quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A oração eficaz e seus objetivos (Mateus 7.7-8: Tg 4.3)

Qual é o segredo para que uma oração seja atendida? A oração eficaz tem seus objetivos, e ela é eficaz justamente porque porque o propósito pelo qual se ora é elevado, santo e justo. Quando oramos baseado em nossos próprios interesses, levados apenas pelo desejo de sermos atendidos naquilo que buscamos, isso só revela nosso coração egoísta. A oração que sobe a Deus é a oração que tem como objetivos, o que interessa ao céu. Foi assim que Jesus nos ensinou: “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu.” (Mt 6.10). A oração eficaz é aquela que a pessoa abre mão de seus direitos e tem como objetivo a vontade de Deus na terra. É a oração de quem tem o coração humilde de quem está diante do Rei e como servo está ali para servir e dizer: “Senhor, eis-me aqui, faça-se a Tua vontade em mim.” e não do tipo: “Senhor, eu quero e determino que me concedas o que estou pedindo.” Novamente, faço menção de Elias e sua oração diante de Deus, pois ela nos traz ensinos importantes de como devemos proceder em nosso relacionamento com o Senhor. A oração de Elias foi respondida porque tinha os seguintes objetivos:

  • Ele orou para que Deus fosse reconhecido como Senhor e Salvador (1Rs 18.36): No meio de tantos ídolos, o povo não sabia mais quem era o Deus de Israel. É espantoso pensar que o ser humano, mesmo diante da revelação de Deus na sua Criação seja capaz de se apegar a ídolos vãos criados pela sua própria mente para satisfazer os desejos de seu coração (Rm 1.20-23). Elias orou: “Que eles saibam que Tu és Deus em Israel.”
  • Elias orou para que o povo o reconhecesse como servo de Deus (v.36): a oração de Elias não tinha como objetivo mostrar que ele era um grande profeta, mas um servo a serviço do Rei. É quando nos colocamos no lugar de servos que Deus pode nos usar, e assim podemos fazer e executar o serviço do Senhor. O próprio Jesus se colocava como um servo a serviço da obra de Deus (Mc 10.45). É o servo que o Senhor usa. Mas alguns querem usar o Senhor em busca dos aplausos e da glória dos homens.
  • Elias orou para que o povo reconhecesse que ele agia segundo a Palavra de Deus (v.36): isso equivalia reconhecer que o profeta estava autorizado a proceder daquela maneira. É segurança para nós agirmos e falarmos segundo a Palavra de Deus, pois Ele zela para cumpri-la (Is 55.11). Quando pregamos a salvação é porque sabemos que o Senhor salva; quando pregamos a cura é porque sabemos que o Senhor cura, Ele tem o poder para fazer muito mais além do que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera para que dEle seja a glória. Sua Palavra é fiel e permanece para sempre.
  • A oração de Elias visava conduzir o povo ao arrependimento (v.37): Elias esperava que o povo se voltasse para Deus. A oração eficaz é despida de vanglória e egoísmo.

Todo mundo quer que suas orações sejam "eficazes", tanto que quando nos concentramos nos "resultados" das nossas orações, perdemos de vista o incrível privilégio que temos na oração. Orar de acordo com a vontade de Deus é em essência orar de acordo com o que Ele quer, e podemos ver a vontade de Deus revelada nas Escrituras. Elias orou e teve sua oração respondida, não porque fosse alguém especial ou com poderes sobrenaturais, pelo contrário, Tiago nos diz em sua carta: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.”  (Tiago 5:17,18). A oração eficaz é uma maneira de fortalecer o nosso relacionamento com nosso Pai no céu. Quando estudamos e obedecemos a Sua Palavra e buscamos agradar a Deus, o mesmo Deus que fez o fogo descer e consumir o holocausto na oração de Elias nos convida a ir corajosamente diante do trono da graça, e orar com a confiança de que Ele vai estender a Sua misericórdia e graça para nos ajudar em nossa hora de necessidade (Hebreus 4:16). 

 Referência Bibliográfica: SOUZA, Estevam Ângelo de. Guia Básico de Oração. Editora CPAD.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.