sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A constante necessidade de ter - Ec 6.7


O ser humano nunca está feliz com o que tem, para ele sempre há a necessidade de querer e ter mais. O coração humano é insaciável, quanto mais tem, mais se quer. A Bíblia chama isto de cobiça, isto é, um apetite desorganizado pelas coisas materiais em busca de satisfação do que a alma deseja: fama, status, poder, autoridade entre outras coisas. A cobiça é um desejo veemente de possuir o que Deus não lhe concedeu, normalmente dirigido àquilo que pertence a outro. É uma ideia fixa de satisfação própria, resultado do egoísmo no coração humano. Ele cresce gradualmente à medida que a insatisfação toma conta do coração, tornando-se um hábito escravizador na vida das pessoas.
A maioria dos conflitos que temos são resultado das nossas cobiças (Tg 4.1-3). A Bíblia revela que este pecado trouxe desgraça a vidas das pessoas, e é o ponto central da queda de Satanás, bem como da queda do homem (Is 14.13-14; Ez 28.17; 1Tm 3.6).
Damos lugar à cobiça quando nos concentramos naquilo que é visível nos outros. Às vezes cobiçamos uma bonita família que se apresenta tão perfeita, mas na verdade não sabemos se tudo o que vemos é real. Você pode estar cobiçando um emprego que surpreendentemente pode não ser tão bom, pois você não está naquela empresa e não sabe o que é trabalhar nela. Você vê apenas salário, status, benefícios e vantagens.
Este pecado traz sérias consequências sobre as nossa vidas, tais como:
  • A falta de contentamento (1Ts 5.18; 1Tm 6.7-8): Passamos a nos concentrar no que não temos, deixando de valorizar o que temos. Precisamos aprender a ser agradecidos pelas bênçãos que o Senhor nos tem concedido, a principal delas é a salvação. Alegrar-se com a conquista dos outros, tirando do nosso coração o desejo pervertido de insatisfação. Você tem olhado o que tem com o coração agradecido ou insatisfeito? Fica mais fácil construir um futuro melhor quando enxergamos o presente como o melhor dado por Deus a nós. Você tem olhado o presente como o melhor de Deus? Observar esse mandamento é aprender a estar contente em toda e em qualquer situação. Viver o presente com um coração agradecido. Nós podemos não ter tudo que desejamos, mas Deus tem nos dado tudo que precisamos (Mt 6.25-34).

  •  A falta de confiança em Deus (Mt 6.31-32; 1Tm 6.17-18): Você tem vivido com a certeza de que você tem o melhor para você hoje? Será a partir desse melhor que você construirá um futuro melhor. Se ficar olhando para o que você não tem, o seu futuro será pior. A pessoa que cede à cobiça passa pela vida dizendo: “Sou assim porque Deus não me deu. Posso roubar, matar, adulterar porque em minha mente a culpa é de Deus que não me deu. Porque se Ele tivesse me dado, seria diferente”. Viva contente com tudo o que Deus já deu a você como prova do Seu amor e misericórdia! Você precisa aprender a estar contente? Isso é muito diferente de estar acomodado. Você deve crescer, se desenvolver, ir além, se surpreender com tudo o que pode ser e realizar, mas vivendo o hoje, o presente, com o coração agradecido. Seja grato porque o Senhor o ama de forma completa e sempre o abençoa infinitamente com mais bênçãos do que mereceria estando vivo. (Sl 103; 136)

A cobiça faz com que as nossas ambições sejam maiores do que nossas necessidades. O desejo desmedido, o querer ter as coisas, não tem limites, porque é algo que está na imaginação da pessoa. Todavia, embora os desejos sejam ilimitados, a capacidade de possui-las é limitada, finita. Aí repousa a loucura de querer mais do que se pode. Por isso, Deus nos adverte: “Não cobicem a casa do próximo, nem sua esposa, seu escravo, sua escrava, seu boi ou jumento. Não ponham o coração em nada que pertence ao próximo”. Êxodo 20:17.
A cobiça não é, essencialmente, uma questão de pobreza e riqueza. Cobiçar é um vício e pecado tanto do rico quanto do pobre, de quem mora numa casa simples ou num condomínio de luxo. Sabe por quê? Porque cobiçar é a insatisfação doentia e constante com o que se tem, seja muito, ou seja, pouco.
A resposta para o problema da cobiça é a gratidão a Deus por tudo que ele é, e por tudo o que nos tem dado (Dt 8.17-18). Recebemos de Deus a força necessária para trabalhar e produzir o que é necessário para o nosso sustento e de nossa família, podendo nos tornar próspero. A orientação é seja grato, e trabalhe com a saúde que Deus lhe tem dado. Se você não tem tudo que quer, seja feliz, pois Deus lhe tem dado o que você precisa. 

Referências:
BROGER, John C. Apostila Auto Confrontação: um manual de discipulado em profundidade. BCF. SBB
SUARÉZ, Adolfo. O perigo da Cobiça. Disponível em: https://noticias.adventistas.org/pt/coluna/adolfo-suarez/ o-perigo-da-cobica/. Acessado em 13/12/2019
SILVANO, Roberto. Armadilha da cobiça. Disponível em  http://silvado.org/a-armadilha-da-cobica-2/. Acessado em 13/12/2019
NEVES, Natalino das. Cobiça e Orgulho. Editora CPAD. 1ª Edição. 2019

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.