terça-feira, 9 de janeiro de 2024

A identidade de Cristo e sua Missão - Mateus 16.17-33


Este trecho é o ponto alto que divide a narrativa da vida e ministério de Jesus, e revela claramente a razão de sua vinda e sua Missão nesta terra. Neste ponto de seu ministério, depois de mais de 2 anos de caminhada espiritual com os seus discípulos, Jesus faz uma pergunta, cuja resposta, levaria seus discípulos a outro patamar de fé. Jesus procura ver se os discípulos têm convicção de quem Ele é. A questão fundamental de quem é Jesus constitui o centro desta passagem. Nenhuma pergunta é mais importante do que está que Jesus fez aos seus discípulos. Ela é de suma importância, pois a resposta que você der, irá determinar o seu destino eterno. Aqueles que erroneamente responderem a essa pergunta irão enfrentar o julgamento divino. Durante sua retirada para Cesaréia de Filipe, Jesus faz um teste antes de mostrar aos discípulos o desfecho final para o qual estava caminhando seu ministério e o propósito de sua vinda. Na época de Jesus, as pessoas tinham todo tipo de opinião sobre ele, exceto a que era a verdadeira. As pessoas tinham opiniões acerca de Jesus, mas não a convicção de reconhecer quem Ele era. Hoje em dia, podemos perceber a mesma coisa. Muitos conhecem o nome de Jesus, reconhecem-no como aquele que veio ao mundo para salvar os pecadores e até o adoram regularmente nos templos dedicados ao seu culto. Porém, poucos percebem claramente que ele é o próprio Deus, o único Mediador, o único Sumo Sacerdote, a única fonte de vida e paz, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29; At 4.12; 1Tm 2.5; Hb 4.14-15). A confissão de Pedro constitui o ponto crítico na vida dos discípulos e para o restante da caminhada deles com Jesus. Se você não souber com clareza quem é Jesus, você estará perdido na questão mais importante da sua vida. Se você não sabe claramente quem é Jesus, então, você não pode ser considerado um cristão de verdade, mas apenas o seguidor de uma religião. O cristianismo é muito mais do que um conjunto de doutrinas, Ele é uma Pessoa. O cristianismo tem a ver com a Pessoa de Cristo. Ele é o centro, o eixo, a base, o alvo e a fonte de toda a vida cristã. Fora dele não há redenção nem esperança. O cristianismo nunca consiste em conhecer algo sobre Jesus; sempre consiste em conhecer a Jesus (Jo 17.3). Neste momento Jesus abre um novo capítulo no discipulado e começa a falar claramente acerca do seu sofrimento, prisão, morte e ressurreição. Ele vai revelar que o seu propósito em vir ao mundo é dar sua vida em resgate dos pecadores. Pedro falou com razão sobre a identidade de Cristo, mas errou na sua maneira de compreendê-la. A mentalidade que tinha do Messias estava ligada a ideia de glória e triunfo, sendo assim, a cruz para eles era o caminho da derrota. São muitos que por se deixarem levar pela visão humanista e diabólica, são influenciados a evitarem o caminho da cruz e do sofrimento e procurarem um caminho de glória. Pessoas sem Deus não se preocupam com as coisas de Deus, mas tem seus olhos voltados para o mundo (sl 14.1; 53.1). O objetivo do genuíno discipulado é a absoluta conformidade com a mente divina, como revelada em Cristo que compreendia as coisas de Deus e submetia-se a Sua vontade. É preciso olhar para Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé, que nos mostrou que o caminho do discipulado é o caminho da cruz (Lc 9.23-24). Não se pode alcançar as bençãos de Deus, se não estiver disposto a seguir as pegadas de Jesus (1Pe 2.21).

A Bíblia mostra que Jesus é o Cristo (Ungido/Escolhido) de Deus. Ele é o primogênito (primazia) da Criação. Ele é o Eterno que existia antes de toda a criação, tudo foi criado por ele e para ele. Nele é que temos a salvação e o perdão de nossos pecados.

Sendo assim, a pergunta que faço é: Quem é Jesus para você? Lembre-se: O cristianismo nunca consiste em conhecer algo sobre Jesus; sempre consiste em conhecer a Jesus; ter um relacionamento com Ele. Para isso, você precisa arrepender-se de seus pecados, voltar-se para Deus, submeter-se a sua Vontade e viver uma vida de santidade.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.