sábado, 10 de março de 2018

O modelo de oração (Mateus 6.9-15)


Por ser compreensivo com nossa fraqueza, Jesus nos deu as verdadeiras palavras que temos de levar conosco ao nos aproximar de Deus. Uma forma de oração que se torna o modelo e a inspiração para todas as outras orações e que sempre nos leva de volta para si mesma como a mais profunda expressão de nossa alma diante de nosso Deus. Para apreciar corretamente essa palavra de adoração, devo lembrar que nas Escrituras nenhum dos santos nunca se aventurou a se dirigir a Deus como seu Pai. A invocação nos coloca de imediato no centro da maravilhosa revelação que o Filho veio trazer de que seu Pai também é nosso Pai. Compreende o mistério da redenção – Cristo livrando-nos da maldição para que possamos nos tornar filhos de Deus; o mistério da regeneração - o Espírito, no novo nascimento, dando-nos nova vida; e o mistério da fé – antes da redenção ser realizada ou entendida, a palavra é colocada nos lábios dos discípulos para prepará-los para a bendita experiência que ainda estava por vir.
O conhecimento do amor paterno de Deus é a primeira e mais simples, mas também a última e mais sublime lição na escola de oração. É no relacionamento pessoal com o Deus vivo, e na consciente e pessoal comunhão de amor com Ele mesmo, que a oração se inicia. É no conhecimento da Paternalidade de Deus, revelada pelo Espírito Santo, que o poder da oração será achado para criar raízes e crescer.  São na infinita ternura, compaixão e paciência do Pai infinito, em sua amorosa disposição para ouvir e ajudar, que a vida de oração encontra sua alegria.  Na verdadeira adoração o Pai tem de ser o primeiro, tem de ser tudo. Quanto mais cedo eu aprender a esquecer de mim mesmo, desejando que Ele seja glorificado, mais rica será a bênção que a oração trará. Cristo abriu a escola de oração especialmente para treinar intercessores para a grande obra de atrair, pela fé e pela oração, as bênçãos de Sua obra e amor para todo o mundo. Não pode haver nenhum profundo crescimento em oração a não ser que isso seja nosso alvo.  Assim a oração nos conduzirá à verdadeira vida de filho. Entenderemos como o Pai e o filho é a mesma coisa, e como o coração que inicia sua oração com o Seu devotado Deus terá o poder em fé para expressar esse relacionamento. Tal oração, de fato, será a comunhão e o intercâmbio de amor, sempre nos trazendo de volta em confiança e adoração.
Jesus deseja nos treinar para uma vida abençoada de consagração e serviço, na qual todos os nossos interesses estão subordinados ao Nome, ao Reino e à Vontade do Pai. Nossa oração deve ser que em nós mesmos, em todos os filhos de Deus, diante do mundo, o próprio Deus revele a santidade, o poder divino, à glória escondida do nome do Pai, de maneira que a sua vontade se manifeste também aqui na terra, como é  feita no céu. Porque a vontade de Deus é a glória do céu, o seu realizar é a bem-aventurança do céu. À medida que Sua vontade é feita, o reino do céu vem para o coração. E em qualquer lugar que a fé aceita o amor do Pai, a obediência aceita a vontade do Pai. A entrega e a oração por uma vida de obediência celestial é o espírito de oração de um filho. Quando o filho primeiramente se rende ao Pai por causa de Seu Nome, de Seu Reino e de Sua Vontade, ele desfruta as bênçãos vindas da parte de Deus. A oração deve ser acompanhada pela entrega para viver toda nossa vida em santa obediência à vontade do Pai, e na oração com confiança de que em tudo seremos guardados do poder do maligno pelo poder do Espírito que habita em nós.

                                                       Pr. Fernando Maciel (extraído e adaptado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.