quinta-feira, 26 de maio de 2011

Um relacionamento de amor com Deus

Ter uma vida centrada em Deus significa que sua vida precisa  estar relacionada com Ele de forma apropriada. O seu relacionamento com Deus é o aspecto mais importante de sua vida. Ser amado por Deus é o mais elevado relacionamento, o feito mais completo e a mais elevada posição na vida. Deus não admite qualquer concorrência no relacionamento de amor com Ele.

"Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom." (Mateus 6.24 - veja também Deuteronômio 6.10-15)

Deus não criou você para o tempo presente, Ele o criou para a eternidade. A sua vida, como filho de Deus, deve ser moldada pelo futuro (aquilo que você virá ser um dia). Deus utiliza o tempo presente para nos moldar conforme a imagem e semelhança de Jesus. "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos." (Romanos 8.29) Se viver no tempo presente, você irá permitir que o passado molde e direcione a sua vida hoje.
O exemplo de Paulo: (Filipenses 3.4-14)

Uma nova vida com Deus se reflete em mudanças de valores, pois quando temos nossa vida renovada em Deus viveremos um futuro transformado por Ele. Uma vida renovada em Cristo é demonstrada quando:
  1. Renuncio o meu passado
  • Tendo plena confiança em Deus: "Porque a circuncisão somos nós, que servimos a Deus em espírito, e nos gloriamos em Jesus Cristo, e não confiamos na carne." (v.3)
  • Tendo certeza da justificação pela fé e não pelas obras: "Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; Segundo o zelo, perseguidor da igreja, segundo a justiça que há na lei, irrepreensível." (v. 4-6)
  • Tendo Jesus como único alvo: "Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo." (v.7)
       2. Um alvo para o presente
  • Buscar o conhecimento de Deus e sua vontade: "E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como escória, para que possa ganhar a Cristo," (v.8)
"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12.2)
  • Confiar na justiça de Deus: "E seja achado nele, não tendo a minha justiça que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé;" (v.9)
"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus." (Efésios 2.8)

  • Tornar-me semelhante a Cristo: "Para conhecê-lo, e à virtude da sua ressurreição, e à comunicação de suas aflições, sendo feito conforme à sua morte;" (v.10)
       3. Uma esperança para o futuro
  • A ressurreição dos mortos: "Para ver se de alguma maneira posso chegar à ressurreição dentre os mortos." (v.11) - veja também Apocalipse 20.12-15
  • A aprovação de Deus: "Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus." (v.12)
  • O chamado para a obra: "Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus." (v.13,14)
O real desejo de Paulo era conhecer e tornar-se semelhante a Jesus Cristo. Você também pode por sua vida em ordem, sob a direção de Deus, a fim de conhecê-lo e tornar-se semelhante a Cristo. Permita Deus modelar a sua vida hoje de acordo com o que Ele mesmo estabeleceu como alvo para a sua vida. Você foi criado para a eternidade. Você precisa começar a orientar a sua vida no sentido de buscar os propósitos de Deus. Seus propósitos vão muito além do tempo, estende-se à eternidade. Você tem que investir sua vida, seu tempo e seus recursos nas coisas duradouras e não nas que passam.

"Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens." (1 Coríntios 15.19)

É por isso que um relacionamento de amor com Deus é tão importante. Somente Ele pode levá-lo a usar a sua vida de maneira real e satisfatória.

"O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância." (João 10.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.