quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Oração, Palavra e avivamento: “Aviva tua Obra Senhor” – Hc 3.1-6

A história da igreja mostra claramente que vez por outra ela atravessa períodos de marasmo espiritual, apresentando frieza, abertura ao secularismo, pluralismo e por fim uma quase letargia por falta de vida, poder, fervor e unção que só o Espírito Santo pode dar. Tal quadro torna-se ainda mais difícil quando os dirigentes da obra também se acomodam a esse estado anormal de coisas e não advertem, nem conclamam o povo para um completo retorno a Deus e à uma vida cristã normal, abundante, ativa, zelosa pelas coisas de Deus e acima de tudo cheias do Espírito.

No livro do profeta Habacuque é nos revelado uma situação exatamente assim (Hc 1.2-4). O povo andava esmorecido, e quando o povo esmorece na vida espiritual, enfraquece ou apóstata, o avivamento é a única solução. Como acontece em todos os registros bíblicos e históricos, também neste trecho em destaque, nos dias do profeta Habacuque, o avivamento dependeu de dois poderosos fatores — a Palavra de Deus e a oração (Hc 3.2). Ao ouvir a Palavra de Deus, o profeta pôde observar a distância que o povo estava de Deus; o enorme contraste entre os preceitos divinos e a vida moral e espiritual do povo de Deus. Quando as pessoas se afastam de Deus e de sua Palavra, elas ficam em trevas sem poder enxergar a verdade e insensíveis ao clamor dos seus profetas que protestam contra o pecado (Os 6.6; Rm 1.21). Avivamento significa trazer de volta a vida que está morrendo, reacender a chama que está se apagando. Apesar de hoje em dia ouvirmos falar sobre culto de avivamento, noite de avivamento, o que o profeta está pedindo, não é apenas um dia ou uma noite de despertar no povo, mas seu pedido refere-se a um despertar para Deus e uma vida contínua de entrega e submissão a Ele.  O profeta orou para que o Senhor avivasse a sua obra no decorrer dos anos e no decurso dos anos a fizesse conhecida. Quando o avivamento vem de Deus, todos podem conhecer, pelos seus efeitos, pois traz a solução de todos os problemas de ordem moral e espiritual, traz vida com abundância, gera frutos que redundam em justiça e paz. O verdadeiro avivamento é fruto do retorno à obediência à Palavra de Deus e a oração dos que o anseiam pelas bênçãos abundantes de Deus, e ela tem os seguintes resultados:

  • O manifestar da misericórdia de Deus (v.2c): A ira de Deus se manifesta contra o pecado, mas quando o povo volta a temer a Deus, a sua misericórdia se manifesta, pois Deus tem prazer na misericórdia (Lm 3.22-23).
  • A manifestação da Presença de Deus (v.3): o verdadeiro avivamento é Deus presente no meio do seu povo, e isto acontece sempre que damos o devido lugar a Deus, banindo de nossa vida e do meio da Igreja o que contraria a santidade de Deus (Js 3.5; Hb 12.14b).
  • A manifestação da Glória de Deus (Hc 2.14; v.4): os que se comprazem em um avivamento de aparências, incitam o povo a dar glória a Deus. Mas quando o avivamento é real e a glória de Deus se manifesta, o louvor é espontâneo, ele brota da alma movida pelo Espírito (Jo 4.23-24).
  • Abre o entendimento e manifesta o poder de Deus (v.5-6): O avivamento traz luz aos que estão nas trevas e poder aos fracos, para se libertarem e realizarem a obra de Deus. 

Oremos por um avivamento assim para que Deus desperte nossos corações e mentes para uma vida de intimidade e submissão, para uma vida de entrega e obediência. Oremos para que o Senhor desperte sua igreja e os olhos de seu povo que estão vivendo nas trevas, movidos por uma sociedade corrompida e sendo levados por caminhos escuros. Que a nossa oração seja: "AVIVA A TUA OBRA, Ó SENHOR".

Referência Bibliográfica: SOUZA, Estevam Ângelo de. Guia Básico de Oração. Editora CPAD.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.