terça-feira, 30 de janeiro de 2024

A Palavra da Cruz – 1Coríntios 1.18-25

 

A Grécia é famosa por seus filósofos tais como Platão, Aristóteles, Sócrates entre outros. Os gregos valorizavam a busca pelo conhecimento e o discutir ideias a respeito da vida, da religião, do comportamento humano entre outros. Eles passavam longas horas a escutar os filósofos e conversar sobre a natureza, o universo e o significado da vida. Admiravam-se da eloquência de certos oradores, bem como a sua lógica e seu poder persuasivo. Mas, um dos problemas dos coríntios era a falta de compreensão da natureza da sabedoria. Eles valorizavam altamente a sabedoria humana, mas sabiam muito pouco acerca da sabedoria espiritual e do seu valor superior (Pv 1.7 – Provérbios 8 personifica a sabedoria mostrando sua superioridade e a liga diretamente com o conhecimento de Deus – v.12-14). O apóstolo Paulo, escritor da carta aos coríntios era muito inteligente, bem formado e poderoso nos debates — qualidades que seriam bem atraentes aos gregos. Mas Paulo estava firme na sua resolução de que Cristo, e não ele mesmo, deveria ser o alvo da lealdade e amor dos coríntios. Ele nos mostra que à luz do panorama de morte e destruição que acompanha os homens sábios e poderosos, percebemos como é vazia a sabedoria humana. Devemos escolher e valorizar o eterno e glorioso privilegio de conhecer a Deus, este é o verdadeiro conhecimento que conduz a vida eterna (Jr 9.23-24; Jo 17.3). Devemos nos gloriar apenas no Senhor, na revelação de Deus em Jesus Cristo, a verdadeira sabedoria revelada de Deus, a única Verdade em que se pode confiar (Jo 14.6). A sabedoria humana não passa de especulação fundamentada em visões particulares de corações corrompidos pelo pecado. O mundo de hoje, assim como nos dias de Paulo, está preso na admiração e adoração pela opinião humana, na sabedoria humana, e nos desejos e aspirações humanas. As pessoas são continuamente tentadas a descobrir por conta própria o que é a vida, de onde veio, para onde vai, o que significa, e que pode e deve ser feito. As ideias humanas mudam constantemente, aparecem e desaparecem e estão em constante conflitos contradizendo-se uns aos outros. A Palavra de Deus é a única sabedoria verdadeira e é toda a sabedoria que é confiável e necessária (Pv 30.5; 2Tm 3.16-17). Toda a verdade que Deus quer que nós tenhamos e que nós precisamos vem dela. Ela não precisa de adição de sabedoria humana, que sempre fica aquém da Sua Palavra e na maioria das vezes a contradiz ou distorce. Quando o homem tenta por conta própria determinar como é Deus, o que é a Sua vontade, e o que Ele pode e não pode fazer, a criatura apenas cria um deus imaginário, um ídolo a sua própria imagem e para sua própria satisfação egoísta. A verdadeira imagem de Deus só pode ser encontrada na pessoa de Cristo (Jo 1.1,14; Cl 1.15; Hb 1.3). Deus concedeu à humanidade uma sabedoria natural, mas limitada, que inclui a capacidade de raciocinar, aprender pela experiência e fazer escolhas racionais. No entanto, essa sabedoria deve ser complementada pela sabedoria divina, a revelação de Deus, para reconhecer a verdadeira natureza das coisas, seus valores e as consequências de determinados procedimentos. Deus nos criou para sermos seus filhos e dependentes dEle para orientar nossos pensamentos e ações. A sabedoria de Deus nos foi revelada em Cristo. Na crucificação, Deus mostrou na fraqueza, o seu poder. A sabedoria humana não pode entender a cruz. Para o homem a cruz é símbolo de derrota, mas para Deus é o símbolo da vitória – a vitória contra o pecado e a soberba do ser humano em querer ser como Deus (Gn 3.6). As pessoas são inclinadas a tentar resolver os seus problemas e lutar suas batalhas pela sua própria sabedoria e em seu próprio poder. Mesmo quando sabem que a sua própria filosofia ou a sua própria religião é instável, elas preferem continuar cavando sua própria cova, em vez de simplesmente crer em Deus e na Sua Palavra. A pregação da cruz tem por objetivo conduzir as pessoas a Jesus, pois o Evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, pois nEle se descobre a justiça de Deus de fé em fé, pois o justo vive pela fé.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.