segunda-feira, 30 de maio de 2011

Caminhando com Deus

Deus nos criou para um relacionamento de amor com Ele. Infelizmente o pecado trouxe separação nessa relação, o vínculo foi quebrado.

"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.2)

Quando o seu relacionamento estiver correto, você estará em comunhão constante com o Pai.

"Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele." (João 14.21)

Quando nos escondemos de Deus, é porque algo está errado em nossas vidas. O pecado nos afasta de Deus e não permite que nos relacionemos com Ele.

"Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus." (João 3.20,21)

Se queremos desfrutar de um relacionamento de amor com Deus, é preciso estabelecer como prioridade de nossas vidas amar a Cristo de todo o nosso coração.

Quando duas pessoas se amam, elas passam tempo juntas porque amam um a outro e gostam de estar juntos. Da mesma maneira, você aprenderá mais acerca de Deus, sua Palavra, seus propósitos e seu modo de agir à medida que você passar tempo com Ele. Você passará a conhecê-lo e experimentá-lo agindo em e através de sua vida. Quanto mais você souber de Deus e experimentar o seu amor, mais você poderá amá-lo. Então você desejará ter este tempo a sós com Deus porque você o ama e aprecia a comunhão com Ele.

"Porque vale mais um dia nos teus átrios do que mil. Preferiria estar à porta da casa do meu Deus, a habitar nas tendas dos ímpios." (Salmos 84.10)

"Provai, e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele confia." (Salmo 34.8)

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um relacionamento de amor com Deus

Ter uma vida centrada em Deus significa que sua vida precisa  estar relacionada com Ele de forma apropriada. O seu relacionamento com Deus é o aspecto mais importante de sua vida. Ser amado por Deus é o mais elevado relacionamento, o feito mais completo e a mais elevada posição na vida. Deus não admite qualquer concorrência no relacionamento de amor com Ele.

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6.24 - veja também Deuteronômio 6.10-15)

Deus não criou você para o tempo presente, Ele o criou para a eternidade. A sua vida, como filho de Deus, deve ser moldada pelo futuro (aquilo que você virá ser um dia). Deus utiliza o tempo presente para nos moldar conforme a imagem e semelhança de Jesus. "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8.29) Se viver no tempo presente, você irá permitir que o passado molde e direcione a sua vida hoje.
O exemplo de Paulo: (Filipenses 3.4-14)

Uma nova vida com Deus se reflete em mudanças de valores, pois quando temos nossa vida renovada em Deus viveremos um futuro transformado por Ele. Uma vida renovada em Cristo é demonstrada quando:
  1. Renuncio o meu passado
  • Tendo plena confiança em Deus: "Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." (v.3)
  • Tendo certeza da justificação pela fé e não pelas obras: "Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." (v. 4-6)
  • Tendo Jesus como único alvo: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo." (v.7)
       2. Um alvo para o presente
  • Buscar o conhecimento de Deus e sua vontade: "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo," (v.8)
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)
  • Confiar na justiça de Deus: "E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;" (v.9)
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2.8)

  • Tornar-me semelhante a Cristo: "Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;" (v.10)
       3. Uma esperança para o futuro
  • A ressurreição dos mortos: "Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos." (v.11) - veja também Apocalipse 20.12-15
  • A aprovação de Deus: "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." (v.12)
  • O chamado para a obra: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (v.13,14)
O real desejo de Paulo era conhecer e tornar-se semelhante a Jesus Cristo. Você também pode por sua vida em ordem, sob a direção de Deus, a fim de conhecê-lo e tornar-se semelhante a Cristo. Permita Deus modelar a sua vida hoje de acordo com o que Ele mesmo estabeleceu como alvo para a sua vida. Você foi criado para a eternidade. Você precisa começar a orientar a sua vida no sentido de buscar os propósitos de Deus. Seus propósitos vão muito além do tempo, estende-se à eternidade. Você tem que investir sua vida, seu tempo e seus recursos nas coisas duradouras e não nas que passam.

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Coríntios 15.19)

É por isso que um relacionamento de amor com Deus é tão importante. Somente Ele pode levá-lo a usar a sua vida de maneira real e satisfatória.

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10.10)

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Criados para um Relacionamento de Amor

"E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento." (Mateus 22.37,38)

Um relacionamento de amor com Deus é mais importante do que qualquer outro fator de sua vida tomado isoladamente. Deus busca um relacionamento de amor contínuo com você, este é o maior e verdadeiro propósito e sua vida.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.23)

Deus é quem toma a iniciativa de atrair você para este tipo de relacionamento: "Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.[...] Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia." (João 6.37,44)

Tudo em sua vida cristã, tudo relacionado a conhecer e experimentar a vontade de Deus, depende da qualidade do seu relacionamento de amor com Deus. Um relacionamento de amor com Deus é mais importante do que qualquer fator em sua vida. Sua experiência com Deus depende deste relacionamento de amor. O tempo que dedico a Deus demonstra o quanto Ele é importante na minha vida.

Como tem sido sua relação com Deus? Você tem buscado a face do Senhor constantemente? Como está sua vida de oração?
"E buscar-me-ei, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração." (Jeremias 29.13)  

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Deus fala com um propósito

Se você quiser que o Deus do universo lhe fale, é preciso estar preparado para que ele revele aquilo que está fazendo perto de você. Quando Deus fala a você através da Bíblia, da oração, das circunstâncias, da igreja ou de alguma outra forma, ele tem um propósito em mente para sua vida.

O momento em que Deus lhe fala é o momento exato que Ele quer que você lhe responda.

Deus fala aos seus servos quando ele está pronto para agir. O momento em que Deus fala, é preciso crer e confiar nEle. Estamos tão orientados para a resposta rápida que abandonamos a Palavra de Deus bem antes que ele tenha a chance de desenvolver o nosso caráter. Quando Deus fala, ele tem um propósito em mente para sua vida, ele primeiro desenvolve o caráter para realizar a tarefa.

O exemplo de Abraão (Gênesis 12): quando Deus falou a Abrão ele estava prestes a constituir uma nação. No entanto, foram necessários 25 anos para Deus fazer um pai que servisse para Isaque.

"Assim partiu Abrão como o SENHOR lhe tinha dito, e foi Ló com ele; e era Abrão da idade de setenta e cinco anos quando saiu de Harã." (Gn 12.4)

"E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho." (Gn 21.5)

Deus estava mais preocupado em formar uma nação. A qualidade do pai afeta a qualidade das gerações seguintes; Deus levou tempo para fazer de Abrão um homem de caráter.

Quando Deus fala, ele tem um propósito em mente para sua vida.

 
Quando você faz ajustes e começa a obedecer a Deus, você passa a conhecê-lo através da experiência. Este é o alvo da atividade de Deus na sua vida: conhece-lo.

"E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste." (João 17.3)

Se você confia em Deus, você ajustará as suas circunstâncias para fazer a vontade de Deus.

Deus tem o direito de interferir na sua vida. Ele é o Senhor. Quando você o aceitou como Senhor, deu a Ele o direito de usar a sua vida em qualquer hora que ele desejar.

Se você não estiver disposto a ser fiel no pouco, Deus não poderá lhe dar uma tarefa maior. Deus usa de tempo para formar o caráter aprovado por sua causa e de todas as pessoas que ele quer alcançar através de você. Por causa das pessoas, você deve ter o tipo de relacionamento com Deus de maneira pessoal, contínua e íntima. É para o seu próprio bem que Deus leva tempo para prepará-lo? Não. Quando Deus separá-lo para alguma tarefa, ele realizará tudo o que quiser na vida das pessoas que você alcançar.

"A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras. E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas, Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o SENHOR. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel." (Jeremias 18.1-6)


"Rogo vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.1,2)

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2.13)

"Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Timóteo 2.15)

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Deus fala ao seu povo

No Antigo Testamento, Deus falou diversas vezes e de maneiras diferentes. Através de Jesus Deus falou ao seu povo durante sua vida aqui na terra.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." (Hebreus 1.1,2ª)

Atualmente Deus fala através do Espírito Santo: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." (João 14.26)

"Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar." (João 16.13,14)

O Espírito Santo ensinará todas as coisas, trará a memória toda a verdade, dirá o que ouvir do Pai, revelará o que está por vir e glorificará a Cristo à medida que revele Jesus às pessoas. (João 14.16,26; 15.26; 16.13-15; Romanos 8.15,16)

Se você tem dificuldades em ouvir Deus falar, então, você está com problemas em sua vida cristã.

"Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." (Isaías 59.2)

Mas como posso saber quando Deus fala?

O pecado atingiu-nos de tal maneira que não podemos compreender a verdade de Deus se o Espírito Santo não a revelar.

"Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. " (Romanos 3.10,11)

"Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido." (1Coríntios 2.14,15)

Deus fala por intermédio do Espírito Santo, através da Bíblia, da oração, das circunstâncias e da igreja, para revelar a si mesmo, seus propósitos e seu modo de agir. A chave para conhecer a voz de Deus vem de um relacionamento íntimo e sincero de amor com Deus.

"Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. Mas de modo nenhum seguirão o estranho, antes fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.[...] Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. [...] Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem." (João 10.2-5,14, 26,27)

O relacionamento é de suma importância: "Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8.47) Deus quer um relacionamento íntimo de amor com você, Ele quer que você dependa dele e de mais ninguém.

Ouvir a voz de Deus não é resultado de um método ou de uma fórmula, mas, sim de um relacionamento.

Deus o ama. Ele quer ter um relacionamento de amor sincero com você. Ele quer que você dependa somente dele quando buscar a sua Palavra. Ele deseja que você aprenda a ouvir a sua voz e a conhecer a sua vontade. O seu relacionamento com Deus é a chave para ouvir a voz de Deus falando com você.

"Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador. Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado. Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. " (João 15.1-5)

Como está o seu relacionamento com Deus? Pense e reflita como anda sua vida de oração, estudo da Palavra, sua comunhão na igreja. Peça a Deus que transforme seu coração de maneira que você possa ouví-lo falar, obedeça a Sua Palavra.

Deus os abençoe grandemente em Cristo Jesus! 

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Deus toma a iniciativa

A Bíblia inteira mostra que Deus toma a iniciativa. A revelação é sempre um convite para a pessoa ajustar a sua vida a Deus. Nenhuma das pessoas que Deus encontrou jamais poderia ser a mesma após o encontro. Quando você coloca a vida nas mãos de Deus, até mesmo o desejo de fazer as coisas que agradam a Deus surge como uma iniciativa dEle em sua vida.

"Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade." (Filipenses 2.13)

Veja alguns exemplos da Bíblia:

"Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus.[...] Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.[...] E abençoou Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra." (Gênesis 6.8,9,22; 9.1)

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra." (Gênesis 12.1-3; veja também Gn 17.1-8)

"Jacó, porém, ficou só; e lutou com ele um homem, até que a alva subiu. E vendo este que não prevalecia contra ele, tocou a juntura de sua coxa, e se deslocou a juntura da coxa de Jacó, lutando com ele. E disse: Deixa-me ir, porque já a alva subiu. Porém ele disse: Não te deixarei ir, se não me abençoares. E disse-lhe: Qual é o teu nome? E ele disse: Jacó. Então disse: Não te chamarás mais Jacó, mas Israel; pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens, e prevaleceste." (Gênesis 32.24-28)

"Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida." (Gênesis 50.20)

Estes são apenas alguns dos muitos exemplos que a Bíblia nos mostra de como os encontros com Deus transformam a vida das pessoas. Depois que Deus toma a iniciativa de vir até você, ele espera a sua resposta, que, que consiste em ajustar sua vida a ele e também em nos tornarmos disponíveis a Ele. Ao buscar a direção de Deus, certifique-se de que a oração, a Bíblia e as circunstâncias coincidem com o rumo que você percebe que Deus está lhe indicando. O segredo para fazer a vontade de Deus não é um método, e sim um relacionamento com Ele.

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." (João 14.23)

sábado, 7 de maio de 2011

Os planos de Deus X nossos planos

 "Do homem são as preparações do coração, mas do SENHOR a resposta da língua." (Pv 16.1)

Compreender aquilo que Deus vai realizar no lugar onde você está é mais importante do que dizer a Ele o que você deseja fazer para Ele. Ajuste sua vida a Deus para que ele possa fazer através de você aquilo que ele desejar. Somos servos do Senhor e ajustamos nossas vidas aquilo que ele vai fazer.

"Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer." (Lucas 17.10)

Você precisa saber o que Deus esta prestes a fazer. Quando Deus chamava os profetas, ele geralmente apresentava uma mensagem que tinha dois aspectos:
  • o povo deveria buscar um relacionamento com Deus;
  • o juízo de Deus por não ouvir a sua voz.
É preciso saber o que Deus tem anotado na sua agenda antes de querer realizar algo para Ele. Nos grandes movimentos de Deus na história da igreja, nota-se, em cada caso, que Deus veio a uma pessoa e esta pessoa entregou sua vida a Ele, então, Deus começou a realizar os seus propósitos através desta pessoa. No momento em que você percebe que Deus está agindo em sua vida, você geralmente dá a Ele uma lista completa de razões pelas quais Deus escolheu a pessoa errada, ou que a hora não é aquela.

"Então Moisés disse a Deus: Quem sou eu, que vá a Faraó e tire do Egito os filhos de Israel?" (Exodo 3.11)

"Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu." (Exodo 4.1)

"Então disse Moisés ao SENHOR: Ah, meu Senhor! eu não sou homem eloqüente, nem de ontem nem de anteontem, nem ainda desde que tens falado ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua." (Exodo 4.10)

"Ele, porém, disse: Ah, meu Senhor! Envia pela mão daquele a quem tu hás de enviar." (Exodo 4.13)

"E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai." (Juízes 6.15)

"Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino." (Jeremias 1.6)

Deus sabe que você não é capaz de realizar isso ou aquilo sozinho, mas Ele próprio quer realizar a obra através de sua vida. Quando você reconhece e permite que Deus seja o centro, ele fará mais em seis meses com um povo consagrado a ele do que nós poderíamos fazer em 60 anos sem ele. Se você não permitir que Deus seja o Senhor de sua vida, jamais irá experimentar o que Deus está querendo fazer por você e através de você.
Ore e peça a direção de Deus para a maneira como você deverá responder a Ele:
  • em sua vida pessoal;
  • em sua igreja;
  • em sua comunidade;
  • em sua família;
  • em seu trabalho; 
  • em seu país.
"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno." (Salmos 139.23,24)

 

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Uma vida centrada em Deus

Em toda a Bíblia o enfoque está centrado em Deus e não nas pessoas através das quais Ele operou. A essência do pecado é o deslocamento da vida centrada em Deus para a vida centrada no próprio eu. A essência da salvação é a negação do eu, não uma afirmação do eu. A fim de conhecer e fazer a vontade de Deus é preciso negar a si mesmo e ter uma vida centrada em Deus.

"E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Porque, qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará." (Lucas 9.23,24)

"Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim." (Gálatas 2.20)

Viver centrado no próprio eu é uma armadilha sutil. Centrar-se em Deus requer uma morte diária do eu e submissão a Deus.

"Quem ama a sua vida perdê-la á, e quem neste mundo odeia a sua vida, guardá-la-á para a vida eterna." (João 12.24)

Para se ter uma vida centrada em Deus você precisa buscar ver as coisas da perspectiva de Deus, e não de sua própria e distorcida perspectiva humana.

"Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR. Porque assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaías 55.8,9) - veja também Colossenses 3.1-3.

Quando Deus começa a fazer algo no mundo, ele toma a iniciativa de vir e falar a alguém. Deus não pede às pessoas para imaginarem o que elas querem fazer para Ele; Deus as chama para cumprirem com Sua vontade e seus propósitos.
O exemplo da Bíblia:

"Confia no SENHOR e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no SENHOR, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e ele o fará. E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu juízo como o meio-dia. Descansa no SENHOR, e espera nele; não te indignes por causa daquele que prospera em seu  caminho, por causa do homem que executa astutos intentos." (Salmo 37. 3-7)

Deus quer usar sua vida para cumprir com seus propósitos e sua vontade, mas para isso é preciso confiar  no Senhor e deleitar-se na sua presença. Entregue sua vida à Deus e descanse no Senhor; deixe que Ele cumpra com Sua vontade sobre sua vida.