segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Uma vida irrepreensível (Jó 1.1)

significado bíblico de irrepreensível é aquela pessoa que não comete falhas, em que não se acha em sua conduta algo que mereça repreensão, censura, e que lhe coloque em descrédito.
Nós, filhos de Deus, precisamos ter uma conduta irrepreensível porque Deus nos enviou a este mundo para glorificar o seu nome através de nosso exemplo de vida! (Mt 5.16) Jó era este homem que vivia de maneira íntegra e irrepreensível desviando-se de tudo que era injusto e mal. Jó era um homem reto no seu proceder e na sua forma de viver. Reto também é sinônimo de irrepreensível na Bíblia (Pv 2.7), significa basicamente uma pessoa que vive corretamente, desviando-se de fazer o mal aos outros e que não se deixa influenciar pela corrupção deste mundo (Tg 1.27). 
No mundo que vivemos, contaminado por causa da queda, é difícil encontrar pessoas que possuam está características. As influências malignas, despertadas pelo desejo da cobiça têm levados muitos a se desviarem do caminho da retidão e da justiça. É muito difícil encontrar homens e mulheres de Deus que sirvam de exemplo de vida. Quando pensamos encontrar alguém, de repente, vem à notícia de que está pessoa foi levada pela cobiça, pelo poder ou pelo sexo. Existem muitos que aparentam ter uma vida correta aos olhos das pessoas, mas que nos seu particular escondem uma vida de pecados. Alguém já lhe fez essa pergunta: quem é você quando ninguém está olhando? Se respondermos com sinceridade, ficaríamos envergonhados das coisas que fazemos e que ninguém está vendo. Ser um homem ou uma mulher de Deus tem muito mais a ver com o caráter particular do que com seu desempenho público. 
Ser irrepreensível, conforme foi exposto acima, é ser uma pessoa que se pareça com Jesus Cristo, que reflita a sua imagem, que dê bom testemunho diante dos outros e que represente a sua igreja que deve ser santa, pura e imaculada. É importante ressaltar que “irrepreensível” não significa perfeito, pois para isso seria necessário que tivéssemos nascido sem pecado. O foco está no tipo de caráter íntegro que se erra, admite; se peca, confessa; se deve algo, acerta as contas; se ofende, busca a restauração do relacionamento (Pv 28.13; 1Jo 1.8-9). 
Veja que Jó constantemente oferecia sacrifícios a Deus pedindo perdão pelos seus pecados e de sua família (Jó 1.5). A pessoa irrepreensível não deixa pendências para que o inimigo possa usar contra ele. Não existe “fio solto” na sua roupa, de maneira que o inimigo possa puxar e deixa-lo desnudo. 
Em 1 Tessalonicenses 3.13 vemos que devemos nos manter santos e irrepreensíveis, isto é, longe da sujeira do pecado, sempre corrigindo nossa conduta, nosso modo de falar e nossos pensamentos, para que estejamos agradando ao Senhor em tudo, e assim, sermos achados irrepreensíveis no dia de sua Vinda. Sabemos que ninguém é perfeito, mas se formos como Cristo, nosso Senhor, evitaremos erros em nossa conduta nesta vida.
Então, ainda que não seja possível sermos perfeitos, se aprendermos continuamente com a Palavra de Deus, e caminharmos sempre corrigindo a nossa própria conduta, estaremos mais próximos de possuirmos uma vida irrepreensível, como a do Senhor Jesus (Sl 119.9-11; 2Tm 3.16-17). Ter uma conduta irrepreensível, obviamente, não é nada fácil; mas conseguimos alcançar isso com mais naturalidade quando temos um coração sincero para com Deus, vivendo de forma que o agrade em tudo, assim como Jesus fez (Jo 5.30).
Referências para estudo:
MERKH, David J. Homem nota 10. São Paulo. Editora Hagnos, 2015. 
FILGUEIRAS, Gabriel. O que é irrepreensível na Bíblia. Disponível em https://bibliaensina.com.br. Acesso em 25/11/2019.
NEE, Watchman. O obreiro cristão normal. São José dos Campos. Editora Fiel, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.