segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Os frutos que colhemos refletem as escolhas que fazemos (Gl 6.7-8)


A liberdade cristã é resultado da obra de Jesus Cristo na cruz quando Ele nos libertou do império das trevas ao quais todos estávamos condenados. Está liberdade é também fruto da ação do Espírito Santo na vida daquele que crê. Ela estabelece alguns paradigmas interessantes e importantes para a qualidade da vida que passamos a ter. Em Cristo nós somos livres da condenação e do domínio do pecado. Assim, passamos a ter uma nova maneira de se relacionar com Deus e com as pessoas. O modo como você lida com essa liberdade e a forma como você vive a sua vida vai demonstrar o verdadeiro conteúdo do seu caráter (Quem vc realmente é). E o mesmo Espírito que nos convence do pecado, nos santifica e nos guia no uso dessa liberdade que Cristo conquistou por nós na cruz atua em nós produzindo o fruto do Espírito e moldando nosso caráter a semelhança de Jesus. Porém, este fruto é resultado da nossa obediência a Palavra de Deus. Quando aprendemos e aplicamos as verdades de Deus em nossa vida experimentamos mudanças na estrutura de nosso ser, somos agora uma nova criatura e possuímos uma nova natureza – uma natureza regenerada e transformada pela Palavra de Deus. A construção da nossa dignidade e de nosso caráter semelhante a Cristo está diretamente ligado à nossa submissão a Deus, a Palavra e a orientação do Espírito Santo. A Palavra de Deus é muita clara ao afirmar que o que somos e o que colhemos é resultado das escolhas que fazemos. Quando você semeia intrigas, fofocas, malícia, impurezas, invejas, discórdia, os outros passam a te conhecer como uma pessoa de mau caráter, alguém em quem não se pode confiar. Pessoas assim estão cultivando sua própria destruição. Na Bíblia temos exemplos de homens que infelizmente desviaram-se do caminho da verdade, e por isso, colheram o amargo fruto de seu pecado:
  • Acã e o perigo do pecado escondido (Js 7.1-5,20-26): Depois de vencer a batalha em Jericó, o povo de Israel estava confiante para enfrentar o exército de Ai, uma cidade menor e menos fortificada. Contudo, o pecado de Acã provocou a derrota do povo, frustrando, assim, suas expectativas. A ordem de Deus foi muito clara: ninguém deveria tomar nada para si dos despojos de Jericó (Js 6.17-19). Acã, porém, negligenciou essa ordem e trouxe sérios prejuízos para a vida do povo e ruína para si mesmo e sua família. Seu pecado gerou:

a.    A ira de Deus (Js 7.1)
b.    A derrota do povo (Js 7.3-6)
c.    A morte para ele e sua família (Js 7.15).
Com isso aprendemos que não existe pecado que fique encoberto aos olhos de Deus e pecado não confessado pode trazer sérias consequências (Pv 28.13).
  • Sansão brinca com o pecado (Jz 16.15-21): Sansão possuía tudo para ter sido um homem notável, se a sua força sobrenatural tivesse sido empregada para servir a Deus e ele tivesse se mantido fiel aos mandamentos de Deus, sua morte não teria sido tão trágica e precoce. A autoconfiança e a lascívia de seu coração fizeram dele um homem fraco no seu caráter, embora fosse forte na sua força física. O plano de Deus para julgar os inimigos foi cumprido, porém, Sansão pagou um preço muito alto para isso. Sansão brincou com o pecado e desprezou sua condição de nazireu (consagrado) e, por isso sofreu as amargas consequências de suas más escolhas (Pv 16.25). Isso nos ensina que precisamos:

a.    Nos manter longe de tudo que nos leva ao pecado (2Tm 2.22);
b.    Abandonar imediatamente o pecado que nos escraviza (Jo 8.11).
Sansão tornou-se fraco, não apenas porque teve seus cabelos cortados, mas antes, quando se deixou vencer por seus desejos pecaminosos. Com Sansão aprendemos que não podemos ser negligentes com as coisas de Deus: não ameis o mundo (1Jo 2.15-17). Vigiar e orar sempre para não cair em tentação (Mt 26.41) e buscar ser fiel a Deus e a salvação que ele nos deu (2Pe 1.10).
  • Davi e o perigo das tentações (2Sm 11.1-5; 12.14-18): Davi estava passeando pelo palácio quando avistou uma linda mulher tomando banho. Que tentação (ainda mais para um homem). Ele poderia ter fugido dela, desviado seu olhar, mas preferiu dar vazão a carne, contemplando a formosura de Bate-Seba e seguindo os desejos de seu coração, e assim, foi consumado seu pecado, que acabou levando a outros pecados. Em vez de fugir da tentação, Davi caminhou passo a passo até se entregar de vez ao pecado (Pv 7.21-23). Os passos da queda de Davi:

a.    Ele deixou-se envolver pelo olhar e não tirou os olhos da tentação (1Sm 11.2);
b.    Ele deixou-se dominar pelo desejo, sendo atraído pela cobiça e cedeu a ela (1Sm 11.2);
c.    Alimentou seu desejo obtendo informações a respeito (1Sm 11.3);
d.    Consumou seu pecado envolvendo-se completamente com ele (1Sm 11.4).
Davi poderia ter fugido, mas preferiu alimentar o seu ego e ceder aos desejos de seu coração despertado pela cobiça. Ele poderia ter dado passos para evitar a tentação, mas preferiu dar atenção a ela. As tentações com certeza virão, por isso devemos estar preparados. Ao sermos tentados podemos caminhar rumo ao pecado ou fugir dele. Se vc deixar-se dominar pelos seus desejos, é certo que irá fracassar (Pv 24.10). É preciso avaliar os sentimentos do coração, pois eles influenciam profundamente a sua escolha de pecar ou não.
Três homens que se descuidaram de sua vida espiritual e não atentaram para as advertências de Deus. Fizeram suas escolhas e por causa disso colheram os amargos frutos do seu pecado. Poderiam ser conhecidos como valentes de Deus, mas foram covardes diante das circunstâncias. Poderiam ser conhecidos como pessoas firmes em suas convicções, mas fraquejaram diante das tentações. E vc, como tem lidado com o pecado em sua vida? Existe algum que vc está escondendo, vc anda brincando com fogo ou não está vigiando o suficiente? Quais têm sido suas escolhas? Lembre-se: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará: do pecado para a morte ou da justiça para a vida. O que vc vai escolher? 
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.