quinta-feira, 3 de novembro de 2022

A oração que produz avivamento – 1Reis 18.30-34

Para desfrutarmos de uma vida abundante em nosso relacionamento com Deus é necessário estabelecer uma vida de oração contínua. A Bíblia diz que devemos orar continuamente (1 Ts 5:17). Em tudo que fazemos podemos nos lembrar de Deus e falar com Ele. Deus não está longe. Ele está junto de nós e quer fazer parte da nossa vida diária. Orar sem cessar é pedir a Deus para estar envolvido em cada momento da nossa vida e não somente buscá-lo quando dele precisamos para suprir alguma necessidade ou livramento que estejamos precisando. As provisões espirituais de Deus são necessidades mais urgentes que as bênçãos materiais. Se as pessoas se voltam para Deus apenas para buscarem o que elas desejam, ao conseguirem, logo voltarão para sua vida comum e ordinária e não irão experimentar o verdadeiro avivamento que vem de Deus. Muitos há que ao conseguirem obter o que pediram continuam em sua vida de pecados, tomando por certo que Deus irá perdoá-los, e outros que que irão se render apenas quando o Senhor pesar sua mão sobre suas vidas. É preciso atentar no que a Bíblia nos exorta: “Horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo." (Hb 10.31)

As crises espirituais só são dominadas e vencidas, e desaparecem, quando há oração eficaz, caracterizada pelo reajuste com Deus, pela fé e pela oração oportuna. Vejamos pelo exemplo de Elias os aspectos da oração eficaz em relação ao avivamento.

  • É preciso restaurar o altar do Senhor (v.30): isso significa que para desfrutar da vida abundante é preciso reajustar a vida espiritual com Deus (At 3.19). A Bíblia nos ensina que a primeira e maior bênção de Deus é separar-nos dos nossos erros. muitos por mera intuição religiosa, rezam ou oram, fazem penitência, mas não se convertem dos seus erros. A regra para a oração eficaz de quem busca um aviamento para sua vida é orar tendo a plena certeza de quem tudo dependemos da graça de Deus para nos libertar de nossos pecados e nos levar a ter um relacionamento com Ele.
  • A confiança nas promessas de Deus (v.31): A oração eficaz não pode deixar de se basear nas promessas de Deus, pois elas são a base sólida, insubstituível da fé, e não há fé verdadeira à parte da Palavra de Deus (Rm 10.17). Para muitos a relação que tem para é que Deus é o ser de quem se pode esperar ajuda para tudo o que queremos fazer. Deus é, de fato, o infalível protetor de quem nos vêm todas as provisões para esta vida (Sl 23). Mas, muito mais do que isso, Ele é a nossa própria vida, tudo que somos depende dEle e tudo que temos vem dEle. Ele é o Senhor de nossa vida. Quando reconhecemos isto, podemos orar de modo eficaz, na certeza de que o Deus infalível que nos prometeu as riquezas do céu pelo Evangelho de Cristo, é também fiel para cumprir as suas santas promessas (Js 23.14). A oração eficaz nunca pode se separar da Palavra de Deus, no que diz respeito à fé e à obediência.
  • O altar precisa ser edificado (v. 32): nosso coração é uma fábrica de ídolos e há muito altares edificados para isso. Nosso coração precisa ser edificado no altar do único e verdadeiro Deus, precisamos confiar no único Nome dados entre os homens pelo qual somos salvos – o Nome de Jesus. A fé em Cristo e no nome de Cristo é de onde vem o poder para curar, libertar e salvar.
  • O sacrifício precisa ser preparado (v.33): a Bíblia nos ensina o valor do verdadeiro sacrifício. O sacrifício está internamente ligado à vida espiritual abundante, à oração eficaz, à fé verdadeira. Os que não estão dispostos ao sacrifício não poderão servir bem a Deus (Lc 9.23). O maior sacrifício já foi feito para que possamos ter vida com Deus e desfrutar da Presença de Deus. Em Cristo encontramos a paz e desfrutamos da paz, temos alegria perdão de nossos pecados. Nesta vida passamos por lutas e dificuldades, mas em Cristo somos mais que vencedores.
  • A fé é manifestada na vida daquele que crê (v.34): Elias orou com fé no Deus Todo-poderoso, e a resposta veio — o fogo caiu do céu e consumiu tudo. Glória a Deus! Isto é avivamento. E avivamento implica mudanças substanciais, transformações radicais, enfim produz mudança de vida.

Que nosso coração esteja voltado para Deus e se porventura nosso altar estiver em ruínas, restauremos na confiança em Deus e na sua Palavra, edifiquemos nossa vida na dependência do Senhor sacrificando nossos ídolos e manifestando nossa fé naquele que “por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.” (Efésios 3:20)

Referência Bibliográfica: SOUZA, Estevam Ângelo de. Guia Básico de Oração. Editora CPAD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.