segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Icabô ou Ebenézer – qual será seu estilo de vida? (1 Sm 4; 7.1-9)


É fato que a nossa vida é feita de altos e baixos, situações que podemos desfrutar de alegria, paz e felicidade; mas também situações que nos trazem tristeza, dor e sofrimento. Se você pudesse dar um nome para cada situação que nome você daria? 
Qual desses dois nomes você escolheria para definir o seu estilo de vida? Icabô ou Ebenézer? Se você escolher “Icabô”, saiba que esta palavra significa “nenhuma glória, derrota”. Mas se escolher “Ebenézer’ então poderá contar com a “Pedra de Socorro” (Jesus Cristo), que é o que este nome significa no original. O povo de Israel passou por estas duas circunstâncias anteriormente descritas e que nos revelam princípios para nossa vida, de maneira que, possamos extrair lições valiosas tantos das adversidades quanto das alegrias que Deus nos proporciona.



I. ATITUDES DE QUEM ESCOLHEU VIVER O ICABÔ: 


1.1 — Pratica a maldade: As pessoas que praticam a maldade são consideradas na Bíblia como filhas de Belial (1 Samuel 2.12a). Os habitantes de Sodoma e Gomorra que cercaram a casa de Ló (Gênesis 19.4) e os homens de Gibeá, que abusaram da concubina de um levita (Juízes 19.22-25), são exemplos de filhos de Belial. 
Belial: maligno, indigno, inútil, desprezível.
No mundo que vivemos não é difícil encontrar pessoas que se enquadrem nesta descrição.


1.2— Não conhece Deus: Os filhos do sacerdote Eli não conheciam a Deus (1 Samuel 2.12b). Muitas pessoas estão frequentando há tantos anos a igreja, os seus nomes constam no rol de membros, participam da Santa Ceia do Senhor todos os meses, porém ainda não conhecem Deus! São lobos disfarçados de cordeiros vivendo no meio do povo de Deus. (Mateus 7.15-23).


1.3 — Dá mau exemplo: Devido às suas atitudes maléficas, os filhos de Eli não tinham boa fama entre o povo de Israel. (1Samuel 2.23,24). A sua vida deve ser um reflexo para as pessoas, no entanto, a igreja de Cristo hoje sofre com os maus exemplos de pessoas que se dizem cristãos, mas seu comportamento em nada se parece com um filho de Deus. (Efésios 5.1)


1.4 — Não dão ouvidos à voz do Senhor: Hofni e Finéias não ouviram a voz do seu pai. Eles estavam com o coração endurecido, não obedeciam aos conselhos nem deram ouvidos à voz do Senhor (1 Samuel 2.25). Devido a tanta maldade na vida de pessoas assim, o coração torna-se endurecido pelo pecado. A única coisa que resta é o juízo de Deus sobre a vida destas pessoas. (Mateus 15.7,8; Hebreus 3.7-11).


II. QUEM ESCOLHEU VIVER O EBENÉZER DE DEUS DEVE: 

2.1 - Converter-se ao Senhor: Esta primeira condição está declarada em 1 Samuel 7. 3. Quando você escolhe viver e andar nos caminhos do Senhor, você irá buscar mudanças em seu comportamento. Passará a viver de maneira digna, honrosa, como um filho de Deus. (Efésios 4.22-32; Colossenses 3.5-14).


2.2-Afastar-se da idolatria: Viver o Ebenézer implica fazer o que manda 1 Samuel 7.3b: “... tirai dentre vós os deuses estranhos...” Aprender a colocar Deus em primeiro lugar na sua vida e afastar-se de tudo aquilo que o leva para longe da presença de Deus. (Jeremias 29.13).


2.3 — Preparar o coração ao Senhor: O coração é a sede do pensamento, da vontade, dos sentimentos. Então deixemos de fazer a nossa vontade, e façamos a vontade de Deus. Não deixemos que os maus sentimentos nos dominem, porém submetamo-nos aos mandamentos de Deus. Sirvamos somente ao Senhor, conforme diz 1 Samuel 7.3: ‘..servi a ele só...” Deus exige adoração exclusiva de nossa parte. (Mateus 6.24)


2.4 — Confessar os pecados: Só pode haver verdadeira conversão se o homem confessar os seus pecados e retirar os deuses estranhos de seu coração. Se agirmos assim, seremos salvos por Jesus (Romanos 10.9). Confessar é declarar-se culpado de pecados pessoais e específicos que cometemos, quando alertados pela Palavra de Deus e repreendidos pela ação do Espírito Santo, com o propósito de obter o perdão e a purificação mediante a obra de Cristo. A confissão verdadeira remove a crise provocada pelo pecado e restaura a comunhão perdida ou abalada diante de Deus.  (1 Jo 1.9).


2.5 — Clamar ao Senhor: Façamos o que está em 1 Samuel 7.8: “Não cesses de clamar ao Senhor...” Devemos clamar a Deus continuamente para que nos livre do mal e anos ajude em nossas fraquezas. (Salmo 40.1,2).

2.6 — Sacrificar ao Senhor: Em 1 Samuel 7.9 está escrito: “Então tomou Samuel um cordeiro que ainda mamava e sacrificou-o inteiro em holocausto ao Senhor...” 
O crente que serve a Deus terá de fazer sacrifícios constantes diante de Deus. A nossa vida precisa estar no altar do Senhor. (Romanos 12. 1).


CONCLUSÃO
Se você quer desfrutar de uma vida plena cheia da presença de Deus, então você precisa decidir que caminho irá tomar. Qual será o seu estilo de vida? Lembre-se o Ebenézer de Deus está sobre todos os crentes que verdadeiramente servem ao Senhor. Icabô é afastamento de Deus, e a perda da glória, é uma vida de derrota. Ebenézer é a aproximação de Deus. Faça a escolha acertada e seja vitorioso.



“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, e me buscar e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” (2 Crônicas 7.14)  

Extraída e adaptada de Silas Malafaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.