quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

O nome no Livro da Vida – Lucas 10.20; Ap 20.15

 

Depois de pôr à prova aqueles que queriam segui-lo por motivações erradas, Jesus comissiona 70 dos seus seguidores para irem à sua frente nas cidades por onde passaria, como seus precursores, anunciando as boas novas do Reino de Deus. Quando os setenta voltam a Jesus depois de completar sua missão evangelística, eles imediatamente ficam entusiasmados com o fato de expulsarem demônios em nome de Jesus. Jesus, porém, os alerta que a verdadeira alegria está no fato de terem seus nomes escritos nos céus. Embora eles se alegrassem com o poder sobre os demônios e a proteção contra o reino das trevas que o Senhor lhes havia concedido, havia uma razão muito mais significativa para os setenta se alegrar. Eles não só experimentaram o poder e a proteção de Deus nesta vida, mas também a Sua bênção para sempre. Diante da alegria dos setenta, Jesus fala que viu pessoalmente Satanás caindo do céu como um relâmpago. E por que Satanás caiu? Por causa da soberba! Nossas alegrias mais profundas podem abrir uma brecha para a entrada do orgulho. E não há orgulho mais sutil e perigoso do que o orgulho espiritual. A maior glória de uma pessoa não está naquilo que ela faz para Deus, mas naquilo que Deus fez por ela. Nossa alegria é ter o nosso nome escrito no livro da vida. Nossa maior alegria não está no serviço, mas na graça salvadora. Maior alegria do que qualquer ventura ou aventura na terra deve ser o fato de nosso nome estar arrolado no céu.

Muitos são os que, levados pelo orgulho e a vaidade do poder que lhes é concedido, caem em desgraça, porque seguem o mesmo caminho de Satanás – o orgulho (Is 14.11-15; Ez 28.11-19; Pv 16.18). Os que fazem a obra de Deus, devem se alegrar, por terem recebido da misericórdia divina, estarem salvos pela fé, e ter a plena certeza da vida eterna com Deus. O exercício de poder sobrenatural impressiona as pessoas. Expulsar demônios ou resistir aos ataques do inimigo chamam nossa atenção. Contudo, para Deus o prodígio infinitamente maior é a salvação de uma alma (Lc 15.7,10, 23-24. Há festa no céu quando um pecador se arrepende. Nossa alegria maior deve ser, não que tenhamos certos dons ou habilidades, mas, que Deus nos recebeu e nos aceitou, que nossos nomes estejam arrolados nos céus (Jo 1.12). Esta alegria é maior porque é a prova maior do amor de Deus por meio de Jesus (Jo 3.16; Rm 5.8). E esta alegria durará pela eternidade.

Embora seja uma honra realizar milagres ser dotado de talentos, influência e aprendizado, ainda assim, a principal alegria que temos é ser contados entre o povo de Deus, e ter um título para a vida eterna. Jesus queria retirar seus discípulos de uma mentalidade ligada a uma alegria passageira, para que se gloriassem na vida eterna, ele os leva à sua origem e fonte, ou seja, que eles foram escolhidos por Deus e adotados como seus filhos. A autoridade não foi a coisa mais importante que os discípulos receberam. O mais valioso foi a posição destes como filhos de Deus. Seus nomes eram conhecidos por Deus e estavam escritos no Livro da Vida. Esta é a maior bênção que podemos receber. E aqueles que rejeitam a salvação e se contentam apenas com o que podem fazer ou conquistar, no dia do juízo, não poderão entrar, pois seus nomes não constaram na lista do salvos (Mt 7.21-23). Seu nome pode estar no registro da igreja sem estar no Registro Divino. Você pode ter seu nome colocado no rol de membros de uma igreja e não estar entre os que estão matriculados no céu. Seu nome pode ser incluído nos registros de batismo, confirmação e casamento de uma igreja e ainda estar ausente do Livro da Vida. Então, arrependa-se e creia em Jesus, e ele confirmará em seu coração a certeza da vida eterna e a entrada garantida no céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.