domingo, 1 de setembro de 2013

Adoração e louvor: entendendo biblicamente o papel da adoração no mundo pós-moderno (Marcos 12.28-31)


Nosso mundo pós-moderno está repleto de conceitos ainda não firmados à espera de definições mais concretas e duradouras, e diria que adoração seria um desses conceitos. A primeira vista, o panorama da adoração nos dias atuais parece animador. Há uma revitalização da adoração nas igrejas em todo o mundo. Muitos cristão estão repensando o culto e amando a adoração coletiva. Frequentam os cultos, nos quais Deus está presente e se revela  de uma maneira dinâmica e envolvente. A adoração se transformou em uma fonte de energia: não se consegue mais viver sem ela.
Deus planejou a adoração terrena como se fosse uma pequena amostra do que será a adoração na eternidade. Antes de examinarmos o papel da adoração no culto e na vida das pessoas, vamos a algumas definições:

O que é Adoração?

Existem várias definições sobre adoração:

"Adoração é um encontro pessoal com Deus no qual glorificamos, magnificamos e cantamos ao senhor por sua pessoa e seus atos (...) Adoramos a Deus simplesmente porque Ele é Deus." (Robert E. Webber, professor de teologia e cultura na Wheathon College, autoridade do movimento da renovação na América do Norte).

"Adoração cristã é a alegre resposta dos cristão ao amor santo e redentor de Deus, revelado a nós por meio de Jesus Cristo." (Horton Davies, pesquisador da história da adoração).

Essas definições revelam um pouco da majestade e da maravilha da adoração cristã, mas nenhuma delas chega a esgotar o seu significado. Ela é profunda e misteriosa, ampla e variada, complexa e significativa demais para ser reduzida a uma simples definição.

A adoração na Bíblia

A Bíblia é a regra de fé e prática para os cristãos. Isso quer dizer que precisamos buscar na Bíblia a forma básica de conhecimento sobre adoração. O relato bíblico nos mostra que a adoração é a reação de uma pessoa ou um grupo de pessoas a um ato poderoso de Deus.

"Como é bom render graças ao Senhor e cantar louvores ao teu nome, ó Altíssimo, [...] Tu me alegras, Senhor, com os teus feitos; as obras das tuas mãos levam-me a cantar de alegria." (Salmos 92:1;4).

"Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação." (Salmos 95:1).

"O Senhor reina! As nações tremem! O seu trono está sobre os querubins! Abala-se a terra!" (Salmos 99:1).

"Aleluia! Dêem graças ao Senhor porque ele é bom; o seu amor dura para sempre." (Salmos 106:1).

O padrão que vemos na Bíblia é semelhante a este:
  • Deus age poderosamente em favor de seu povo;
  • O povo responde com gratidão e louvor;
  • Deus aceita os atos de adoração do seu povo.


Esse padrão se repete por toda a Bíblia e aponta para uma verdade central: o processo de adoração é sempre iniciado por Deus. Esse padrão pode ser observado tanto no Antigo como no Novo Testamento.

Expressões de adoração no Antigo Testamento:

  • Noé logo após sair da arca: "Depois Noé construiu um altar dedicado ao Senhor e, tomando alguns animais e aves puros, ofereceu-os como holocausto, queimando-os sobre o altar." (Gênesis 8:20);
  • A chamada de Abraão: "O Senhor apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra". Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido. Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao Senhor e invocou o nome do Senhor." (Gênesis 12:7-8);

A saída do povo de Israel do Egito, logo após a travessia do Mar Vermelho: "Então Miriã, a profetisa, irmã de Arão, pegou um tamborim e todas as mulheres a seguiram, tocando tamborins e dançando. E Miriã lhes respondia, cantando: "Cantem ao Senhor, pois triunfou gloriosamente. Lançou ao mar o cavalo e o seu cavaleiro".(Êxodo 15:20-21);
Davi e Salomão e a organização da nação como uma comunidade de adoração (veja ! Crônicas 23-26).

As expressões de adoração no Antigo Testamento incluíam os sacrifícios de animais, as Festas Solenes (pães asmos, primícias, colheita) entre outros rituais estabelecidos. No entanto, Deus não estava contente com a adoração de Israel (veja Isaías 1.11-17).

"Para que me oferecem tantos sacrifícios? ", pergunta o Senhor. Para mim, chega de holocaustos de carneiros e da gordura de novilhos gordos; não tenho nenhum prazer no sangue de novilhos, de cordeiros e de bodes! Quando lhes pediu que viessem à minha presença, quem lhes pediu que pusessem os pés em meus átrios? Parem de trazer ofertas inúteis! O incenso de vocês é repugnante para mim. Luas novas, sábados e reuniões! Não consigo suportar suas assembléias cheias de iniqüidade. Suas festas da lua nova e suas festas fixas, eu as odeio. Tornaram-se um fardo para mim; não as suporto mais!" (Isaías 1:11-14).

A adoração de Israel no Antigo Testamento não era estática. Começou nos altares primitivos e sacrifícios voluntários, passou pelas festas prescritas por Moisés, e chegou a elaboração iniciada no tabernáculo e organizada por Davi no Templo. Contudo, houve uma mudança drástica na adoração no momento em que a nação sofreu o julgamento divino por sua idolatria e desobediência.

(continua no próximo post)...

Deus abençoe sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.