quinta-feira, 29 de março de 2018

O Espírito Santo – seu poder e obra.

Resultado de imagem para espírito santo poder e obra
Existem muitos conceitos errados sobre a identidade do Espírito Santo. Alguns veem o Espírito Santo como uma força mística, um poder sobrenatural. Outros entendem o Espírito Santo como sendo um poder impessoal que Deus disponibiliza aos seguidores de Cristo. Mas, o que diz a Bíblia a respeito da identidade do Espírito Santo? No domingo passado aprendemos sobre a terceira pessoa da Tri-Unidade de Deus, o Espirito Santo. Vimos algumas características de sua natureza que mostram que Ele é Deus em co-igualdade (da mesma essência) com o Pai e com o Filho, embora seu papel seja distinto dos mesmos.  Colocando de forma simples – a Bíblia diz que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também nos diz que o Espírito Santo é uma Pessoa, um Ser com mente, emoções e vontade. Ele possui as mesmas características do Pai e do Filho: eterno (Hb 9.14), onipresente (Sl 139.7-8), onisciente (1Co 2.10) e criador (Gn 1.2). A sua personalidade fica evidente na forma como Ele se relaciona com as pessoas: ama (Rm 15.30), se entristece (Ef 4.30) e tem ciúmes – sentimento de zelo (Tg 4.5).
Assim, sabemos que o Espírito Santo é Deus porque Ele possui os mesmos atributos do Pai. Dentro da Tri-Unidade, o Espírito Santo exerce algumas atividades que lhe são específicas:
1.    O ministério do Espírito na vida de Jesus (At 10.38): o Espírito Santo estava presente na vida de Jesus capacitando-o a realizar a obra de Deus, enquanto ele esteve na terra como homem.
a.    Ele estava presente e ativo no nascimento virginal de Jesus (Lc 1.35): a concepção de Jesus foi obra sobrenatural da parte de Deus que por meio do Espírito Santo proporcionou a Maria engravidar sem ter relações sexuais com seu esposo;
b.    Ele estava presente no batismo de Jesus (Mt 3.16): o Espírito manifestou-se em forma corpórea confirmando o ministério de Jesus;
c.    Ele conduziu Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo (Mt 4.1): Jesus foi ao deserto para estar sozinho, para meditar a respeito de Sua missão e de sua obra neste mundo, Ele não convidou a tentação, mas o diabo aproveitou-se da oportunidade para levar Jesus a não confiar no cuidado, proteção e provisão de Deus. Muito mais do que provar a humanidade de Jesus, a tentação nos serviu de exemplo de que podemos resistir as artimanhas  de satanás, assim como Jesus fez (firmado na Palavra de Deus);
2.    O Espírito Santo está envolvido no plano eterno de redenção (1Pe 1.2): Para você progredir na graça, obter vitória sobre Satanás e o pecado, dar testemunho eficaz de Cristo e usufruir a salvação final, é necessário o poder de Deus operando na sua vida. Esse poder é a atividade, manifestação e força do Espírito Santo operando na sua vida. É o mesmo Espírito de Deus que ressuscitou Cristo dentre os mortos e que agora está disponível para nos ajudar a caminhar rumo a nossa redenção em Cristo.
a.    Em relação ao passado (processo de conversão):
- Ele ilumina a sua mente para compreender a Palavra de Deus (1Co 2.14 – 1Co 1.18): A pessoa não regenerada, por causa da sua condição espiritual não pode compreender, nem aceitar ou receber a verdade à parte da graça de Deus, é necessário que o Espírito Santo a convença do seu pecado, da justiça e do juízo de Deus (Jo 16.7-8);
- Ele regenera o perdido, levando-o a nascer de novo (Jo 3.5-6): Aqueles que respondem com fé e arrependimento, reconhecendo a Jesus como Senhor e Salvador, recebem graça adicional para sua regeneração, ou novo nascimento, pela ação do Espírito em seu coração. O Espírito Santo na pessoa dá-lhe poder e capacidade de voltar-se para Deus (Jo 6.44; 7.38);
 - Passa a habitar no coração do salvo, permanecendo nele e selando-o até o dia da redenção final (Ef 1.13-14): O Espírito Santo no crente é a marca ou sinal de propriedade de Deus. Ele é concedido aos crentes como parcela inicial, por conta do que vamos receber no futuro. Sua presença e obra em nossas vidas é uma "entrada" por conta da herança que nos foi concedida por Cristo Jesus;
 - Ele nos batiza (insere como membros) no Corpo Espiritual de Cristo (1Co 12.13): por meio do Espírito você passa a fazer parte da família de Deus, sendo integrado ao Corpo Espiritual de Jesus e capacitado para viver em comunhão com outros irmãos e irmãs em Cristo;
 - Ele no lava (nos torna limpos diante de Deus), nos santifica (nos separa para Deus) e justifica (somos declarados inocentes) em nome do Senhor Jesus (1Co 6.11).
b. Em relação ao presente (sua ação contínua na vida do crente):
 - Ele nos ensina a guardar e lembrar-se da Palavra de Deus (Jo 14.26; Rm 8.14): o Espírito santo ilumina a nossa mente não apenas para entender a mensagem da salvação, mas também para colocar em prática os ensinos de Jesus;
 - Ele nos faz produzir o Seu fruto (Gl 5.22-23): o Espírito nos capacita a desenvolver o caráter de Jesus de amor para com Deus e o próximo, de alegria em meio às lutas, de paz na hora da dificuldade, de longanimidade em meio à espera, de benignidade (gentil) para com o próximo, de bondade (praticar a gentileza) para com o próximo, fidelidade na Palavra (obediência), mansidão para suportar as aflições sem murmurar e domínio próprio para controlar seus desejos e vontades e aplicar o fruto do Espírito na sua vida.
 - Ele distribui os dons entre os salvos (1Co 12.7,11): embora, a Bíblia nos exorte a buscarmos os dons espirituais, você precisa entender que é o Espírito Santo quem concede os dons com uma finalidade: a edificação do corpo de Cristo. O dom é concedido a você em benefício do outro.
Duas exortações importantes:
·         Não apagueis o Espírito (1Ts 5.19): Ele deixa de atuar em nossa vida quando rejeitamos a Sua  direção. Apagar o Espírito é o ato de resistir a sua vontade, não submeter-se em obediência a Palavra de Deus.
·         Enchei-vos do Espírito (Ef 5.18): a ideia que se traz é deixar-se encher (ser guiado constantemente) pelo Espírito*. Ser cheio não é uma questão de se obter mais do Espírito; antes, a questão está em o Espírito conseguir mais de nós. Uma pessoa cheia do Espírito é aquela que, na sua vida diária, experimenta os propósitos e planos de Deus realizados pelo poder do Espírito que nela habita.
* Em Português não há o correspondente à voz média. Há a voz ativa (cometo a ação) e a passiva (sofro a ação). Na voz média, “participo ativamente de uma ação  que outra pessoa inicia”. Em Português não há o correspondente à voz média.
b.    Em relação ao futuro (Rm 8.11; 1Co 6.14): o poder que levou Jesus a vencer a morte e assim pagar o preço  pelo pecado, é o mesmo poder que  está em nossa vida e nos capacita para vivermos  uma vida que agrade a Deus, e também é o poder que irá nos ressuscitar quando Cristo vier para buscar a sua igreja. Teremos nossos corpos transformados pelo poder do Espírito Santo e estaremos para sempre livres da presença do pecado, desfrutando uma vida gloriosa com Deus.
Conhecer a pessoa e obra do Espírito Santo é fundamental para o seu crescimento espiritual, bem como para viver uma vida de santidade diante do Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.