segunda-feira, 25 de maio de 2020

Por que Deus tem nos permitido passar por este período de isolamento?

Razão nº 9: Deus está nos ensinando que este mundo passa, o que permanece é o Eterno

"Uma voz diz: Clama; e alguém pergunta: Que hei de clamar? Toda a carne é erva, e toda a sua glória, como a flor da erva; seca-se a erva, e caem as flores, soprando nelas o hálito do Senhor. Na verdade, o povo é erva; seca-se a erva, e cai a sua flor, mas a palavra de nosso Deus permanece eternamente." (Isaías 40:6-8)

Um dos sentimentos que estava prevalecendo neste mundo antes da chegada do Coronavírus é o progresso e a invencibilidade humana. Em outros tempos, as pessoas esperavam que a guerra leva-se seus filhos, ou problemas no parto tirassem a vida das mães e ou das crianças, ou as doenças tirasem suas vidas. Eles tinham noção de que esta vida é temporária.
Com o avanço da tecnologia, da ciência e das descobertas médicas, parece que as pessoas esqueceram disso. Antes da chegada do Coronavírus parecia exagero falar sobre o fim do mundo e o fim da humanidade.
Mas, as últimas semanas levaram muitos a admitir que estavam errados. Quem imaginaria que o mundo todo fosse ficar parado - nada de esportes, nada de viagens internacionais, nada de reunir-se aos domingos para cultuar a Deus, nada de eventos ou shows.
Tudo isso nos foi tirado, os sistemas já não são tão confiáveis assim, é tudo temporário, tudo passageiro - exceto a Palavra de Deus e suas promessas. Embora, tenhamos de admitir que tudo é temporário, temos certeza do fato de que a Palavra é eterna - você nunca vai receber um telefonema ou e-mail de Deus dizendo que ele falhou, seus planos não irão se cumprir (veja Jó 42.2; Mt 24.35). Nada pode mudar os planos de Deus, não importa o quanto os nossos mudem. 
Este vírus tem nos ensinado como tudo tudo é temporário na terra, e que nada é tão maravilhoso quanto crer num Deus que tem o controle de todas as coisas e sua Palavra é eterna. Por isso, ao ler a sua Bíblia, lembre-se que nada pode impedir que as promessas de Deus se cumpram - NADA.
Sendo essa uma das bençãos que podemos perceber e viver nestes tempos de Pandemia - então, este tempo terá válido a pena.
Jesus é maior do que o Coronavírus! 

Por que Deus tem nos permitido passar por este período de isolamento?

domingo, 3 de maio de 2020

Por que Deus tem nos permitido passar por este período de isolamento?


Razão nº 7: Deus está nos ensinando a valorizar e amar a igreja
Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.
Você já parou para pensar como seria este tempo de isolamento se não fosse à tecnologia, mais especificamente a internet?
Temos tido a oportunidade de assistir várias Lives e Cultos Onlines dentro de nossos lares ou onde quer que estejamos, e se você perdeu um Culto, pode acessar e assistir quantas vezes quiser. Pessoas têm usado as redes sociais para enviar mensagens de esperança e estar em contato com familiares, amigos e pessoas distantes.
Em épocas passadas, as pessoas não tinham a oportunidade e o privilégio que temos. Mas, ainda assim não é a mesma coisa do que estar presente na igreja e poder compartilhar experiências, conversar com pessoas e tomar um cafezinho depois do culto. Tenho falta de estar na igreja com as pessoas e poder olhar nos olhos, abraçar, de estar junto. Pregar e cantar numa transmissão online é bom, mas não chega nem perto de poder ouvir as pessoas adorando em uma só voz. Tomar notas do sermão enquanto vejo a mensagem sendo transmitida é bom, mas não é melhor do que estar na igreja e sentir o pastor olhar do púlpito e perceber que Deus o tem usado para falar ao nosso coração.
Eu sei que a igreja pode ser complicada. Certas mensagens podem até ser tediosas de se ouvir; algumas músicas podem até não me agradar, ou o som pode estar um pouco alto, mas isso é a igreja – pessoas pecadoras buscando em Deus levar uma vida de santidade, abrindo mão de seus direitos e negando o seu orgulho para manter a comunhão e desfrutar da unidade no Corpo de Cristo.
O Coronavírus está me ensinando o valor da igreja e a mar este ambiente criado por Deus para que aprendamos a adorá-lo e servir as pessoas. Mal posso esperar para que este tempo de isolamento acabar. Não é a toa que Davi expressou sua alegria de estar na Casa do Senhor. A tecnologia tem sido uma ferramenta muito útil nestes dias de isolamento social, mas nada pode substituir a reunião física do povo de Deus.
Se após esse tempo, as pessoas passarem a vir mais a igreja, a amar os cultos e a estar com os irmãos e irmãs; então, este tempo terá válido a pena. Mais uma prova de que Jesus é maior do que o Coronavírus.

Por que Deus tem nos permitido passar por este período de isolamento?


Razão nº 6: Deus está nos ensinando a ser generosos
Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber. (Atos 20:35)
Este ano terá um progresso mais lento para todos devido a pandemia do Coronavírus. Como já dissemos em uma de nossas devocionais – o mundo desacelerou, principalmente na área da economia.
Se o clima econômico atual piorar, a vida financeira de muitos irá se despedaçar. Trabalhos serão fechados, empresas irão falir, o desemprego irá aumentar, os preços irão subir – a economia entrará em colapso.
Esta é uma oportunidade de exercermos nossa fé nAquele que é o dono do ouro e da prata – o nosso Provedor. Se nós confiarmos em nosso Provedor de todo o coração e sacrificarmos nossos desejos por amor a Deus e as pessoas, a igreja irá brilhar como nunca antes na história. A ideia de que nós pastores só pensamos em dinheiro sairá de cena. Quando confiarmos em Deus que não deixa faltar o pão nosso de cada dia e compartilharmos este pão com aqueles que precisam dele sobre sua mesa.
Como igreja confessamos o evangelho, as boas novas da salvação, em que Deus enviou o seu único Filho para morrer pelos nossos pecados. Nosso Deus é um Deus generoso e ele tem prazer em nos abençoar. E Se a nossa fé for acompanhada dessa generosidade, qual impacto poderíamos causar em nossa comunidade? Como as pessoas reagiriam ao evangelho que pregamos?
Se por causa deste tempo de isolamento, as pessoas passarem a ouvir e aceitar mais a mensagem de esperança que levamos – a salvação pela cruz de Jesus – então este tempo terá válido a pena.

Por que Deus tem nos permitido passar por este período de isolamento?

Razão nº 5: Deus está nos ensinando o valor de cada pessoa
A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo. (Tiago 1:27)
Este período de isolamento me tem permitido perceber o valor que as pessoas tem para Deus e a olhar para as necessidades de cada uma. Você já parou para pensar no casal de idosos que moram sozinhos, o que eles estão fazendo para lidar com está situação? E a pessoa que mora sozinha, como ela está lidando com a solidão? Aqueles que sofrem com crises de ansiedade e depressão, como estão suportando tudo isto?
A Bíblia diz que a verdadeira religião não é feita apenas de cultos, devocionais caseiros e ofertas generosas, mas em investir tempo em vidas fazendo com que vejam o seu real valor diante de Deus. Esta é uma das maiores lições que Jesus nos ensinou – ele se preocupava com as pessoas: o leproso isolado pela sociedade, a prostituta condenada pela sua vida imoral, a viúva que não tinha como se sustentar, o pai e mãe que tinha filhos com problemas ou doentes e muitas outras que tiveram suas vidas transformadas após se encontrarem com Jesus.
Uma das coisas maravilhosas que temos em Jesus, é que ele ouve as nossas orações, ele sabe das nossas necessidades, ele entende as nossas dificuldades. Em nossa culpa, ele estende suas mãos e nos mostra suas cicatrizes; em nosso medo, ele nos leva as promessas de Deus e nos fortalece a fé; em meio a toda essa Pandemia, ele nos vê, ele nos ouve, ele nos ama.
Então, comece a olhar mais ao seu redor e veja as pessoas. Pense naqueles que você não enxerga porque está ocupado demais. Procure alcançá-los e mostre-lhes o valor do amor de Jesus. Se este vírus servir para nos aproximar mais das pessoas e de uma religião mais pura e verdadeira e menos farisaica e legalista, tudo isto terá válido a pena. Isso prova mais uma vez que Jesus é maior do que o Coronavírus.

Por que Deus tem nos permitido passar por este período de isolamento?

Razão nº 4: Deus está nos ensinando a ser gratos.

"Todo o meu ser louve o Senhor; que eu jamais me esqueça de suas bênçãos." (Salmos 103:2)
Parece difícil encontrar motivos para agradecer quando se está passando por lutas e dificuldades. É mais fácil reclamar, murmurar e até mesmo ficar com o coração amargurado pelas coisas não saírem do jeito que havíamos planejado.
Em tempos de pandemia muitos estão vendo e percebendo a importância do trabalho de algumas pessoas que antes nem dávamos tanta importância assim, a não ser que precisássemos dos serviços que elas prestam. Pais que estão passando mais tempo com seus filhos devem ser gratos aos professores (a) que miraculosamente prendem a atenção de dezenas de crianças ao mesmo tempo. Devemos ser gratos aos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde que estão dedicando suas vidas para cuidar de outras, afastando-se por medida de segurança de seus familiares. Devemos ser gratos pelos empregados de supermercados, padarias e mercearias que trabalham horas extras para garantir que as prateleiras sejam abastecidas com alimentos frescos e produtos de higiene para nossa casa. Devemos ser gratos aos profissionais da área de segurança e limpeza pública que trabalham para manter a ordem e a cidade limpa.
Talvez o Coronavírus esteja abrindo nossos olhos para ver os sacrifícios que antes passavam despercebidos aos nossos olhos. Não podemos esquecer-nos de todos os benefícios que o Senhor tem derramado sobre nossas vidas.
Por isso, olhe a sua volta e veja o sacrifício de cada uma dessas pessoas. Vamos substituir as reclamações, murmurações pela constante gratidão por aqueles que nos servem todos os dias.

Talvez este tempo de isolamento nos ensine a valorizar cada trabalho, cada serviço, cada pessoa que se dispõe a exercer sua profissão para nos ajudar. Troque a acusação por elogios – isso mostra que Deus é maior do que qualquer adversidade que possamos passar.