segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Qual a vontade de Deus (para minha vida)? - Rm 12.2


A carta de Paulo aos Romanos no capítulo 12.2 nos diz que a vontade de Deus é “boa, perfeita e agradável”. Mas, a pergunta que ainda fica no coração das pessoas que procuram compreender os propósitos estabelecidos pelo Senhor é: como posso conhecer a vontade de Deus para minha vida? Analisando a pergunta, creio que há um equívoco na busca por esse conhecimento que se refere a “minha vida”. Este termo remete a ideia de um coração centrado em si mesmo. Acredito que a pergunta certa a se fazer é: como conhecer a vontade de Deus? Feita desta maneira, podemos perceber que aqui há um coração disposto a aceitar a vontade do Senhor, segundo o seu propósito estabelecido na eternidade e que Ele na sua soberania e vontade vai usar minha vida para cumpri-lo (Ec 3.1; Rm 9.17-24; 1Tm 1.12-17).
Nossa própria vontade neste caso é neutra. Isto não significa que você não terá nenhuma preferência, mas que você está disposto a ir por qualquer caminho que Deus dirija (veja Gn 12.1-3). Isto só é possível para alguém que está envolvido em comunhão diária com Deus, porque não podemos levar-nos a nós mesmos à rendição. Deus deve fazer isto por nós, ou seja, o Espírito Santo irá nos orientar primeiramente na Palavra, e mostrar por meio das circunstâncias e usando pessoas revelando o caminho que devemos seguir. Apesar do Espírito Santo as vezes dirigir através das impressões sobre o coração (veja Isaías 30:21), nunca deveríamos tomar uma decisão baseados exclusivamente em sentimentos. Pois, o coração é enganoso e pode nos levar a caminhos obscuros, segundo nosso próprio desejo e vontade (Jr 17.9).
Há uma importante premissa para compreender a vontade de Deus Para aquele que está realmente procurando conhecer a vontade de Deus, haverá uma busca diária para conhecer a Deus. O assunto da orientação ou direção não é uma rotina semelhante a uma escada de incêndio, que invoca a Deus somente quando há uma grande decisão a ser enfrentada. É buscando dia a dia conhecer a vontade de Deus, por meio da oração e do estudo da Sua Palavra, que somos levados a uma situação de começar a conhecer Sua vontade até mesmo em relação aos detalhes de nossa vida diária (Sl 25.4,14; Pv 16.1-3). A fim de conhecer a vontade de Deus em sua vida, você deve primeiro conhecer a Deus (Jo 10.27).
Ao buscar a vontade de Deus você não deve ter nenhuma vontade própria no dado assunto. Se sua própria vontade estiver no comando, não lhe será de nenhum proveito conhecer a vontade de Deus, porque você não estará disposto a aceitá-la. Isto não significa que você não tenha suas preferências em relação ao que você está buscando, mas que você está completamente rendido a vontade de Deus que não importa o que aconteça você irá segui-la. Veja, por exemplo, o contraste entre o que Jesus queria (sua preferência) e qual era o plano de Deus para ele (a vontade divina) – leia Lucas 22.42. A despeito de Sua própria preferência, Ele pôde dizer: "Eu desci do Céu não para fazer a Minha própria vontade; e, sim, a vontade dAquele que Me enviou." (Jo 6.38).
Conhecer a vontade de Deus começa com conhecer a Deus, e a partir daí desenvolver um relacionamento de intimidade com Ele na sua Palavra, onde o Espírito Santo irá nos orientar a sujeitarmo-nos a Deus e assim, cumprir com seus propósitos estabelecidos, sendo desta forma, instrumentos nas mãos do Senhor para a glória do seu Nome. Apesar das minhas preferências, irei me render a vontade Deus mesmo que ela me leve para a morte (Mc 8.31-35; At 9.15-16; 20.24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.