domingo, 21 de janeiro de 2024

As Escrituras e Deus

Sendo a Bíblia a Palavra revelada de Deus e por Deus, ela é sobrenatural. Não foi o homem que foi em busca de Deus, mas foi Deus que se revelou, se deu a conhecer por meio da revelação de sua Palavra. A Bíblia dá a conhecer um Deus sobrenatural. Deus só pode ser conhecido por meio da revelação sobrenatural de sua própria pessoa. Sem a revelação de Deus, a humanidade não pode conhecê-lo. Embora, muitos tentem explicar a existência da origem de todas as coisas, inclusive de Deus, por sua própria sabedoria, o que elas conseguem é apenas uma visão distorcida de uma religião voltada para si mesmo. Deus só pode ser conhecido por meio de capacidade sobrenatural, como o próprio Jesus disse: é preciso nascer de novo, um nascimento espiritual, produzido não pela vontade humana, mas pela ação do Espírito. O conhecimento verdadeiro de Deus produz uma experiência sobrenatural. A religiosidade de hoje é apenas uma formalidade externa. Se quisermos conhecer verdadeiramente quem é Deus e experimentar sua Presença em nossas vidas, é preciso crer e se dedicar a conhecer sua Palavra. A experiência sobrenatural mediante a revelação divina na Palavra produz fruto espiritual, ou seja, uma vida totalmente transformada. O homem não pode mudar sua natureza caída e corrompida pelo pecado, portanto, suas obras são pecaminosas. Somente pela ação do Espírito é que se produz o Fruto do Espírito. E isso se reflete na atitude que a pessoa passa a ter para com Deus. É por meio da Palavra que nossa vida é transformada pelo Espírito Santo. Deste modo podemos verificar se estamos verdadeiramente em Deus e andando em seu Caminho. 

Aqueles que recebem de Deus a iluminação de sua mente na compreensão de sua revelação na Palavra passa a reconhecer o que Deus fala a respeito de si mesmo. Reconhecer que Deus é o nosso Deus, significa renunciar ao nosso “eu”, para deixar Deus governar a nossa vida. Isso nos leva a temer a sua Majestade, ou seja, viver de maneira a agradá-lo, sabendo que o Senhor está no controle de todas as coisas. Também passamos a ter mais reverência pelos mandamentos do Senhor, vivendo em obediência. O nosso amor por Cristo não é expresso em emoções agradáveis ou em palavras bonitas, e sim em guardar os seus mandamentos. Quem assim o faz, passa a ter uma confiança mais firme na suficiência de Deus. Ele confia em Deus e na sua Palavra, deleitando-se mais plenamente nas perfeições de Deus. Não apenas nos submetemos a sua vontade, mas dedicamos a Ele todo nosso amor, e independentemente das circunstâncias, continuar confiando na sua providência e cuidado, sem murmurações. Quando Deus se torna verdadeiramente a nossa porção, aprendemos a admirar a sua sabedoria e reconhecemos que sua vontade é boa, perfeita e agradável, mesmo que aos nossos olhos não pareça. Isso, então nos leva a louvar e adorar ao Senhor devido a sua bondade. Quanto mais crescemos no conhecimento de Deus, tanto o mais o adoramos. Tudo isso é evidência de que estudar a Palavra de Deus e guardá-la no coração estamos sendo beneficiados. 

Fonte: Enriquecendo-se com a Bíblia

Autor: A.W. Pink

Editora Fiel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.