segunda-feira, 27 de junho de 2011

Deus fala de maneiras diferentes - Parte 1

"Quem é de Deus escuta as palavras de Deus; por isso vós não as escutais, porque não sois de Deus." (João 8.47)

Se o crente não sabe reconhecer quando Deus está falando, então, ele está com problemas em sua vida espiritual.

"E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.[...] As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem;" (João 10.3,27)

Deus fala a fim de revelar seus propósitos e modos de agir.

"Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho." (Hebreus 1.1): uma verdade bem patente através de toda a Bíblia é que Deus fala a seu povo.

Alguns exemplos: anjos (Gênesis 16), Visões (Gênesis 15), Sonhos (Gênesis 28.10-19), uso de Urim e Tumim (Êxodo 28.30), Ações Simbólicas (Jeremias 18.1-10), uma Voz mansa e suave (1 Reis 19.12), Sinais Miraculosos (Êxodo 8.20-25), e outros.
Como Deus falou não é o fator importante, o importante é que Deus falou às pessoas e elas sabiam que era Deus que falava, e sabiam o que ele estava dizendo.

Quatro fatores importantes para ouvir a voz de Deus (Êxodo 3):

  1. Quando Deus falava, o que Ele falava era singular ao indivíduo: a experiência de Moisés com a sarça ardente foi algo único na vida dele, singular, porque Deus quer que nossa experiência com Ele e que sua voz sejam singulares para nós.(João 8.47; 10.4) Deus não quer que vivamos na dependência de algum método ou técnica, Ele quer que o vejamos em um relacionamento especial;
  2. Quando Deus estava falando, a pessoa tinha a certeza de que Deus estava falando: só Deus podia fazer com que seu povo soubesse que a Palavra que Ele dera a Moisés era mesmo uma palavra proveniente de seus pais;
  3. Quando Deus falava, a pessoa sabia o que Deus estava dizendo: Moisés sabia que somente Deus poderia fazer o que estava lhe pedindo, ele sabia o que Deus esperava dele, por isso levantou tantas objeções. Somente Deus pode fazer o impossível acontecer.
"Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele." (1 Coríntios 1.27-29)

     4. Quando Deus falava a uma pessoa, essa experiência era um encontro com Deus: quando Deus revela uma verdade a você, seja por que meio for, essa revelação é um encontro com Deus; uma experiência da presença divina em sua vida. (veja Gênesis 28.16,17; Êxodo 3.4-6; Josué 5.13-15).

Hoje quando Deus fala a você pelo Espírito Santo, através da Bíblia, da oração, das circunstâncias e da igreja, você certamente sabe que é Deus que está falando, e isso é sua experiência com Deus. Você não pode permitir-se ser guiado pela experiência, nem pela tradição, nem por um método ou fórmula. Se você quer conhecer Deus e ouvir sua voz, tem que dedicar tempo e empregar algum esforço para cultivar uma relação de amor com Ele. Nosso guia é a Palavra de Deus. Ele pode não lhe dizer tudo desde o início, mas Ele lhe dirá o que você precisa saber para fazer os ajustes necessários e dar o primeiro passo.

"Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei." (Gênesis 12.1)

"Disse-lhe mais: Eu sou o SENHOR, que te tirei de Ur dos caldeus, para dar-te a ti esta terra, para herdá-la. E disse ele: Senhor DEUS, como saberei que hei de herdá-la?[...] Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: Å tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates; E o queneu, e o quenezeu, e o cadmoneu, E o heteu, e o perizeu, e os refains, E o amorreu, e o cananeu, e o girgaseu, e o jebuseu." (Gênesis 15.7,8,18-21)

"Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora." (João 16.12) 

Orientações específicas: só Deus pode nos dar orientações específicas para a realização de sua obra.

  • Noé e a construção da Arca (Gênesis 6.12-22);
  • Moisés e a construção do Tabernáculo (Êxodo 25-27);
  • Jesus e os Discípulos (Mateus 10.1-25; João 14-16)
Deus sempre nos dá informações suficientes para fazermos agora o que Ele quer que façamos. se precisamos de informações adicionais, Ele nos dará no tempo certo.
"Você precisa basear sua compreensão a respeito de Deus na sua Palavra e não na sua experiência"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O blog se propõe a glorificar Deus, fazendo conhecido Seu infinito amor, bem como os atributos do Seu perfeito e eterno caráter através de leituras selecionadas especialmente para sua edificação.
OBS: comentários sujeitos a moderação.