade de sair de casa e ganhar nosso pão de cada dia." E se perguntasse a alguém que se encontra na cama de um hospital, sofrendo de uma enfermidade terminal, é claro que a pessoa responderia: "Eu quero a restauração de minha saúde."

A grande necessidade

Você pode compreender todas essas respostas ditadas pelas circunstâncias, momentos que passamos em nossas vidas que geram necessidades passageiras. No entanto, existe uma necessidade que ultrapassa todas estas, uma necessidade que supera todos os dilemas da humanidade independente do lugar e do país em que estão vivendo. A grande necessidade do homem sempre tem sido, e sempre será, o tornar-se aceitável a Deus. Deus é o fator comum na vida de todas as pessoas, não importa qual seja o país ou as circunstâncias. Todos nós fomos criados por Deus e para Deus e, por isso, teremos de prestar contas a Ele.

"Se vivemos, vivemos para o Senhor; e, se morremos, morremos para o Senhor. Assim, quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor." (Romanos 14:8).

"Pois todos nós devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba de acordo com as obras praticadas por meio do corpo, quer sejam boas quer sejam más." (2 Coríntios 5:10 ).

Portanto quando a guerra acabar em um país. e toda a fome de um povo for satisfeita, e quando não houver mais desempregado em lugar nenhum, as pessoas ainda precisarão de um Salvador, elas precisarão do Evangelho, elas precisarão de Jesus - este é o fator comum. O problema para nós é este: Deus é santo e justo. Não existe nele nenhum pecado, nenhuma falta, e por isso, Ele não tolera o pecado, e eu e você somos pecadores.

"pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus," (Romanos 3:23).

Da forma como estamos não podemos ser aceitos por Deus. Não conseguimos satisfazer as exigências de Deus, não conseguimos atingir os padrões que Ele estabeleceu. Em muitas igrejas, há pessoas, imaginando que podem satisfazer os padrões de Deus. Mas a verdade é: toda justiça dos homens assemelha-se a um monte de trapos imundos aos olhos de Deus. 

"Somos como o impuro — todos nós! Todos os nossos atos de justiça são como trapo imundo. Murchamos como folhas, e como o vento as nossas iniqüidades nos levam para longe." (Isaías 64:6).

Isso é exatamente o que Deus diz, quando você lhe traz as suas justiças: "Tire da minha casa esse trapo de imundície." Se você se sente revoltado com o pensamento deste trapo sujo, essa é a maneira como Deus vê a sua justiça; não é a maneira como ele vê o seu pecado, e sim como ele vê a sua bondade, na qual você se deleita e gloria. E o fato terrível é afirmado pela Bíblia: 

"Como está escrito: "Não há nenhum justo, nem um sequer; não há ninguém que entenda, ninguém que busque a Deus. Todos se desviaram, tornaram-se juntamente inúteis; não há ninguém que faça o bem, não há nem um sequer". (Romanos 3:10-12).

Ora,sendo esse o fato, a maior necessidade do homem é ser capaz de satisfazer o padrão de Deus e tornar-se aceitável. De acordo com Romanos 1.17, as boas novas de Deus nos revelam a justiça que necessitamos desesperadamente -Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: "O justo viverá pela fé"." (Romanos 1:17). A justiça de Deus é revelada. O evangelho não é constituído de idéias humanas construídas através da história pelo homem. O evangelho é uma mensagem vinda do céu, do próprio Deus. Deus está clamando: "Eis a resposta para a sua falta de justiça, para o seu pecado, para a sua depravação." O mundo não poderia providenciar esta resposta, mas Deus a está anunciando. A palavra justiça neste versículo significa uma justiça que vem de Deus e que Ele nos dá. O versículo está dizendo; eis a justiça que Deus está lhe dando.

O Dom Gratuito

Esta é a razão porque o Evangelho é boas-novas. Ele não diz que nó temos que alcançar, e sim o que já foi conseguido por nós e o que temos de receber como dom gratuito. Lembre-se o Evangelho foi idealizado por Deus, foi produzido por Ele. O propósito é satisfazer as exigências de Deus e seu empreendimento é a nossa salvação. Esta é uma verdade chave: a nossa salvação somente pode ser realizada, se as exigências de Deus forem satisfeitas.

As exigências de Deus

Quais são as exigências de Deus? Ele exige uma justiça tão boa quanto a dEle mesmo. Deus não tem dois padrões diferentes. Você pode penar que isso não tem lógica, visto que não somos capazes de satisfazer os padrões divinos. Na verdade, tem lógica, visto que Deus criou o homem sem pecado, à sua própria imagem. Deus quer que sejamos conforme ele nos criou. Mas é impossível, porque o pecado tornou isso impossível.

Em que situação isso nos deixa? Incapazes de salvar a nós mesmos, necessitados de alguém para nos salvar. A única maneira possível de sermos salvos e nos tornarmos aceitáveis a Deus é possuirmos a justiça do próprio Deus. O Evangelho torna isto possível - não importa quem você é, nem o que você faz, nem qual foi o seu passado. Ele nos oferece a própria justiça de Deus. Deus providenciou a sua própria justiça. Você diz; "Eu não posso.", mas Deus declara; "Não se preocupe, eu já fiz por você."
Então, como podemos obter esta justiça? através do Evangelho, você pode conseguir satisfazer a justiça de Deus através de Jesus.

"Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença." (Romanos 3:21-22).

A Bíblia nos diz que Jesus se colocou sob a Lei de Deus, prestando-lhe perfeita obediência. O diabo tem muitas coisas para acusar você. Ele poderia escrever um livro a respeito de mim e de você, mas ele nada tem contra Jesus. "Já não falarei muito convosco, porque se aproxima o príncipe deste mundo, e nada tem em mim;"(João 14:30). O fato de Jesus não ter pecado, foi que possibilitou à Deus colocar sobre Jesus o pecado de todos nós. Ele levou sobre si a nossa punição na cruz do calvário. Existem somente dois lugares onde Deus lida com o nosso pecado. Um deste lugares é o inferno; o outro o Calvário. Jesus satisfez toda a Lei na cruz do Calvário, e, por causa disso, Deus cancelou nossa dívida.

"Porque o fim da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê." (Romanos 10:4).

"e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu, pregando-a na cruz," (Colossenses 2:14).

A justiça que vem de Deus se realiza pela fé. É a fé na justiça de Cristo que nos habilita a recebermos a justiça de Deus e assim satisfazer ao seus padrões. Quando nos achegamos a Deus pela fé, ele nos concede
a justiça de Cristo, e assim quando nos vestimos com essa justiça, tornamo-nos aceitáveis a Deus.

"Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus," (João 1:12).

Você que receber esta justiça sobre a sua vida?
Gostaria que sua vida fosse aceitável a Deus?


Deus abençoe sua vida e tenha um excelente dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.